terça-feira, junho 30, 2009

Bons "Momentos"

Fui ver a exposição "Momentos" de Francisco Oliveira, patente até 15 de Julho no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Mesmo sendo um assíduo frequentador das manifestações penicheiras em pintura, não pude deixar de me surpreender pela qualidade e dimensão da obra agora revelada.

Todos nós sabemos que existem recantos penicheiros de sublime e invulgar beleza, e que, em determinadas horas ou conjugações, deparamos com momentos únicos, fugazes, que julgamos irrepetíveis.

Pois bem, não o são mais. Francisco Oliveira tornou-os perenes em rectângulos de 50x70.
A visitar para quem gosta de pintura ou de Peniche.
Absolutamente imperdível para quem gosta de ambos.

O Pesadelo

Não posso deixar de ser sensível a esta (penosa) luta e solidário com a perseverança dos lesados.
Reclamar até às últimas instâncias é também, sem qualquer dúvida, um acto de civismo que contribui para tornar Portugal um lugar melhor e mais justo.
E entre nós, onde muitas vezes não basta ter razão para que os culpados sejam punidos, a divulgação por todos os meios de incompetências e irresponsabilidades é, muitas vezes, o derradeiro recurso para se conseguir dormir descansado.

segunda-feira, junho 29, 2009

Protocolo de vingança

Por razões já por aqui justificadas, não pude estar presente no Jantar Vínico na Tasca do Joel, que contava com a presença de Rui Reguinga, um dos enólogos nacionais do momento e que dá seguimento à consagrada projecção da Loja Gourmet da Tasca.

Em jeito de compensação, na manhã de sábado fui dos primeiros a adquirir por 2 Euros o adequado copo que servia de entrada para o mostra/prova de vinhos, inserida no Dia do Vinho, em Palmela.
Com a entrada obtinha-se o direito a 5 provas, se bem que a boa disposição dos expositores em muito menosprezava o rigor incutido no controlo.

Comecei pelos frutados brancos, dos quais recordo particularmente o Cova da Ursa, passei aos rosés, onde me surpreendi com um Domingos Damasceno de Carvalho e saltei para o grande variedade de Moscatéis, onde me deliciei prolongadamente, terminando com o pujante, intenso e apurado aroma do Moscatel Roxo.

Ainda tinha na lembrança o jantar falhado na véspera, e optei por beber tudo bem fresco, não tocando sequer nos tintos.
É que não percebo muito de vingança, mas sei que se serve fria!

Viesses tu, Poesia

Viesses tu, Poesia
e o mais estava certo.
Viesses no deserto,
viesses na tristeza,
viesses com a Morte...

Que alegria mereço, ou que pomar,
se os não justificar,
Poesia,
a tua vara mágica?

Bem sei: antes de ti foi a Mulher,
foi a Flor, foi o Fruto, foi a Água...
Mas tu é que disseste e os apontaste:
- Eis a Mulher, a Água, a Flor, o Fruto.
E logo froam graça, aparição, presença, sinal...

(Sem ti, sem ti que fora das rosas?
Mortas, mortas pra sempre na primeira, mortas à primeira hora.)

Ó Poesia!, viesses
na hora desolada
e regressara tudo
à graça do princípio...

(Poema de Sebastião da Gama, fruto da (minha) redescoberta do poeta no Verão que é Poesia, em boa hora vencedor do meu tetralema de sexta à noite. )

(Imagem: Bridge over the Riou, 1906, André Derain)

sexta-feira, junho 26, 2009

Tetralema para hoje à noite


(clique nos flyers para ampliar)

Peniche e sua projectada excelência.

Peniche conta-se entre os dezasseis concelhos portugueses que foram distinguidos pelo jornal «Planeamento e Cidades», na primeira edição dos prémios «Cidades de Excelência».
Estes prémios visam dar a conhecer as melhores práticas para a promoção da qualidade de vida. O primeiro prémio foi atribuído a Esposende, São João da Madeira, Santarém, Penafiel e Torres Vedras. Em parceria de trabalho foram também premiadas Moita, Barreiro e Loures.
Já com prémios especiais pela excelência dos seus projectos ficaram Barcelos, Peniche, Matosinhos, Cascais, Estremoz, Porto, Águeda e Bragança.
No caso de Peniche, a distinção foi na categoria de projecto urbano.

Pronto, já temos o prémio pelo projecto.
Agora vamos lá requalificar de vez esta cidade!

quinta-feira, junho 25, 2009

O Fracasso Pedonal de Peniche (XIII)

Está de novo animada a discussão sobre o trânsito na pseudo zona pedonal do Largo 5 de Outubro e Rua José Estevão.

Neste acutilante post do Cerro do Cão, o assunto é superiormente colocado, com todas as implicações que acarreta ao nível do exercício da autoridade da PSP local.
Também aqui, acompanhei algumas motivadas réplicas desta denúncia.

É triste, lamentável, sintomático e até vergonhoso, que este assunto se arraste sem resolução, perante a impunidade de uns e a perplexidade de outros, num ambiente que denota uma terrível falta de responsabilidade política.

Nesse ponto, não farei aqui prestação de contas.
Mas, como sempre, contínuo solidário com este protesto, e ficaria muito agradado se esta pressão "bloguística" contribuísse para colocar a discussão deste tema nos compromissos de campanha para as próximas autárquicas.

Isso sim, seria uma grande conquista da Blogosfera Penicheira!

A mais bela corrida

É já sábado, dia 27, pelas 21h30, que irá decorrer a Edição nº30 da Corrida das Fogueiras e nº 9 das Fogueirinhas, na maior e que muitos consideram a mais bela corrida nocturna portuguesa.

Lá estarei no meio do alegre pelotão das Fogueirinhas onde, como sempre, reina a boa disposição entre a divertida mole de animados praticantes, todos vestindo igual camisola. Depois cada um traça os seus objectivos, todos diferentes, mas com apoio e incentivos mútuos, lá nos lançamos com garbo ao desafio. Pelo caminho, também o constante apoio do público compensa uma ou outra fraqueza, e permite aplicar-nos no esforço conjunto para que, cada um ao seu ritmo, todos terminem a prova da qual não constará classificação.

É uma simples corridinha. Eu sei!
Mas podia ser uma filosofia de vida....

terça-feira, junho 23, 2009

Rip Curl Pro Search em Peniche!

Pode-se gostar ou não de Surf.
Pode-se duvidar do Surf como aposta turística para Peniche.
Pode-se até discutir a opção pelo conceito Capital da Onda.
Mas desde hoje, Peniche consagrou-se como um destino mundial de referência para a modalidade.
E os bons resultados nunca são por acaso.

Outras inspirações...















Estas duas iniciativas, e ainda este link para o blogue da Tasca do Joel, caíram hoje, em catadupa, na minha caixa de correio, confirmando uma assumida reputação para haurir este género de propostas.
Pronto, lá terei de espreitar para fazer reportagem!
Que maçada!...

Também na sexta é "Tempo de Poesia"

Todo o tempo é de poesia

Desde a névoa da manhã
à névoa do outro dia.
Desde a quentura do ventre
à frigidez da agonia

Todo o tempo é de poesia

Entre bombas que deflagram.
Corolas que se desdobram.
Corpos que em sangue soçobram.
Vidas qu'a amar se consagram.

Sob a cúpula sombria
das mãos que pedem vingança.
Sob o arco da aliança
da celeste alegoria.

Todo o tempo é de poesia.

Desde a arrumação ao caos
à confusão da harmonia.

António Gedeão

(a propósito do Verão que é Poesia, próxima sexta, pelas 22h, na Biblioteca Municipal. Mais info: aqui.)

segunda-feira, junho 22, 2009

Coimbra tem mais encanto?

Várias autarquias nacionais mostram-se disponíveis para adaptar o modelo de integração da comunidade cigana na sociedade que Coimbra tem há cinco anos.
Numa reunião entre municípios para debater as necessidades de adaptação do modelo, as autarquias da Marinha Grande, Vidigueira, Peniche e Ovar, entre outras, mostram-se dispostas a integrar.
Segundo um estudo revelado na reunião, há 1029 famílias ciganas de 35 municípios em situação de precariedade habitacional.
Veja aqui a notícia completa.

Alguns prós e contras.

sexta-feira, junho 19, 2009

A lei do mais fraco

Segundo o Jornal de Notícias, um eleitor de Leiria confessou ter votado duas vezes nas eleições europeias do dia 7.
O cidadão conta ter exercido o seu direito de voto na freguesia de Golpilheira (concelho da Batalha), onde nasceu, identificando-se com o BI e cartão de eleitor.
Posteriormente, e por curiosidade, voltou a votar na Maceira, onde reside, usando o cartão do cidadão.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições ( CNE ) apressou-se a ameaçar que, "a ser verdade", o cidadão cometeu um crime de voto plúrimo (artigo 149º da Lei Eleitoral), sendo o suficiente para que o Ministério Público abra um processo-crime , podendo ser punido com prisão de seis meses a dois anos e multa até 499 Euros.
O CNE admite que este é um erro importante e que está associado ao sistema informático que controla a Base de Dados do Recenseamento Eleitoral.
A Base Dados é da responsabilidade da Direcção-Geral da Administração Interna, cujo director considerou a situação "raríssima e grave", adiantando que o caso deste cidadão vai ser comunicado ao Ministério Público.

O eleitor Vítor Manuel Teixeira da Costa Santos ainda irá pagar caro a brincadeira que ajudou a revelar as graves falhas do processo.

Já os profissionais informáticos responsáveis por este grave erro no sistema, como habitualmente, permanecerão anónimos e incólumes nos refegos das repartições do Estado...

quinta-feira, junho 18, 2009

Charrette en bois trés sale (em tradução binária...)

Confesso que não descobri de imediato o enquadramento desta foto.
Estive até tentado em, aqui, dar conta do engano.
Mas olhei melhor para o sorriso do condutor, pronto a desferir espontâneo chiste no pioneiro fotógrafo, e não tive dúvida de tal ser postura de Amigo de Peniche.
Depois fez-se luz!
Será que vocês serão mais céleres a reconhecer este ângulo?

quarta-feira, junho 17, 2009

Porto de Areia Sul

No rebordo da falésia encontra-se um espaço limitado por vedação de canas cruzadas, encimadas por garrafas plásticas vazias e contendo no seu interior algum lixo, entre cadeiras, bancos, caixas, vasos, cata-ventos e apetrechos variados, para além de uma pequena exploração hortícola e de alguns pés de videira.
Um cenário particularmente decrépito, num enquadramento natural de especial beleza.

O Instituto da Água colocou por perto um aviso alertando para o perigo da arriba em erosão.

No mesmo cartaz lá se dá conta que este Instituto está sob a alçada do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território.

Mas não se fez valer o ordenado....

19º Passeio Pedestre da Arméria

A Arméria, Movimento Ambientalista de Peniche, vai realizar, no próximo dia 21 de Junho, o seu 19º Passeio Pedestre.
Desta vez a iniciativa terá como destino Mafra, onde no Palácio Nacional haverá animação com personagens trajadas, ao que se segue uma visita guiada à Tapada Nacional de Mafra.

A partida será junto ao Tribunal de Peniche, pelas 9h (concentração 15 minutos antes) e a hora prevista de chegada será pelas 18h.

Devido aos custos de deslocação e visita guiada, desta vez esta iniciativa terá um custo, mas mantêm-se como sempre aberta à participação da comunidade em geral:

Associados - 12,5 Euros

Não Associados - 15 Euros.

Mais informações e pré-inscrição para confirmação do autocarro: associacaoarmeria@gmail.com / 934111088.
Mais info: aqui

Relembro que é já a 21 de Junho.
Querem melhor maneira de começar o Verão?

terça-feira, junho 16, 2009

Movimento por um Cine Teatro em Peniche

Não poderia deixar de aqui dar o meu contributo à divulgação deste movimento que já abarca um considerável grupo de empenhados Amigos de Peniche.

Pugnar por um Cine Teatro em Peniche é uma marcante manifestação de amizade para com o futuro cultural da cidade.

Tão importante quanto isso é, para mim, a génese e o rápido crescimento desta iniciativa cívica independente que se pode constituir num formato de participação democrática mais activa e pró-activa, de que Peniche é tão carenciado.

Mas porque é que não havia disto quando destruíram o Cinemar?

Não deixem de apoiar aqui, via Facebook.

Sou de Peniche (qualquer que seja a sua cor....)

Participei na III Convenção “Sou de Peniche”, onde pude assistir à apresentação de vários e interessantes projectos enquadrados nas medidas definidas pela Magna Carta Peniche 2025.
Como sempre, senti-me bem entre assumidos penicheiros, naturais ou de adopção.
Era de esperar que esta iniciativa contasse com a presença de muitos dos empenhados penicheiros que, por vários meios, e de variadas formas, participam, colaboram, sugerem, criticam, inventam ou protestam com alguns ou muitos dos aspectos relacionados com o futuro da cidade.
Mas não! Não direi que a assistência era monocromática, até porque o meu pixel cinzento assim o impedia, mas notou-se a falta do contraditório que tanto enriquece estas audiências.

Custa-me sempre e entristece-me perceber quando a militância se sobrepõe ao penicheirismo...


(A organização também que poderia agendar o evento para um dia não útil (entre tantos que havia este ano) permitindo conjugar a participação com deveres profissionais. Deixo aqui a sugestão para o próximo ano penicheiro que, na minha óptica, se sobrepõe a quaisquer condicionalismos políticos.)

segunda-feira, junho 15, 2009

Raios e Petiscos

Pelo segundo ano consecutivo participei nas provas de vinhos realizadas no âmbito do Festival Sabores do Mar, em Peniche.
Ao contrário do ano passado, desta vez o leque de vinhos não se limitou à Estremadura/Ribatejo, abarcando todo o território nacional.
Também os acompanhantes petiscos surgiram num melhorado entrosamento com os néctares em prova, para além duma sublime e requintada confecção.
A tão adiada exploração dos ancestrais saberes gastronómicos de Peniche e Oeste explodiu por ali, em formato gourmet, com combinações onde se perfilaram quelmes secos, canja de sarda com alface do mar, algas, zimbro, pêra rocha confitada, folhados de sardinha com ovas e toda uma panóplia de salivantes combinações que tão bem acamavam as escorregadias pomadas.
Enfim, os sacrifícios que um dedicado penicheiro tem de fazer para apoiar as iniciativas da sua terra....

Falta dizer que o evento decorreu de novo enquadrado pela beleza interior da Capela de S. Bárbara, na Fortaleza de Peniche.
E até que por ali podia ter trovejado que ninguém se incomodaria...

Hitler e a Blogosfera

Refugiado num bunker em Berlim, dias antes da data do seu suicídio, a 30 de Abril de 1945, Hitler é confrontado pelos seus generais com o fracasso total do seu blog, donde esperava receitas suplementares que lhe permitissem prolongar a guerra.....

Publicado (e legendado) por Diogo n' O Homem das Cidades, é um trabalho soberbo de legendagem que importa replicar.




Peculiares Relaxes (XXVII)

Serra da Freita

quinta-feira, junho 11, 2009

Peculiares Relaxes (XXVI)

Frecha da Mizarela

terça-feira, junho 09, 2009

I Encontro Nacional Escolar Tri-Escola

Enquanto na tarde de sábado se cumpriu mais uma expectacular edição do já maduro Triatlo de Peniche, da parte da manhã teve lugar o primeiro Encontro Nacional Tri-Escola, no âmbito do Desporto Escolar.
Apesar de honrosas participações, as escolas penicheiras não conseguiram o primeiro lugar do pódio.
Mas o que me parece importante salientar é que, tal como na prova principal, também o Nacional do Triatlo Escolar nasce em Peniche.
E estes primeiros lugares nunca mais ninguém nos tira!

segunda-feira, junho 08, 2009

Resultados Eleitorais no Concelho de Peniche

(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, junho 05, 2009

What happens in a man's life is already written....

O Tributo.

Sugestões X Sabores do Mar - Peniche

Dia 6, sábado, de manhã:
e de tarde:

(Mais info aqui e aqui, respectivamente.)

quinta-feira, junho 04, 2009

O ouro e o pechisbeque

Baleal Norte, Consolação, Cova de Alfarroba e Gamboa são praias do concelho de Peniche com Qualidade de Ouro, segundo lista divulgada pela Quercus e que premeia as praias que têm tido nos últimos cinco anos (2004 a 2008) sempre qualidade de água classificada como boa e que na época balnear de 2008 tiveram sempre análises boas.

Tal como prontamente divulgado pelo site da autarquia, também aqui me congratulo de poder registar esta distinção.

Porém, o dever de isenção a que me sujeito neste blogue não me deixou escapar que outra praia do concelho foi igualmente referida pela Quercus. Desta feita a praia da Berlenga, com a classificação "".

(A Quercus ressalva que neste caso a praia indicada poderá ser frequentada esta época balnear salvo se houver alguma decisão sobre a sua interdição; esta classificação é uma indicação que não significa que este ano a praia em causa venha a apresentar problemas de qualidade da água. Mas também acrescenta: "Curiosamente, no caso da zona balnear das Berlengas há fortes indicações que as gaivotas existentes nas proximidades do local poderão ser a causa da má qualidade verificada")

Praia de ouro

A propósito desta notícia, e dado o notório desaparecimento de areia nalguns locais, dir-se-ia que já começou o garimpo....


quarta-feira, junho 03, 2009

Vamos escalar até ao Baleal?

É cada vez mais preocupante o progressivo desassoreamento de algumas zonas da praia que liga Peniche ao Baleal.
Embora mais junto à praia de Peniche de Cima e Cova de Alfarroba se esteja a actuar na contenção das dunas, nas zonas mais perto do Baleal o desaparecimento da areia continua inexorável.
Já não falta muito para que o passeio pela praia inclua algumas zonas de radical escalada.

terça-feira, junho 02, 2009

Post de..coração

Entre avós, mãe e tias, guardo gratas memórias onde momentos de ternura surgem inevitavelmente amalgamados com o cadenciado bater dos bilros.

Tal vem a propósito desta imagem, retirada deste reduto do supremo artesanato penicheiro.

Reflexo Pavloviano

Começa já sexta-feira, dia 5, o Festival Sabores do Mar em Peniche.


Mais uma edição, a 10ª, dum evento que foi congregando o apoio de todos os penicheiros em todos os domínios, mostrando, como nenhum outro, o caminho para a afirmação da marca Peniche extra-muralhas.

Não está isento de críticas. Todos os anos, como neste, algumas vozes tentam contribuir para melhorar futuras edições desta iniciativa. Mas com mais ou menos inflexão, o Festival perdura, cada vez mais consolidado, numa soberana oportunidade de demonstrar aos forasteiros o verdadeiro conceito dos "Amigos de Peniche".

segunda-feira, junho 01, 2009

O Bocado Capital (III)

7
Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.




Mário de Sá-Carneiro
Parque dos Poetas-Oeiras

Precoce saudade

video