terça-feira, novembro 28, 2006

Mais uma maré....

Barcos de Pesca de Rui Albuquerque
O Município de Peniche aderiu à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para todos.
Não posso deixar de me congratular com este empenho da nossa autarquia.
Ainda que a prioridade esteja correcta, pena é que não se aproveite esta maré para alargar a preocupação da melhoria da mobilidade a todos os transeuntes. A inexistência de zonas pedonais no centro da cidade de Peniche é uma falha que cada vez mais se nota, e que nos aparta duma imagem de cidade desenvolvida. A única rua pedonal que existe, só o é em teoria, e não mais se tentou alargar a área de uso exclusivamente pedonal.
Após a Assembleia Municipal da última sexta-feira, deixaram de existir obstáculos a nível de PDM, para a instalação de uma nova área comercial na zona do Convento (Modelo + Worten + Modalfa+...). Foi ainda endereçado convite, por parte do Presidente da Câmara, para que o Engº Belmiro de Azevedo, presidente do grupo Sonae, visitasse o concelho visando a captura de mais investimentos na zona.
Face a este cenário, e para a defesa do comércio local, haveria que criar no centro da cidade uma zona pedonal, onde a ida às compras fosse sinónimo de interacção social, conjugada com um zona de fruição de mobilidade relaxada e descontraída.
À semelhança do que defende António Seara na Voz do Mar, não tenho dúvidas de que o futuro passará por aqui. Resta-nos esperar para ver quando tempo os nossos autarcas vão levar a apanhar este barco.

15 contributos:

At 28/11/06 15:04, Blogger Narciso disse...

Concordo plenamente com a iniciativa!
A inixistencia de zonas pedonais tambem me preocupa, que para alem de poucas, as que existem, não são respeitadas (será que a PSP anda cega e não multa quem lá passa de carro????)

Em relação à alteração do PDM. Alguem me explica o que aconteceu na sexta-feira.

 
At 28/11/06 15:32, Blogger jp disse...

Caro narciso,
Obrigado pela visita.
Na sexta feira foi ratificada pela Assembleia Municipal a interpretação autêntica feita pela CMP do artigo 16 do PDM. Com base no parecer de jurista consultada a CMP fez uma nova interpretação desse artigo, donde resultou não exixterem impedimentos a ampliações e novas construções industriais, comerciais e até de habitação (??) nas zonas industrias existentes no limite urbano de Peniche. Esta leitura foi aprovada em reunião de câmara e ratificada na Assembleia Municipal sem votos contra. Não se trata neste caso de alteração ao PDM, mas sim no esclarecimento duma dificuldade de interpretação que existia, face a uma redacção mais duvidosa do referido artigo.
Resulta daqui que não existem mais impedimentos ao nível do PDM, para a instalação do tão propalado Modelo na zona do Convento, daí também a importância desta discussão.
Espero que o tenha conseguido esclarecer.
jp

 
At 28/11/06 16:06, Blogger Narciso disse...

Caro JP, consegiu esclarecer-me plenamente.

Já tinha visto este assunto ser debatido (num forum) mas fiquei com a impresão que o processo (a não construção do modelo em Peniche) era irreversivel, mas folgo em saber que não o era!

Ainda bem que poderam ser construidas habitações no referido local...pois ainda não existem, lá nenhumas [\irónico]

Obrigado e já agora os parabens pelo excelente forum!

 
At 28/11/06 19:28, Anonymous Anónimo disse...

O quadro é uma maravilha.
Ainda bem que estão contentes.

 
At 28/11/06 19:41, Anonymous Anónimo disse...

O barco do comercio tradicional é uma lancha, e o barco do Belmiro de Azevedo é um arrastão, ora tá-se mesmo a ver qual é o barco que os nossos autarcas vão apanhar, já para não falar que os arrastões vendem bem mais quantidade de peixe à candonga que as lanchas, se é que me percebem ...

 
At 29/11/06 10:52, Blogger Narciso disse...

No posta atrás quando disse forum queria dizer blog!

Não que aqui no blog não se possa discutir ideias como nos foruns!!

 
At 29/11/06 13:54, Anonymous Anónimo disse...

o nosso "grande timoneiro"já virou o bico ao prego a seu favor, ao endereçar um convite ao Sr.Belmiro de Azevedo, caso ele aceite pode ser que
venham as TV´S ...
Sou empresario e concordo plenamente
com a vinda do Modelo para Peniche.
Deixem-se de zonas pedonais. Quem as reclama, na sua maioria gosta de ir às
compras no seu carro e especialmente
para fora de Peniche ...

 
At 29/11/06 13:56, Anonymous Anónimo disse...

o nosso "grande timoneiro"já virou o bico ao prego a seu favor, ao endereçar um convite ao Sr.Belmiro de Azevedo, caso ele aceite pode ser que
venham as TV´S ...
Sou empresario e concordo plenamente
com a vinda do Modelo para Peniche.
Deixem-se de zonas pedonais. Quem as reclama, na sua maioria gosta de ir às
compras no seu carro e especialmente
para fora de Peniche ...

 
At 29/11/06 14:18, Blogger Narciso disse...

Eu não sou dos tais que gosta de ir às compras de carro para fora de Peniche. EU concordo com as tais zonas pedonais, mas não é totalmente a pensar no transito, mas sim a pensar na qualidade de vida dentro da propria cidade. Se os comerciantes tiverem olho e souberem aproveitar as tais zonas pedonais (sem transito), para dai tirar o melhor proveito, muito bem!
Mas uma coisa não invalida a outra...
Eu não quero (nem deixo de querer) que Peniche se transforme numa Caldas com a sua rua das montras. Só gostava é que o circulasse (ou não) de uma forma mais ordena dentro de certas artérias da cidade.

 
At 29/11/06 14:43, Blogger jp disse...

Concordo com a liberalização total da implementação de novas superfícies comerciais. São as leis de mercado que devem ditar quem fica e quem fecha. Só assim se garante a melhor oferta para o consumidor que somos todos nós.
Porém como penicheiro reconheço que esta abertura pode significar concorrência acrescida para o comércio local. A solução passa por uma oferta diferenciadora em termos de proximidade, qualidade, simpatia e cumplicidade, que as lojas de comércio penicheiro podem e devem oferecer e distinguir. É nesta oferta concorrencial dum comércio local de qualidade e proximidade, que faz todo o sentido a existência de zonas pedonais fomentadoras este tipo de envolvimento acolhedor, que pode de novo fazer equilibrar a balança entre os dois tipos de ofertas comerciais.
Agradeço a todos, os comentários e opiniões com que contribuiram para a discussão deste tema, que se mantem em aberto....
Todavia, não se esqueçam de dar um saltinho ao post seguinte e votarem no referendo penicheiro Nº4.

 
At 12/12/06 15:33, Anonymous Anónimo disse...

Pergunto-me se o executivo anterior não tinha já rampeado alguns passeios e iniciado esses processos de acessibilidade? Pelos vistos já todos se esqueceram. Venha daí o Dr. Belmiro de Azevedo, recomendo é que esperemos sentados para não nos cansarmos muito. Indubitavelmente que esse caminho, o da pedonalização dos centros comerciais de rua deve ser seguido, mas será que é com a actual visão estratégica dos comerciantes de Peniche isso por si só chega? Eu acho que é dinheiro mal empregue, quando o comércio local não se sabe adequar ao consumidor, quando não flexibiliza horários e quando para ganhar tudo num dia acaba por fazer preços mais caros e que levam as pessoas a optar por outras paragens. Os benefícios do comércio local forte são benefícios para toda a comunidade, o comerciante ganha, o consumidor ganha porque é bem servido e porque não tem que se deslocar para fora, entretanto a economia local rentabiliza-se porque há a geração de receita vai gerar um mercado maior.

 
At 14/12/06 01:09, Anonymous Anónimo disse...

claro que tinha rampeado...e também colocado acessos facilitados para pessoas com mobilidade reduzida no remodelado ediicio dos Paços do concelho e no edificio da rua vasco da gama....yupi yupi...é só lá ir e verificar in loco...

 
At 14/12/06 22:48, Anonymous Anónimo disse...

Até rampeou passeios que têm estacionamento entre os ditos e as passadeiras, como na Rua Arq. Paulino Montez, frente às juntas.

 
At 18/12/06 18:45, Anonymous Anónimo disse...

Com tantos entravos colocados pela Câmara de Peniche, parece que o Modelo vai para Óbidos e que a Câmara Obidense vai ceder inclusivé o terreno. Aí estão as diferenças: PENICHE ( ANTI-CAPITALISMO ) e ÓBIDOS ( DESENVOLVIMENTO ). Para quem não quer ser ceguinho nem seguidista bacoco do Tozé Correia, não é preciso dizer muito mais. As pessoas vêm por si.

 
At 27/4/10 12:06, Anonymous Anónimo disse...

Mais pessoal para o desemprego? Sabem qual a taxa de desemprego em Peniche? Pensem bem em Modelos e Continentes, intermarches, pingo doce, comcorrencia entre eles? Tudo bem! O pequeno comercio fica onde? Peniche não é uma cidade de passagem. Quem vem a Peniche, vem de proposito! Peniche viveria só no Verão? Já chega de centros comerciais e de grandes espaços!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home