quarta-feira, maio 07, 2008

Aconc(s)elhando...

Arrancou este domingo a iniciativa Manhãs de Lazer e Desporto no Parque.
Trata-se de mais um esforço em dotar o Parque urbano de todas as condições para que seja um lugar de eleição na fruição de saudável convívio e frequente prática desportiva, em aprazível local ao ar livre.
Já dotado de adequados acessos pedonais, e com cuidadas intervenções de manutenção e reparação, o parque lá vai granjeando cada vez mais adeptos, e mais utilizações.
Está na hora de também os penicheiros contribuírem para a preservação deste espaço, tendo uma participação activa em todas as situações presenciadas que contribuam para a degradação da zona, intervindo, alertando e recriminando.
Tal como na sua utilização, também na preservação do parque todos nos devemos envolver.
A isso estamos obrigados numa responsável participação cívica.

5 contributos:

At 7/5/08 10:18, Anonymous Anónimo disse...

Concordo e aproveito para acrescentar que a preocupação e o dever de preservação deve ser extendido a toda a cidade.
É uma tristeza ver o vandalismo que frequentemente afecta os equipamentos, prédios e outros espaços urbanos.
Custa-me compreeender como é possível que alguns naturais de Peniche contribuam para destruir, em vez de defender e preservar a sua cidade!

 
At 12/5/08 00:07, Anonymous Anónimo disse...

Os meus parabens á iniciativa e nada melhor que aproveitar a deixa e contribuir já com uma participação, intervindo, alertando e recriminando, no sentido de uma preservação do parque. Pena o mau cheiro não deixar que este lugar seja efectivamente um aprazivel lugar de fruição ao ar livre, não sei se a isso se pode chamar "vandalismo" mas sei que podemos sempre fazer de conta que não é nada e que o cheiro afinal é da ETAR que em questões de vandalismos também pede meças... O melhor é mesmo fazer de conta que não é nada, e o que não é nada não existe, logo o que não existe não incomoda e tá resolvido.

 
At 12/5/08 11:27, Anonymous Anónimo disse...

Num destes dias, fui visitar pela 1ª vez o Parque. É um espaço onde se está bem e quando as árvores crescerem será ainda mais bonito.
Contudo, enquanto bebia o meu café, não pude deixar de reparar que andavam uns miúdos (não sei se isto é permitido)no espaço da fonte em fato-de banho a gozarem a água e a relva.
Vi que as pessoas circulavam junto à fonte, fui até lá e, como não há caminho em pedra, passei por cima da relva, coisa que não gosto de fazer. Já no local detectei papéis e plásticos de alguém que estivera a comer uns gelados e umas bolachinhas. Apesar, de haver um cesto nas proximidades o lixo estava no chão.
Disseram-me que ainda não há muito estavam uns miúdos a atirar pedras para a àgua, enquanto os papás observavam a cena sem nada fazerem. Reparei que existe uma grelha. Por isso, deduzi que também servirá de protecção.
Acho que devia de haver alguém encarregue de circular por alí e alertar as pessoas para o bom uso do espaço. Sei que todos nós devemos colaborar. Infelizmente, hoje em dia está-se a tornar hábito sermos maltratados quando o fazemos. É triste.

 
At 12/5/08 11:33, Anonymous Anónimo disse...

Já que a entrada de Peniche está mais bonita e vê-se que se anda a cuidar de outros espaços, a questão que deixo é: Para quando uma intervenção no espaço do acampamento cigano? Aquela área é do mais inestético que Peniche tem.
Já sabemos que os ciganos, por estarem cá há muito tempo, têm alguns direitos adquiridos. Portanto, com certeza se tem de tratar do seu alojamento.
Acho que é uma prioridade URGENTE e todas as autoridades têm de se entender e começar a tratar de resolver o assunto de uma vez por todas. Do que é que estão à espera?

 
At 12/5/08 11:43, Anonymous Anónimo disse...

E, ainda, no âmbito dos espaços verdes, gostaria de acrescentar que há muito a fazer. Tenho reparado, por exemplo, nos bairros sociais (mas não só), existirem espaços em terra batida que devem ser aproveitados para isso e deixarem de ser uns descampados inestéticos. Um dos exemplos é o bairro do Calvário que precisa de intervenção.
Outra coisa que não percebo é o facto da Câmara, ou quem de direito, não descriminar qual o tipo de intervenção, nomeadamente a nível de tinta, que se pode fazer nos prédios. Como é possível deixarem, por exemplo, no Bairro da Caixa ou no Vila Maria que se usem todas aquelas cores e que as pessoas façam ou tenham feito para alí anexos de todo o tipo?
Finalmente, gostaria de acrescentar que há necessidade urgente a nível de formação para a cidadania. Custa andar a pagar contribuições autárquicas e outros impostos para ver gente a destruir aquilo que é pago com o nosso dinheiro.

 

Enviar um comentário

<< Home