terça-feira, setembro 30, 2008

Os tortuosos caminhos da memória

Penso ser perfeitamente possível compatibilizar o peso da memória histórica da Fortaleza de Peniche, devidamente evocado em confinada zona museológica dedicada, com a existência duma Pousada de Portugal no restante espaço de toda uma área tornada finalmente condigna por e para esse efeito.
E entre esses dois objectivos não há necessidade de sobreposições!

Vem isto a propósito de certos fundamentalismos....

Foto de Vítor Ribeiro

1 contributos:

At 30/9/08 12:36, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

As fotos do teu blog são bem elucidativas daquilo em que a fortaleza de Peniche se tornou. Para além do estigma que Peniche carrega por ter tido uma fortaleza do sec. XVII transformada em prisão política, a degradação, o abandono e o esquecimento tem sido também uma "tortura" para as gentes de Peniche. Enquanto monumento nacional, o estado da fortaleza de Peniche é da responsabilidade da administração central. Para quem é de cá e vê na fortaleza um velho monumento esquecido, têm sido anos e anos "a ver passar os navios" com ideias, estudos, protocolos e projectos que não avançam. Para quem é de cá e tem de emigrar porque não existem empregos volta a ter um pouco mais de esperança.
Só para que fique demonstrado o fundamentalismo e sectarismo dos participantes desse "blog da memória" não vi nenhuma preocupação com a preservação da memória e das características da fortaleza da séc. XVII. Acho que o município terá nos próximos 5 anos uma oportunidade única de conjugar naquele espaço a história de Peniche e da fortaleza original no núcleo museológico, a história da resistência anti-fascista no seu núcleo, a cultura e o lazer nos espaços a intervenionar e o turismo, a criação de emprego e o desenvolvimento económico e social com o projecto da pousada.
Parece-me que poderá sair dali um projecto integrado, fazendo renascer aquele espaço, que poderá vir a ser um novo centro de actividades de lazer, culturais e pedagógicas, onde umas componentes serão potenciadoras das outras, o que sem dúvida beneficiará Peniche e as suas gentes bem como a memória da resistência anti-fascista com melhores condições de visitação e divulgação e obviamente com mais visitantes.

 

Enviar um comentário

<< Home