A regressão das espécies
Para uns, festeja-se hoje o segundo centenário do nascimento de Charles Darwin.
Para outros, ele ainda não nasceu.
(P.S.: Por vezes chego mesmo a considerar
Sendo Peniche, por natureza, um oásis na oferta de condições naturais para ao práctica do surf compete aos responsáveis autárquicos estar atentos à massificação que se tem assistido nos últimos anos.
Essa massificação em momento algum pode colidir com o respeito e preservação do nosso riquíssimo património natural, as dunas, sobre as quais se observam constantemente as maiores atrocidades.
Por vezes assiste-se a autênticas aberrações de viaturas estacionadas em plenas dunas porque a prancha é demasiado pesada de transportar até ao mar. Qualquer local serve para preparar uma refeição não importando cuidar do lixo que se produz. Não é este o tipo de turismo porque importa lutar. Antes das infra-estruturas físicas, seria sem dúvida mais importante uma sensibilização contínua ou quando necessário praticar uma fiscalização assídua sobre comportamentos de maior risco
Por outro lado, fica a sensação que esta é mais uma operação de charme, do género que nos tem habituado este executivo. Esta decisão surge apenas porque houve algum ruído que outros estavam no encalce da criação deste centro.
A prova disso mesmo é o local escolhido. Certamente mais um problema para um futuro executivo solucionar, pois a proximidade com um empreendimento turístico existente deixa antevêr algum desassossego a quem há algum tempo atrás pagou bem caro por uma habitação em local de absolutoa tranquilidade.