sexta-feira, abril 23, 2010

A nova Relação do poder

O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu ontem o empresário Domingos Névoa da Bragaparques, condenado em 1ª instância por corrupção no valor de 200 mil euros a um vereador de Lisboa, em troca de favores num negócio de terrenos.
O Tribunal da Relação admite que os factos são verdadeiros, mas absolve o empresário por ter concluído que o vereador não possuía poderes de facto para conceder o favor pretendido.
Esta decisão abre todo um novo campo de actuação ao suborno em Portugal e nos meios autárquicos a situação fica muito mais clarificada. Ao agente corruptor recomenda-se que leia com atenção todos os pelouros e competências de um dado vereador para não ter o improvável azar de acertar na ilegalidade.
Confirmada a ausência de poder de facto sobre a matéria a influenciar, é avançar despudoradamente na oferta.
Entre vereadores poder-se-á até instituir facilmente um prático sistema de permutas. Eu, o vereador do turismo, dou um toque ao colega das obras e encaixo gordo envelope, ao qual retribuirei, após palmadinha do colega, logo que ele arrume o seu chorudo sobrescrito.
Os interessados munícipes vêem os seus favores acedidos, os vereadores têm a sua influência recompensada e os tribunais ficam muito mais aliviados de processos. E tudo isto num enquadramento legal devidamente sancionado pela Relação.
Chega até a ser bonito tanta simplicidade!
O futuro da corrupção em Portugal ficará assim circunscrito a dois ou três imprudentes distraídos que sobre um qualquer negócio de terrenos se precipitem a untar o vereador do urbanismo........

8 contributos:

At 23/4/10 17:36, Blogger manuel disse...

E' Fartar vilanagem
Portugal esta no caos juridico-politico
Mas por aqui as coisas ja comecam tambem a complicar.
Como sempre os portugueses sao bons professores e por mais insolito que pareca , as condicoes dos trabalhadores da pesca foram copiadas pelas leis portuguesas ja ha' muitos anos .
Salvem o Porto de Pesca,Salvem o Hospital - que eu julgava que ja' estava Salvo - Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 23/4/10 18:17, Blogger manuel disse...

Ainda dentro do tema Jus 1 comentário(s) a esta notícia. [mostrar/esconder comentários]

--------------------------------------------------------------------------------
Por manuel j . leonardo [ip24.84.194.125] em 23-04-2010 18:03
Com a devida venia In Oeste Online 23-4 -10

Peniche :
Peniche como sempre o parente pobre e excluido.
Ou sera que nao havera casos de Justica para os
os Juizes de Paz resolver ?
Talvez nao sejamos tao maus , como dizem de No´s !!
E viva a Democracia do 25 de Abril ...
Aproximam-se celebacoes condignas merecedoras de loas .
25 de Abril ?, PAZ a´ sua ALMA
as melhores saudacoes Democraticas ... nestas ocasioes ate´ fica bem invocar a democracia .

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
tica :

 
At 23/4/10 18:36, Blogger manuel disse...

JP
Nao ha' duas sem tres !
Felicissima ilustracao :

O POLVO

neste seu interessante artigo

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o Porto de Pesca , Salvem o Hospital - que eu julgava que ja estava Salvo- Salvem Peniche, Reparem a ETAR e Sereis Salvos .

 
At 23/4/10 19:10, Anonymous Marretadas disse...

E não se pode mandar prender o juíz?

 
At 24/4/10 10:23, Blogger FGV disse...

Esta é talvez a maior pancada do ano na democracia e na tentativa de combate à corrupção, precisamente na semana de comemoração do 25 de Abril de 1974. Ao absolver daquela forma e nos termos em que foi o feito o acordão, o principal pilar do nosso sistema "a Justiça", arrasou sem contemplações quem tiver a veleidade de lutar contra "o polvo".
De resto, excelente artigo como é hábito do amigo JP.
Abraço

 
At 24/4/10 11:18, Blogger Farelhão disse...

Como se não bastasse a vergonha da sentença, o presidente da associação de juízes fez declarações que fizeram salazar bater as palmas lá no inferno. Triste, muito triste e vergonhoso, o espectáculo que a (in)justiça nacional está a dar.

 
At 24/4/10 11:39, Blogger ZéPê disse...

Desta vez vou ver o "copo meio cheio".
E, aproveitando a época de celebrar também Zeca Afonso, acredito que os vampiros da política, perante as vergonhas contínuas que ferem de morte este País, decidam ALTERAR DE FACTO a lei da corrupção que na próxima semana sobe à discussão na Assembleia da República.

 
At 26/4/10 06:24, Blogger manuel disse...

Nova Rua em Peniche
Por manuel j . leonardo (IP: 24.84.194.125) em 25-04-2010 19:40 Responder
à Mensagem

Com a devida venia do oesteonline.pt


A rua Raul Solnado cruza com a avenida Comandante Silvano Ribeiro - sim Avenida pois se ainda estao lembrados o sr entao Presidente da Assembleia Municipal de Peniche Carlos Mota declarou solenemente que essa homenagem nao poderia ser com uma rua qualquer -.
Tambem para esclarecer os " rapazinhos de Peniche " que " desconhecem " quem foi O Sr. Comandante Silvano Ribeiro eu faco um pouco de historia real ,foi um comandante na Capitania do Porto de Peniche que nos anos finais da decada de 50
lutou de maos dadas com os pescadores de Peniche e ai perdeu a sua carreira brilhante . Voltou a brilhar nos anos de 70 e pos no poleiro todos os politicos de esquerda , como pomposamente ainda sao chamados em Peniche ,com umas dicas deste carola que de ca´ de longe deu umas ideias que foram seguidas mas no final mal interpretadas pelos brilhantes oportunistas e conrumpidos que tem tomado o Poder .
Desculpem-me a minha crueldade mas a Verdadeira Historia faz-se com os factos reais nao com as amizades que tentam encobrir mazelas que estao a´ vista de todos que as queiram ver .
Para os faltos de memoria esta Assembleia foi ha´ mais de trinta anos - ver actas- e foi reunida numa pequena sala na qual estavam em " camocha " no Hotel local de entao , na minha presenca com pouco mais de trinta pessoas cujas votaram em maioria essa proposta com os votos contra de dois democratas presentes .
Vao ao Google e la´ as poderao encontrar no Infinito penicheiro .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Ladainha Penicheira :
Salvem o Porto de Pesca, salvem o Hospital - que eu ja julgava que estava Salvo- ,Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos.
Salvem o 25 de Abril que o 28 de Maio ja´ chegou a´ Madeira
P. S.
Para os que gostam de inauguracoes de ruas em Peniche alegrem-se pois ja esta na forja mais uma rua com um nome de uma pessoa importante na vila e Cidade de Peniche
P.S.
Esta mensagem foi enviada para os seguintes blogs de Peniche : cerro do Cao,pintar em peniche ,amigos de peniche ,peniche minha terra ,conversar em peniche,peniche quem te viu e quem te ve que a publicarao se assim o
entenderem

 

Enviar um comentário

<< Home