quinta-feira, junho 17, 2010

O peixe à mesa dos outros...

Há muito que Peniche e Matosinhos se digladiam pela posição de maior porto de pesca nacional.
Já no que toca ao peixe na mesa do restaurante, os matosinhenses levam clara vantagem.
Com o esclarecido apoio da autarquia, e uma afinada congregação dos restaurantes locais, há muito que por lá se promove "O Peixe à Mesa".
É o que faz chamarem património à gastronomia!
Por cá, parece que a arqueologia é mais valorizada. Não se defende nada, por enquanto, e daqui a uns anos haveremos de procurar bem fundo para descobrir uma caldeirada decente.

8 contributos:

At 17/6/10 21:53, Anonymous Anónimo disse...

Não consigo deixar de reparar em tão grande contraste entre este post e o anterior.
O Baleal Surf Fest (acabei de consultar o respectivo site) apresenta um programa muito bem concebido, onde as preocupações de sustentabilidade e respeito pelo ambiente são comuns e transversais a todas as actividades.
Vai ser um sucesso, não tenho dúvidas. E vai tornar-se num evento que marcará o verão nos próximos anos. Talvez só esteja a faltar um pouco mais de divulgação, como disse o comentador do post.
Neste momento o Baleal está com um ambiente incrível: respira-se surf, sente-se uma verdadeira atmosfera de surf. O Baleal, os Casais do Baleal e Ferrel estão com muita animação e nunca como agora (curiosamente em época de crise) se notou tanta vitalidade na economia local ligada às actividades relacionadas com os desportos náuticos. Parabéns aos empresários locais pela iniciativa, pelo facto de estarem unidos e de recentemente terem criado uma associação de surfcamps (como foi divulgado na Convenção SOU DE PENICHE). Estão a ser dinâmicos e empreendedores. Estão a beneficiar-se a si próprios e a todos nós. Estão a fazer o papel que lhes compete. São eles que têm que puxar pelo seu negócio e pela economia. E não me parece que precisem da câmara para mais do que aqueles apoios pontuais e logísticos que quanto a mim é sempre obrigação de qualquer câmara prestar a quem toma a iniciativa e faz por merecê-los.
Quanto aos empresários do peixe e da restauração, olhem para o surf, olhem para o Baleal, olhem para os empresários das empresas marítimo-turísticas: juntem-se e remem todos para o mesmo lado. De certeza que a câmara também dará o seu apoio, na medida em que lhe compete.

Jorge Gomes Ramos de Almeida

 
At 17/6/10 22:05, Anonymous Anónimo disse...

Parabéns ao Garcia, ao Bruno, ao Diogo, etc...

 
At 17/6/10 22:16, Anonymous Anónimo disse...

Monsenhor Bastos - "Desapareceu a principal figura de Peniche"

Deve haver por aí um determinado senhor que deve estar fulo com este título do oeste-online.

Descobriu que afinal não era a principal figura de Peniche.




http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=22733

 
At 18/6/10 14:08, Blogger jkimilas disse...

também acho que é tempo de os "restauradores" se auto-promoverem (se acharem necessário, claro!), porque essa terra precisa é de apoios à criação e manutenção de actividades geradoras de emprego legal, não é de exploração subterrânea da mão d'obra ocasional.

 
At 18/6/10 16:03, Blogger jp disse...

Concordo que caberá aos empresários de restauração unirem-se para defesa e promoção dos interesses comuns.
Contudo, e à semelhança do que aconteceu, e bem, com a Onda dos Supertubos, a autarquia não se pode isentar da intransigente defesa da parte patrimonial (quer seja natural ou gastronómica) que, em última instância, sustenta os negócios em análise.

 
At 19/6/10 09:58, Blogger Bento Gonçalves disse...

isso...agora a CM Peniche teria que subsidiar os ferrelejos da Av. do Mar!! Deviam mas era levar lá a ASAE durante o Verão...para ver a porcaria que eles servem aos turistas e as crianças que lá estão a ser explorados!

 
At 19/6/10 11:24, Anonymous Anónimo disse...

É verdade que devia haver maior controle da qualidade dos restaurantes. Há gente que vem comer uma caldeirada a Peniche e fica frustrada. Claro que não é em todos os restaurantes que isto acontece mas os outros não se livram da má fama. Por isso, também devia ser do seu interesse que esse controlo existisse.

 
At 11/7/10 13:12, Anonymous Anónimo disse...

Mais um exemplo do que se anda a fazer por outras bandas...

http://www.vivaopeixe.com/

 

Enviar um comentário

<< Home