(Por um) Aquário de Peniche
"...perspectiva da janela principal para o habitat dos recifes costeiros, uma janela de perfil curvo sobre a qual rebentarão as ondas vindas do alto mar. No recife, poderemos observar os movimentos dos peixes ao sabor das ondas..."
A gostar, indubitavelmente!
Boa ideia! Houve em tempos essa ideia. Mas...quem paga?
Conjunturalmente difícil, é certo.
Mas tenho em muito mais conta as ideias que surgem em vazio financeiro do que aquelas que rapidamente aparecem atrás do luzir dum financiamento fácil.
Compreendo o JP mas não me parece lógico. Então apenas as ideias no vazio financeiro é que são genuínas e boas? Parece-me uma abordagem abusiva, é a minha opinião.
Caro comentador anterior,
Estou de acordo que a generalização da minha opinião seria abusiva.
Mas mantenho que na presença de dinheiro fácil muitas vezes se avança para ideias torpes.
Veja-se o caso da duplicação de autoestradas em Portugal, que hoje as moscas tanto apreciam...
Deixe-nos sonhar, maturar e aprimorar as ideias que realmente valem a pena, ainda que não haja um cêntimo para tal...É que esse apuramento, em falência financeira, é garantidamente muito mais isento.
Também gosto de sonhar. Também estou de acordo com o aquário, tal como disse já em tempos foi pensado e havia mais capacidade financeira. Portanto, sou defensor da coerência e continuidade e não formulo as minhas ideias ao sabor do vento ou moda. Contudo fico contente com a iniciativa, concordo. Tenho pena que o concelho não seja mais produtivo na produção de ideias.
que bela ideia.
uma boa oportunidade para o participativo e activo tecido empresarial local se chegar á frente, e contribuir para a dinamização do Concelho!
(nota-se a ironia?)
Aires.
Gosto da ideia. Mas, tal como todas as boas ideias que surgem para Peniche, esta não pode ser implementada assim do nada. O número de visitantes não ia compensar os custos, pois atualmente, concorde-se ou não, a estratégia é ter um turismo desportivo low cost nos arredores da cidade.
Um dia que se queira valorizar a relação que a cidade tem com o mar num ponto de vista cultural então será mais que oportuno construir este aquário.
Boa noite meus caros!
Descobri este blog numa pesquisa que fiz pelo Google em busca de referências acerca deste tema, visto que sou um dos co-autores do projecto que mereceu a vossa atenção e discussão. Chamo-me Filipe Pereira, sou do Montijo mas tenho muito boas amizades em Peniche, nomeadamente professores, alunos e ex-alunos da ESTM. Ao longo da minha vida, o mundo dos aquários públicos sempre me fascinou, daí ter optado, a dada altura, por fazer voluntariado no Oceanário de Lisboa, um local onde cheguei, efectivamente, a trabalhar e onde me perdi de amores por este tipo de equipamento educativo-cultural.
O projecto do Aquário de Peniche nasceu há quase uma década comigo e mais duas pessoas, Nuno Vasco Rodrigues, Mestre em Biologia Marinha formado na ESTM, e o Dr. João Correia, seu professor e meu amigo pessoal desde os tempos em que trabalhei no Oceanário, onde ele também era funcionário. Juntos temos vindo a desenvolver o projecto e a reunir vários e muitos esforços para que ele se concretize e não seja mais uma grande ideia que não chega a sair do papel.
Deixo-vos a informação que, nas últimas semanas, conseguimos finalmente encontrar investidores que, esperemos, possam permitir que o projecto arranque de vez! Estão a ser preparadas reuniões com essa finalidade, mas entretanto podemos assegurar-vos que estão já do nosso lado a autarquia, desde o primeiro momento de resto, e a ESTM, cujo apoio será importantíssimo, não só nesta fase como, principalmente, assim que as portas se abrirem, uma data que desejamos que chegue depressa!
Vão ao Facebook e procurem-nos lá, aí temos vindo a fazer actualizações permanentes, e sempre que se justifica, relativamente a este assunto...
Boa semana...
E muito obrigado pelo vosso apoio!