terça-feira, agosto 28, 2012

Latejante latido

Quer nos sempre oportunos relatos divulgados por Carlos Alberto Tiago (autor da foto ilustrativa) quer noutros testemunhos soltos que circulam na internet, vai sendo cada vez mais difícil escamotear a problemática dos cães vadios em Peniche. Avançam pelas praias, assolam ao Parque de Campismo e passeiam-se pela cidade, em matilhas de permanente e “visual” reprodução. E não vou sequer aqui repisar a preocupante temática dos cães perigosos, limitando-me a constatar o aumento continuado desta má imagem local.
Diz-se que é a inexistência ou a falta de capacidade dum canil municipal que está na origem deste problema. Outros advogam que é nos bairros degradados da cidade que os cães vadios se acolhem e proliferam.
E esquecemos-nos que cães sem dono, não são propriamente rigorosos no planeamento familiar, e que este problema só poderá agravar-se nos próximos anos, engrossado pelo abandono de muitos outros animais em famílias onde a crise se sobrepõe ao prazer do puxa trela.
Há por isso neste assunto uma incontornável urgência.
A procura de solução para os errantes cães deveria também estar a gerar muitas cãs!

8 contributos:

At 28/8/12 10:33, Blogger jorge saldanha disse...

Concordo com o texto na integra, acrescentando só que o "cãozinho" da foto....não é vadio. Alturas há em que a policia maritima faz falta.

 
At 28/8/12 17:45, Anonymous Anónimo disse...

Isso e dos cães assim como a invasão de gaivotas nos telhados não interessa nada. Tudo o que não meta pranchas e ondas não tem interesse nenhum.

 
At 28/8/12 21:45, Anonymous Anónimo disse...

Onde andam os defensores dos animais da nossa cidade?

 
At 29/8/12 11:56, Anonymous Anónimo disse...

Nunca vejo a Polícia Marítima na praia. Por isso são destruídas dunas, por exemplo. Agora os cães, falta de consideração pelos cidadãos de Peniche e pelos que nos visitam. Mas não há TV, não há problema!

 
At 2/9/12 12:45, Anonymous pedro disse...

a culpa è da cmp por os caes andarem à solta?vai la vai

 
At 2/9/12 23:05, Anonymous Anónimo disse...

Se o problema do abndono dos animais já era grave antes da dita crise imagine-se agora. Isto é uma questão civilizacional: vou de férias, o cão ou o gato tornam-se um empecilho. Durante o resto do ano não se estbeleceram relações de estima entre pessoas e animais? Já faltou mais para abandonarem os próprios filhos.
Chamem a policia maritima.

 
At 5/9/12 20:53, Anonymous Anónimo disse...

A culpa é assunto dos tribunais. Para que servem os regulamentos, os editais e afins se não houver a subsequente ação fiscalizadora e punitiva?

 
At 9/9/12 22:49, Anonymous Anónimo disse...

Ohh Pedro, a CMP tem de zelar pela saúde pública. A CDU, na oposição há 8 anos estava sempre a criticar o executiva da CMP por não haver um canil. Agora, passados 7 anos de governação da CDU na CMP ainda não temos nada, nem uma brigada como antigamente. E esta ahh? A verdade é esta!

 

Enviar um comentário

<< Home