quarta-feira, outubro 11, 2006

Almagreira, praia de uso suspenso.

Foto: Jorge Rosa
A diferença entre a praia da Almagreira e outras centenas de zonas da costa portuguesa semi-selvagens com a arriba em erosão, é que tem areia. E mesmo com areia conheço várias praias de arribas perigosas na costa alentejana, no litoral Oeste e até na Berlenga. Qualquer pedra de meio quilo em queda duma altura de 3 ou 4 metros põe em risco a segurança de quem por lá passa.
Ah, mas na Almagreira ocorreu um acidente no Verão de 2005!
E a partir daí, com a celeridade que se conhece e que a perigosidade impunha, a praia da Almagreira acaba de ser interditada oficialmente pela Portaria 1063/2006 de 26 de Setembro, e pelo período de um ano.
aqui e aqui exprimi a minha opinião sobre esta interdição duma praia (leia-se faixa de costa com areia) que não possui qualquer infraestrutura balnear de apoio.
Continuo sem perceber o que isto significa na prática. Parece que foi colocada sinalética no local, mas que ainda assim a praia continua a ser frequentada. Após leitura da Portaria e do Regulamento do POOC de Alcobaça-Mafra (o que eu não faço por vocês...) concluí que a suspensão, para além da sinalética, implica ainda a publicação de editais. Ui...assim sim. Decerto ninguém mais se aproximará das redondezas. E os turistas, nos longos momentos no nosso país que dedicam à leitura de editais, ficarão muito mais salvaguardados. E convenha-se, sai muito mais económico do que o arame farpado ou uma brigada de 12 vigilantes permanentes.

1 contributos:

At 23/6/07 16:17, Anonymous Anónimo disse...

pois, interditar é preciso, consolidar é desnecessário.

Somos o país mais avançado em regras de papel, regras que não encontram qualquer substância na realidade.

A praia da Almagreira é das mais bonitas de Portugal, merecia ser concessionada de forma a termos direito a ver o pôr do sol mais bonito do concelho enquanto bebíamos umas cervejas e comíamos uns petiscos (apoios de praia).

Mas claro, está em Ferrel e inevitavelmente tem sido desprezada pelos Penicheiros (e valorizada pelos estrangeiros).

Sempre quero ver o que é que o Plano de Urbanização de Ferrel vai prever para aquelas paragens.

 

Enviar um comentário

<< Home