sexta-feira, janeiro 19, 2007

Peniche cidade-feira

São várias as vozes em Peniche que se vangloriam da reformulação da Feira Mensal com a passagem para o novo recinto à entrada da cidade, com melhoria da organização, apresentação e captura de receitas.
Partilho dessa opinião, embora muito me tenha custado a ocupação do campo de jogos da minha infância.
Com a vedação do recinto, parece assim estar garantido uma justa cobrança a todos os comerciantes, sem excepção.
Como previ em Junho último, alguns optam por mesmo assim não pagar e não participam. Muitos deles estão decerto associados à crescente invasão de vendedores ambulantes por vários locais de Peniche.
Veja-se a porta sul do mercado aos sábados, o bairro da Caixa, a lateral do Pavilhão Stella Maris, a rua António Conceição Bento, a Prageira, o Largo de S. Paulo, etc..etc..
Toda o sucesso proclamado com a reconversão da Feira Mensal está assim comprometido, assistindo-se a um crescendo da venda clandestina, indisciplinada, caótica e impune por toda a cidade.
No cômputo geral a cidade de Peniche sai a perder!

9 contributos:

At 20/1/07 09:08, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

Permita-me que discorde. Começa por dizer que com mudança de recinto melhorou a organização, a apresentação e a captura de receitas. E que, portanto, até partilha dessa opinião. Até aí tudo bem. Quanto ao crescendo da venda clandestina (economia subterrânea, que já deitou abaixo um ministro que não sabia fazer contas, recorda-se?) aí estamos a falar de um problema económico que como sabe não é gerado nem solucionado a nível municipal... Abraço

 
At 20/1/07 10:57, Anonymous Anónimo disse...

Então a quem compete fiscalizar?

 
At 21/1/07 13:39, Anonymous Anónimo disse...

A instalação da feira no novo espaço é, quanto a mim, uma excelente solução. Está bem colocada e torna fácil a movimentação de pessoas.
Quanto aos feirantes que por aí circulam cabe, a quem de direito, a sua fiscalização.

 
At 21/1/07 21:11, Anonymous Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não! Pelo que penso a feira está num local muito movimentado, sem espaço para estacionamento automóvel o que provoca o congestionamento da entrada dos portões. Quem disser o contrário é porque vai à feira poucas vezes...

 
At 22/1/07 10:46, Blogger jp disse...

Caro BRC,
Obrigado pelo seu comentário.
Não consegui perceber em que discordamos.
Obviamente que o crescendo da venda ambulante não é gerado a nível municipal, nem a sua solução passa na totalidade pela Autarquia.
Agora a nível local e das consequências que este tipo de comércio clandestino tem para a imagem da cidade e para o turismo que se incentiva, penso que cabe à Autarquia um papel coordenador das várias medidas a implementar no sentido de, no mínimo, disciplinar e regulamentar este tipo de actividade.

Amplexo retribuído
jp

 
At 22/1/07 11:53, Anonymous Anónimo disse...

Continuo a afirmar que a localização da feira é boa e, ao contrário, da anterior a movimentação dentro dela é muito boa. Há momentos de algum congestionamento mas antes era bem pior.
Quanto ao estacionamento automóvel é uma questão da Câmara intervir e fazer o seu ordenamento. Há muito espaço, junto da feira, que poderá ser viabilizado para o efeito.

 
At 22/1/07 13:03, Blogger jp disse...

Parece-me não existirem dúvidas de que a feira teria de sair do Campo da Torre. Se o local escolhido foi ou não o mais adequado, confesso que também guardo as minhas dúvidas. Coloquei-as no momento oportuno e confesso que tive dificuldade em avançar com alternativas.
Já não tenho qualquer dúvida de que se deveria ter aproveitado a relocalização da feira para alterar a sua data para um dia não útil, numa tentativa de valorizar o evento e sobretudo diminuir o elevado absentismo que ela provoca, nomeadamente na indústria local, com perdas tanto para trabalhadores como para empregadores.

 
At 23/1/07 12:05, Anonymous Anónimo disse...

Mas ó Anax e o projecto do Fosso vai à vida? Se se andar a reabilitar para criar estacionamento e depois ir tudo abaixo, de que nos vale? Sera que isto que foi feito foi para dar motivos para que o arranjo não comece?... Tenho pena que assim seja.

 
At 23/1/07 12:32, Anonymous Anónimo disse...

Não acho que se pretenda inviabilizar a reconversão do Fosso e zona envolvente. Quanto a mim, seria muito grave que isso acontecesse. Aquela é mais uma zona de Peniche que precisa de intervenção de forma a embelezar e reabilitar o espaço.
Quanto ao estacionamento, não sou a pessoa indicada para definir locais. Acho que poderiam ser criados alguns lugares mais próximos da feira. Além disso, já existe estacionamento na zona mas, como sabemos, as pessoas se as deixassem até estacionavam dentro da feira!

 

Enviar um comentário

<< Home