terça-feira, janeiro 23, 2007

Somam-se vozes de protesto...

Excerto dum artigo assinado por L. Oliveira na “Voz do Mar” edição Nº 1197, com o título “Uma questão de Saúde Pública”, referindo-se ao bairro de barracas ocupado pela comunidade cigana, na denominada Zona Central da Cidade de Peniche

“...............Eu lembro-me ainda do esforço e investimento feito pela câmara de Peniche da época para acabar com o bairro da Fonte Boa, foi uma alegria para a população de Peniche.
Passados anos os diferentes executivos da nossa câmara deixaram este local chegar a este ponto. O actual executivo camarário não é o único culpado da situação, mas tínhamos a esperança que tivesse vontade política e coragem para resolver esta autêntica desgraça na nossa terra.
Será que nós os penichenses estamos destinados a viver indefinidamente com esta aberração e este perigo?
Será que não há gente nesta terra que tenha a coragem para resolver esta vergonha que só nos desprestigia?
Depois do colapso da nossa indústria principal, a pesca, seria expectável que Peniche tentasse desenvolver o turismo, criando condições para atrair pessoas para visitarem a nossa terra, mas com estes exemplos de degradação ambiental e sanitária, não conseguimos convencer as pessoas a sentirem-se bem onde os próprios residentes estão sujeitos a estes perigos.
Penso que chegou a altura da câmara resolver esta situação e pode, certamente, contar com o apoio de todos os penichenses, porque só prestigiaria a nossa terra.”


Sou totalmente solidário com este protesto!

5 contributos:

At 23/1/07 12:17, Anonymous Anónimo disse...

A zona do acampamento cigano é, sem dúvida, um dos grandes problemas desta cidade. Precisa de solução urgente.
O Oeste tem já uma grande importância turística. Óbidos está a aproveitar todas as possibilidades para se destacar a esse nível. A cidade de Peniche não pode ficar à margem. Uma das suas potencialidades é o turismo mas com zonas sujas e degradadas como aquela não vamos longe! Penso que, como munícipes, temos obrigação de exigir que se encontre essa solução.
A Câmara dispõe de um endereço que poderemos utilizar:cmpeniche@cm-peniche.pt

 
At 23/1/07 17:41, Anonymous Anónimo disse...

Como visitante ocasional de Peniche e deste blogue, deixem-me dizer uma coisa: quando os sucessivos executivos camarários não aproveitam o imenso potencial da muralha de Peniche e do canal que a circunda, quando ignoram o potencial turístico da Fortaleza e quando deixam chegar a ilha do Baleal ao caos a que assistimos no Verão, só podemos concluír uma coisa: o turismo não é, de facto, uma prioridade no Concelho.

 
At 23/1/07 18:02, Blogger Dário Nantes disse...

Peniche tem excelentes condições naturais para se tornar um destino obrigatório de eco férias (eco turismo, porém e por este exemplo como outros centra a sua actividade camararia fora deste ambito. é pena que não se consiga aproveitasr a abertura do IP6 para se conseguir mais e melhor turismo. è uma cidade adiada por falta de visão de quema dirigiu e de quem a dirige.
O porto de pesca, a marina, o baleal, almagreira, cabo carvoeiro, remédios, atouguia da baleia , são exemplos de falata de aproveitamento ecologico e patrimonial. Ao domingo por exemplo, as lojas da cidade fecham sendo sem duvida uma altura a aproveitar o fluxo de gente que vai almoçar a cidade. Parece que a cidade só funciona com as festas de Agosto e todo o resto do ano é pauperrimo em actividades.
Falta dinamismo, mas acima de tudo falata clareza de visão estrategica para o municipio vizinho de Obidos, Lourinhã e Caldas que são exemplos a seguir em algumas matérias.
Algo muito importante a mudar sería tambem a postura dos comerciantes que em simpatia falham muito e se fosse por aí jamais em tempo algum viveria perto de peniche.

 
At 24/1/07 09:27, Blogger jp disse...

Em meu entender de pouco nos adianta lamentar os erros do passado, por muito crassos que sejam.
O que importa é denunciar as situações actuais que contribuem para a nossa inferioridade em termos de imagem turística e de qualidade de vida.
Percebo que esta situação e esta imagem em concreto soltem toda a revolta que existe dentro de nós verdadeiros “Amigos de Peniche” para com as oportunidades perdidas da nossa terra.
Todavia a atitude positiva é denunciar e exigir a mudança.
Agradeço por isso a vossa intervenção, e com o mail sugerido por “anax” irei fazer chegar o link deste post aos responsáveis da CMP.
Duma eventual resposta darei aqui eco.

 
At 24/1/07 21:35, Anonymous Anónimo disse...

Proponho ainda mais alguns mail's, serão talvez mais directos:

presidente@cm-peniche.pt
vice.presidente@cm-peniche.pt
vereadores.ps@cm-peniche.pt
vereadores.psd@cm-peniche.pt

 

Enviar um comentário

<< Home