Onde queremos as festas?
Foi no Conversar em Peniche que fiquei a saber que não é pacífico o local onde se irá realizar a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem este ano.
Com grande admiração minha, que sempre pensei que a localização à entrada da cidade fosse definitiva, vejo que se movem grupos de interesse tendentes a manter essa hipótese e outros a retomar a localização no Campo da Torre, mesmo por cima de toda a recente requalificação da zona.
Com grande admiração minha, que sempre pensei que a localização à entrada da cidade fosse definitiva, vejo que se movem grupos de interesse tendentes a manter essa hipótese e outros a retomar a localização no Campo da Torre, mesmo por cima de toda a recente requalificação da zona.
Reconheço que ambas as hipóteses têm as suas razões, e que quem como eu se tenta ausentar da cidade nesses dias de maior bulício, se deve limitar nas suas considerações.
É por isso que vos dou a palavra e coloquei nova sondagem na barra lateral.
Já votei!
Para que é que serve o arranjo se a área deixar de ser utilizável?
Não sou um adepto incondicional das tradições, embore neste caso me pareça que deva continuar a ser o que era.
Abraço.
Como é que vão conjugar as duas coisas: intervenção paisagística no local e festividades? Vão permitir aquele amontoado de barracas no local por cima do trabalho feito e dinheiro gasto? Ficará o espaço destinado só à festividade religiosa e as vendas, carrinhos e afins vão para o local da feira?
Se a intervenção não teve em conta esta possibilidade, é porque foi mal feita.
Se o problema é o dinheiro gasto na intervenção, mantenho a minha posição inicial, não foi gasto para beneficiar os utentes do espaço? Incluindo aqui, necessariamente, todos os que querem que a festa ali se mantenha.
Sem locais adequados para estacionar, com as vias exageradamente estreitadas dificultando notoriamente a fluidez do trânsito automóvel e agora empurrando a festa para outro local - para não estragar a obra - começo a ter sérias reservas quanto ao que ali se fez.
Oxalá não cheguemos ainda à conclusão que é necessário mais dinheiro para voltar a requalificar o que lá está.
Vim agora de uma reunião promovida pela Junta de Freguesia de S.Pedro sobre esta matéria.
Fiquei a saber que a anterior Câmara pediu aos projectistas que considerassem no arranjo a realizar, a continuidade da realização da Festa naquele espaço bem como estacionamento.
A Actual Câmara ao alterar o piso de saibro para gravilha, impediu que tal acontecesse.
Foi tambem dito nesta reunião que os projectistas vieram a Peniche no Domingo da festa de 2003, para verificarem a sua dimensão, tirando fotografias de vários locais, para darem resposta a essa pretensão.
É preciso dizer também que a festa deveria perder o seu aspecto de feira e mais de divertimento.
Segundo foi dito tambem, foi isso que foi transmitido à Câmara em Junho de 2005, a criação de uma comissão que envolvesse a Paróquia, a Cãmara e a Associação de Comerciantes para se estudar um novo modelo de festa, sem feirantes, porque para esses já há a feira mensal.
Pois eu tambem concordo que a festa seja feita onde sempre foi. Retirá-la dali é matá-la, de certeza. Relativamente á obra feita no campo da torre já se falou em demasia, estava na hora de agir e corrigir. Na ultima assembleia municipal todos "sacudiram a água do capote" relativamente ás responsabilidades pelo projecto. Interessante. Se tivesse ficado alguma coisa de jeito, todos reclamariam os respectivos louros. Não podemos pedir q um arquitecto que nem sabia onde ficava Peniche, que projecte um arranjo urbanistico sem ajuda, sem indicações de técnicos e politicos locais que devem obrigatóriamente de ter conhecimentos que o out-sider não tem. Somos uma terra interessante. Agora depois do dinheirinho lá gasto, já se equaciona a hipótese de gastar mais para melhorar, pois aquilo parece que está inacabado. "Materiais nobres de origem mediterrânica tais como o saibro e o seixo rolado" foi esta a citação do arquitecto autor relativamente ao materiais utilizados e ninguem foi capaz de lhe perguntar se um pouco de calçada à portuguesa não seria bem mais nobre.
E senhores politicos, não se desculpem pois quase todos estavam lá aquando da aprovação, presidente incluido.
A.S.
Foi necessário contratar uns arquitectos XPTO'S para idealizarem aquela " bodega ".
Será que nenhum arquitecto da CMP
conseguiria fazer melhor?
O dinheiro público é mesmo para
"torrar". O que faz isto é os políticos fazerem as obras em função das eleições ...
Um projecto iniciado em 2003 ou antes, tem tudo de ser feito em função das eleições. Comentário só de alguém que não percebe mesmo nada de projectos... =D
Deixem lá o campo da torre sossegado! Eu defendo as tradições por isso também quero o regresso das barracas. Mas não são as da feira, são as que lá havia antes dessas nas quais morava gente humilde, em péssimas condições. Isso é que é tradicional! Estranho é ninguém se mostrar preocupado com a feira da boa viagem e não se fazerem reuniões, não se contestar o cartaz, os artistas, a fraquíssima qualidade e falta de inovação ano após ano de toda aquela feira. Já para não falar nos problemas de congestionamento e insegurança que tráz a Peniche todos os anos. Agora um pouco menos porque não encerra uma artéria importante da cidade nem impede a passagem de veículos de socorro. Relembro só que quando o arquitecto Álvaro Manso e quem o convidou a fazer o projecto fizeram a primeira sessão pública de esclarecimento, a presença de público foi muito pequena e ninguém se manifestou quando ele por duas vezes chamou ilha a Peniche. Nem quando falou nos materiais. no saibro que no verão faz pó e no inverno faz lama, no seixo que por mais que me desmintam permite que cresçam infestantes, é ir lá e ver...se era para a feira voltar era deixar estar o campo da torre como estava. Tal como antes parece uma obra inacabada. Não estava muito pior do que agora.
Parece-me que o assunto da festa está encerrado. Pelo menos, a julgar pelas movimentações de feirantes e PSP esta manhã junto ao antigo campo do GDP.
Por outro lado, é patente pelo teor dos comentários que o campo da torre não é um assunto encerrado.
Nem o facto de não ter havido participação pública em momento anterior é impeditivo das pessoas manifestarem, a todo o momento, o que entendem relativamente a essa obra. É sabido e público que em discussões públicas de projectos desta natureza, tal como sucede em discussões de outro tipo de planos, caso dos PDM's, os seus assíduos frequentadores são o lobby da construção civil. O que não significa que os restantes munícipes não tenham opinião sobre os assuntos. Era só o que faltava.
O post foi alterado:
As referências à Festa da Boa Viagem, neste post e na sondagem na barra lateral, foram alteradas para a mais correcta designação de Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, após atento reparo de leitora que prezo.
Assim se respeitam condignamente as origens e motivos desta tradição penicheira, ao mesmo tempo que se contrariam algumas propensões mais preguiçosas.
Quanto à discussão em si, parece-me passível de se dividir em duas questões.
Primeiro que tipo de Festa se pretende (no que se refere a incluir ou não a vertente feira) e só depois qual o melhor local para a realizar.
Se a opção for incluir feira, então só a Entrada da cidade parece capaz de acomodar todo o certame uma vez que o Campo da Torre se tornou mais limitado.
Se se optar por um recinto de Festa baseado na diversão, então talvez o Campo da Torre esteja tradicionalmente mais bem colocado e fosse de repensar a retoma deste local.
Deus da nozes a quem não tem dentes, lamentável, que numa terra tao pequena, ninguém se consiga entender, para que é que servem as palavras a 7$50 nas reuniões se não sao capazes de comunicar e muito menos trocar ideias, é de não esquecer, que sejam da direita esquerda, ou raios que partam que antes de tudo, trata-se da nossa terra, vivemos todos la dentro, por isso deixem de uma vez para sempre os ORGULHOS de parte e TRABALHEM JUNTOS a historia do campo da torre é como as outras um passo em frente e 10 para traz, foram-se
Tenham dó!!!
Na Nazaré é que se diz: "gosto de festas é no sítio!"
Por mim fazia-se tudo na Lourinhã, ahahah!
Eu gostava que a festa de nossa senhora da boa viagem fosse feita no campo da torre tal como acontece todos os anos mas por motivos profissionais infelizmente não é possível ver a festa no campo da torre.E também gostava que a feira internacional de artesanato fosse feita na fortaleza de peniche ou então no local onde é actualmente no recinto dos bombeiros voluntários de peniche.obrigada/o.