Maurice Boitel
 Foi por mero acaso que em Outubro de 2006 tomei conhecimento da curiosa história dum quadro do pintor francês Maurice Boitel.
Foi por mero acaso que em Outubro de 2006 tomei conhecimento da curiosa história dum quadro do pintor francês Maurice Boitel.Ao "googlar" o pintor, apercebi-me da sua não menos curiosa passagem por Peniche em 1966.
Tal deveu-se a ter sido galardoado com o prémio Francis Smith, que consistiu precisamente numa estadia em Peniche, Óbidos e Lisboa, oferecida pelo Governo Português.
Na sequência desse post, fui contactado pela associação de amigos de Maurice Boitel, que simpaticamente me disponibilizou uma foto duma obra do consagrado pintor, referente à sua passagem por Peniche, que também publiquei.
Fiquei ainda a saber que nessa estadia o pintor escolheu passar a maior parte do tempo em Peniche, tendo acabado por trazer a família, prolongando o tempo estipulado.
Foi cá que um dos seus filhos, que mais tarde se tornou paleontólogo, dedicou grande parte do tempo a estudar as amonites e belemnites.
A mesma Associação deu-me agora conta da morte do pintor, no passado dia 11 de Agosto.
De alguma forma Maurice Boitel também era um Amigo de Peniche.
    
    

Onde se pode ver este e outros trabalhos de Maurice Boitel da passagem por Peniche e Obidos?