quarta-feira, setembro 05, 2007

Direito à aprendizagem histórica

Não sei precisar o seu início, mas lembro-me que há mais de 40 anos existia na zona da Fonte Boa um bairro clandestino de barracas e casebres que constituía uma autêntica mancha social para Peniche. Após a leitura de mais um dos imperdíveis artigos de Fernando Engenheiro n’ “A Voz do Mar” pude precisar que a demolição desse bairro ocorreu em 1982, com o realojamento dos seus moradores no bairro Peniche III, actualmente designado por Arco-Íris. Devido a esta inclusão habitacional maciça o bairro rapidamente se degradou, sendo foco de graves problemas sociais que motivaram um extenso programa de reabilitação iniciado em 1997, e que obteve relativo sucesso.
A escassos metros da zona onde existia esse bairro, formou-se na última década um novo bairro clandestino, na sua maioria com moradores de etnia cigana e cuja lotação não pára de aumentar.
Apesar de todas as denúncias, ainda nem sequer são visíveis medidas concretas para suster a situação actual.
Só depois se começará a contar mais 40 anos....

3 contributos:

At 5/9/07 20:53, Anonymous Anónimo disse...

Ouvi dizer e ressalvo que ouvi dizer que as barracas no interior têm paredes de tijolo e pavimento de cerâmica. Continuam com tábuas no exterior, pois não lhes dão licença para ali construir outro tipo de habitação.
O acampamento cigano é uma das nódoas negras de Peniche e que precisa urgentemente de resolução. É inadmissível, nos dias de hoje e numa cidade que se quer virada para o turismo, uma degradação daquelas numa zona já central da cidade. Caramba, há dinheiro para tanta coisa e não se arranja nenhum para resolver este problema?

 
At 6/9/07 10:59, Anonymous Anónimo disse...

Os ciganos sao sempre as vitimas, os nossos avos iam para o mar para alimentar as suas familias, arriscavam a vida sem GPS nem radares etc, foram que eles construiram Peniche, alguem lhes deu casas? uma ova, tinham de as construir ou alugar, porque naquela altura haviam bem poucas.
Os nossos avos trabalhavam bastante e mesmo assim havia muita fome sobretudo no inverno, hoje os ciganos exigem, querem, o que é que eles trazem ou fazem de positivo para Peniche? os nossos avos nao roubavam nem pediam tinham dignidade!
Perguntem aos ciganos se sabem o que é comer sopas de pao com café para matar a fome? naquela altura nao havia obesidade!!!!

 
At 6/9/07 15:06, Anonymous Anónimo disse...

Todos os factos descritos anteriormente são apenas pequenos grãos de areia do que é, mas essencialmente das actividades que pratica a comunidade cigana cá residente. Claro que a força policial (se assim pode ser chamada) pauta-se por uma omissão de forma continuada perante tudo isto. Loucos somos todos nós, que financiamos todas as regalias que eles usufruem.

 

Enviar um comentário

<< Home