segunda-feira, outubro 23, 2006

Maurice Boitel

Gosto desta natureza morta de Maurice Boitel.
Trata-se dum pintor francês contemporâneo, nascido em 1919, de obra consagrada e muito premiado.
Este quadro em particular data de 1954 e tem uma história atribulada. Em 1965 foi exposto numa galeria em Copenhaga onde foi vendido. O responsável pela galeria nunca pagou a obra ao seu autor. O caso foi julgado em tribunal durante o ano de 1966, tendo o acusado sido condenado à revelia, após ter fugido para a Califórnia. O quadro entretanto desapareceu.
Só no mês passado, 41 anos volvidos, o quadro é encontrado por um neto do pintor, durante uma pesquisa num site de venda de arte na internet.
Numa operação conjunta da polícia francesa e dinamarquesa a obra foi recuperada no príncipio deste mês e devolvida ao autor.
Parece que o pintor não assistiu a todo o julgamento de 1966 e que, por duas razões, não acusou muito a perda desta obra de tamanha beleza. Primeiro porque nesse mesmo ano foi galardoado com o prémio Francis Smith. Segundo porque se encontava no gozo desse mesmo prémio que constou duma estadia em Peniche.

1 contributos:

At 24/10/06 09:52, Blogger xf disse...

Bela pintura!
Pois entre estar em tribunal ou a disfrutar umas férias em Peniche, compreende-se a decisão do pintor... Não deiva estar nevoeiro por essa altura! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home