domingo, outubro 21, 2007

Algum sucesso pedonal

Conforme aqui tenho noticiado, sou desde a primeira hora um fã incondicional do novo parque verde na Avenida Monsenhor Bastos.
Considero que Peniche há muito tinha necessidade duma zona de lazer pedonal como esta, e a grande afluência de munícipes é demonstrativa da rápida aceitação deste tipo de espaços, o que demonstra que a vertente pedonal do lazer tem cada vez mais procura e deve ser incrementada.
Esteticamente não tenho dúvidas que a opção pela relva, em detrimento do prado de sequeiro constante no projecto inicial, e que tanta discussão tem causado nos meandros políticos locais, é por demais válida. São os encargos daí decorrentes que devem ser discutidos de modo a serem minimizados.
Há contudo uma lacuna flagrante nesta obra que atempadamente tive oportunidade de comunicar, e de que não se vislumbra solução em marcha. O difícil acesso pedonal à zona não permite uma aproximação segura, obrigando à travessia de vias com duas faixas, onde o trânsito circula a velocidade elevada, sem que exista no mínimo uma passagem de peões.
Hoje tive oportunidade de verificar situações perigosas de famílias, crianças, bicicletas, idosos, a arriscar a travessia criando algumas situações melindrosas.
Não admira por isso que a maior parte dos utentes deste parque se desloque até ele de automóvel, como demonstra a lotada zona de estacionamento.
Se o objectivo era difundir a saudável opção pedonal, os penicheiros aderiram mas, por segurança, vão até lá...de carro!

5 contributos:

At 22/10/07 00:27, Blogger FGV disse...

Bem observado, tive oportunidade de constatar isso mesmo, o sítio mais seguro para passar vindo de Peniche de Cima é ir até á zona do Parque de campismo e passar pelo tunel, de resto é perigoso.

 
At 22/10/07 08:53, Anonymous Anónimo disse...

Penso que as autoridades locais têm de intervir no sentido de acautelarem a segurança das pessoas. Os custos não deverão ser assim tão elevados.
Espero é que não aconteça nenhum acidente para depois se apressarem a solucionar o problema!

 
At 25/10/07 14:50, Anonymous Anónimo disse...

A relva em vez do prado de sequeiro é para si muito mais válida, quem ainda não se preocupa com questões ambientais fala assim... concordo com muita coisa neste blog mas isto nem pensar, já tivemos provas que bastam que a água é um recurso a poupar, lembra-se da barragem vazia? imagino o dinheiro que devem gastar a regar aquela relva! ahhh mas fica bem à vista!!! agora percebo! isso é mais importante! ihihih um dia pode ser que mude de opinião! talvez...

 
At 16/2/08 21:30, Anonymous Anónimo disse...

Pois, 1000 euros dia em água! Não acha que o seu dinheiro podia ser gasto de melhor forma? Para já não falar do desbaratar de um recurso escasso.

Quanto ao percurso pedonal, é melhor que nada....mas acabar numa fábrica de óleo de peixe malcheirosa...convenhamos que não será o destino mais apelativo.

 
At 12/10/09 22:26, Anonymous Anónimo disse...

Pois bem questões ambientais?Dinheiro gasto em água...Pelo menos sabemos para onde este foi, pois muita coisa terá de mudar em questões ambientais e na gestão do dinheiro gasto pelo municipio não acha?Eu concordo com o projecto feito para a nossa cidade sem dúvida de que foi uma mais valia.Só tem mesmo o problema do acesso pedonal, mas deixo aqui uma alternativa que seria muito vantajosa para nós e para os nossos visitantes, que seria fazer pontes de passagem para a zona pedonal, sem termos de nos preocupar com o tráfego, e estes em contrapartida sem terem de se preocuopar com os peões.Deixo também uma achega para si, caro anónimo, em vez de deixar comentários de maldizer, deixe comentários, projectos, ideias, para o desenvolvimento da nossa cidade, seria bem melhor não?
Teremos todos nós de lutar pelos nossos interesses e bem estar!
Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home