Let's go Wave Roller
O aproveitamento da energia das ondas, na zona de Peniche, está a ser estudado em profundidade.
Fruto duma pareceria entre a portuguesa Eneólica (Grupo Lena) e a finlandesa AW-Energy, e com base em tecnologia pioneira instalada no fundo do mar, junto à praia da Almagreira, o projecto pretende evoluir para a exploração comercial, já no fim de 2009, com uma potência instalada de 1 megawatt.
As condições naturais da costa portuguesa, as tarifas especiais estabelecidas para este tipo de energia e a existência de capacidade tecnológica específica tornam Portugal, e Peniche em particular, uma zona sobremaneira interessante para este tipo de tecnologia.
Ora aqui está um domínio a acolher em pleno!
O que é facto é que Peniche está cada vez mais a assumir-se como o "cluster das ondas". Já não é só o surf. Agora são também as ondas como fonte de energia. Segundo li, se esta experiência resultar, o consórcio explorador pondera mesmo instalar em Peniche meios para produzir em maior escala este tipo de tecnologia. Isso implica a criação de novos empregos e sobretudo a criação de empregos altamente especializados. Um novo tipo de população que Peniche e a sua depauperada economia tanto precisa.
É a confirmação de tudo o que já aqui se falou. Há que saber aproveitar muito bem esta oportunidade.
Tem de ser este o caminho. O preço dos combustíveis e os custos ambientais a isso obrigam.
Sobre este assunto convido-vos a visitarem o site da rede ECOS, da qual o Município de Peniche é membro fundador.
http://projecto-ecos.blogspot.com/
Cumprimentos,
VCR