quinta-feira, setembro 16, 2010

Workshop de “Sedimentação Orgânica e Carbonatada do Paleozóico ao Recente”

Está a decorrer,nos dias 15 e 16 de Setembro, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche um Workshop subordinado ao tema “Sedimentação Orgânica e Carbonatada do Paleozóico ao Recente”.
Este evento, insere-se no âmbito do projecto: PTDC / CTE-GIX / 098968 / 2008 High resolution stratigraphy of the power jurassic organic-rich marine series in the Lusitanian Basic.
De referir que a Península de Peniche, nomeadamente a zona da Ponta do Trovão, é unanimemente considerada pela comunidade cientifica internacional como possuindo o melhor registo a nível mundial da transição entre os intervalos Pliensbaquiano-Toarciano (andares do jurássico). Este local está em vias de classificação como Estratotipo de limite entre aqueles dois andares (GSSP do Toarciano) pela Comissão Internacional de Estratigrafia, organismo pertencente à Intertional Union of Geological Sciences (IUGS) e tutelado pela Unesco.

(Fonte: Câmara Municipal de Peniche)

3 contributos:

At 16/9/10 15:17, Blogger FGV disse...

São iniciativas deveras interessantes e importantes, que duas dúzias de conhecedores da matéria por certo analisarão, eu não sou conhecedor desta matéria, mas penso que se deve referir que o interesse da Ponta do Trovão em termos geológicos deve ser a facilidade aqui existente em ser "lida" a evolução terrestre. Penso eu, que sou ignorante nesta matéria.
Acho no entanto que deveria ser indicada no local por Placas Indicativas o interesse e a documentação cientifica (ainda que por termos mais acessíveis às pessoas comuns) e ainda ser feita alguma protecção e caminhos em madeira.
Tenho a certeza que mesmo em termos de "turismo cientifico" tínhamos a lucrar.

 
At 16/9/10 19:08, Blogger jp disse...

Eu diria tratar-se dum inteligente contributo.
A comunidade científica, essa já estará sensibilizada para a preservação desses locais.
Agora estou completamento de acordo que a forma ideal para incutir maior sentido de preservação aos leigos, passa por dotar aquele e outros espaços do litoral penicheiro, que se revestem de grande interesse geológico e biológico, de informações, infra-estruturas, caminhos restritivos e acessibilidades adequadas de forma a evidenciar e sensibilizar para a importância e o cuidado a ter naquelas zonas.
E estou certo que isso entrosaria particularmente bem neste turismo penicheiro, balançado ao mar.

 
At 19/9/10 15:07, Blogger Amigo que gosta de Peniche disse...

Subscrevo em absoluto os 2 anteriores comentários. Em nome de um turismo que preserva e valoriza contribuindo para o crescimento da comunidade no seu todo.

 

Enviar um comentário

<< Home