sexta-feira, março 04, 2011

Lá vai cachão....

Apesar das ondas e das vagas, ainda há quem teime em ver claro, como em águas cristalinas.

3 contributos:

At 5/3/11 13:02, Anonymous Anónimo disse...

Peniche é capital do Mar! O surf pode ser uma componente, tal como outros desportos náuticos. Em relação aos pequenos negócios que se criaram, alguns são mantidos ilegais e outros provocam dores de cabeça aos vizinhos. Tem de haver controlo. As rendas e a pesca também apareceram no spot de promoção da nova superfície comercial. Não podemos viver do ar durante o ano e depois apenas numa semana vivemos das alegrias daqueles que participam no campeonato do mundo de surf. Pode ser uma componente, sim, mas existem mais vertentes ligadas ao mar que nos podem ajudar. Temos de abrir horizontes!

 
At 8/3/11 19:08, Anonymous Anónimo disse...

A etapa do Camp. do Mundo de surf realiza-se há 2 anos. Os pequenos negócios ligados ao surf, existem, alguns deles, há perto ou mais de 20 anos.
O surf é uma realidade natural ( PENICHE TEM AS MELHORES CONDIÇÕES NATURAIS EM PORTUGAL PARA A PRÁTICA DO SURF, TANTO NA INICIAÇÃO, COMO NA ALTA COMPETIÇÃO(SUPERTUBOS) há bastantes anos. A maioria das pessoas tomou conhecimento desta realidade com toda a mediatização em torno deste grande acontecimento. A Ericeira pode ser reserva mundial do surf, mas provavelmente, trocaria essa designação de markting, pela realização nas suas praias da etapa que se realiza em Peniche. Se querem saber algo mais aprofundado em relação ao surf em Portugal e Peniche, recomendo que comprem o livro " Histórias do surf em Portugal - as origens " com coordenação de João Moraes Rocha, aí encontramos muitos relatos e factos históricos do inicio do surf em Peniche. Como exemplo refiro o primeiro campeonato INTERNACIONAL realizado em Portugal, foi na nossa terra - PENICHE, em Novembro de 1977. A Campeonato de surf não interfere com as centenas de outras "coisas" que não há em Peniche. Julgo que a CMP não tem uma despesa assim tão grande com o Campeonato. O campeonato é grandemente suportado pela RIP Curl, Turismo de Portugal(bastante investimento), TMN. E mesmo que tivesse, quantas autarquias gostariam de ter uma etapa do Camp. Mund. de Surf, que se realiza só em 11 locais do planeta Terra. Não sou apoiante,nem votante e não gosto do estilo mediático/espalhafatoso que o nosso
presidente por vezes tem, mas considero que tem visão para acolher e perceber a grandeza deste tipo de eventos, se este evento fosse apresentado ao seu antecessor acredito que não se tinha realizado nada.
Falta dinamizar e proporcionar aos miúdos da nossa terra a prática organizada e com competição do surf.Com as condições naturais que temos, temos obrigação de ter muita gente a praticar e consequentemente os campeões aparecem. No meu ponto de vista é aqui que reside a maior falha. De quem? CMP, antigos praticantes que não souberam ou quiseram criar um clube?. Responda quem souber, e na certa não é uma resposta fácil e singela.

MHB

 
At 9/3/11 11:20, Anonymous José Miguel Nunes (JMN) disse...

Caro MHB

Concordo na generalidade com o seu comentário, no entanto permita-me algumas considerações para melhor enquadrarmos esta temática:

- “A etapa do Camp. do Mundo de surf realiza-se há 2 anos. Os pequenos negócios ligados ao surf, existem, alguns deles, há perto ou mais de 20 anos.” - verdade, mas não se esqueça que há vinte anos (mais coisa menos coisa) foi o primeiro campeonato em Portugal a contar para um ranking europeu (o início dos Rip Curl em Peniche – 1988/EPSA), lembra-se?

- “A Ericeira pode ser reserva mundial do surf, mas provavelmente, trocaria essa designação de markting, pela realização nas suas praias da etapa que se realiza em Peniche.” - esta designação não implica só uma questão de marketing, vai muito mais além, nomeadamente na preservação ambiental, já agora em termos de marketing eles estão muito à nossa frente.

- “…se este evento fosse apresentado ao seu antecessor acredito que não se tinha realizado nada.” - concordo plenamente, mas não basta fazer o campeonato, é preciso tirar dividendos dele e das empresas que o utilizam para se promover, e aplicá-los em prol do surf e dos surfistas de Peniche.

- “Falta dinamizar e proporcionar aos miúdos da nossa terra a prática organizada e com competição do surf.”, - concordo, mas isso não se consegue, quando por exemplo, numa escola de Peniche o Surf que estava inserido no desporto escolar foi retirado porque tinha inscrições demais em detrimento das outras modalidades.

- “…antigos praticantes que não souberam ou quiseram criar um clube?, deve referir-se àqueles que estiveram na criação de antigos clubes, na altura em que o surf e os surfistas eram bastante mal vistos no seio da sociedade, não tinham apoio de ninguém, em suma não era “in” como agora fazer surf, lembra-se concerteza dessa altura, então só para o elucidar, foram alguns desses antigos praticantes que estiveram na génese do actual clube, e alguns desses antigos praticantes fazem parte da actual direcção do clube.

Melhores cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home