quinta-feira, março 10, 2011

Tendente sensaboria

O encerramento recente do Restaurante Tempero do Mar, em Peniche, em contra-corrente com as crescentes críticas positivas que vinha a granjear na imprensa e fóruns da especialidade, não pode deixar de merecer uma reflexão.
Até porque o projecto facilmente perdurará noutro local.
A excelente e deslumbrante cozinha desenvolvida, a valorização de ingredientes regionais, a componente cultural dada ao projecto e até mesmo o cordial atendimento cumprem as expectativas do cliente mais exigente, em qualquer parte do país.
Foi Peniche que falhou, rendido que está à trupe do grelhado de viveiro e da caldeirada de batata, mais a alegre passeata pelo passeio da avenida, que a roulotte, está já ali ao fundo...
É este o potencial gastronómico a que estamos condenados?

16 contributos:

At 10/3/11 10:50, Anonymous Anónimo disse...

e esperavam milagres?
ou acham que o pessoal tem guito para sustentar projectos de "vanguarda culinária"?
Miguel Tiago

 
At 10/3/11 11:14, Anonymous pb disse...

É.

 
At 10/3/11 16:10, Blogger Manuel Leonardo disse...

Espero que o estacionamento das rolotes ja esteja equacionado junto das muralhas do fosso.
O espetaclo carnavalesco das rolotes nao se deve tolerar.Diz-se que se quer Turismo de qualidade em Peniche mas nada se tem feito para se tornar realidade.Deve-se rapidamente localizar um parque para estacionamento de rolotes em que sera delimitado o tempo de cada permanencia e pago, porque nao ?.
Quando se fazem comentarios : ou acham que o pessoal tem guito para sustentar projectos de " vanguarda culinaria" , esperam milagres?
Deve se por a mao na consciencia e perguntarmos a nos proprios :
o que e que eu tenho ajudado a fazer para que em Peniche se realizem
" milagres "
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 10/3/11 18:21, Anonymous Anónimo disse...

Para alem da falta de dinheiro generalizada no Pais, a cada vez mais notavel falta de gosto pela nossa cozinha por parte dos Portugueses, leva a que sitios com qualidade sejam forcados a fechar. Juntando a estes dois fatores o facto de que quem tem tudo legal, e fiscalizado semanalmente, e quem nada de legal tem,raramente sofre uma fiscalizacao!!!! Em fim, e uma pena mas e isto que o Estado Portugues esta a fazer com tudo o que sao pequenas empresas que dao trabalho a muita gente!!!!

 
At 10/3/11 22:34, Anonymous Anónimo disse...

Este tipo de restaurantes tem muito
poucas hipóteses de sobreviver numa terra pequena, onde há meia dúzia de pessoas com algum dinheiro. Muito prato e pouca comida, é uma moda que nas grandes cidades resulta porque é moda, vão para vêr e serem vistos, de seguida saem e vão à Portugália comer um bom bife com batatas fritas ...

 
At 11/3/11 11:51, Anonymous Anónimo disse...

O "Homem que fala só" soma e segue!

Agora como aparente defensor da "Nouvelle Cousine"!

Só lhe falta acrescentar que a culpa do fracasso deste negócio foi do Presidente da CM Peniche!

O fracasso foi facilmente previsivel tendo em conta a clara inexistência de mercado local para este tipo de alternativas gastronómicas, que poderia ter sido observado com a natural realização dum simples estudo de mercado.

Sobre "pôr a mão na consciência", tenho que lhe dizer o seguinte: depois de ler algumas das baboseiras e alarvidades vindas de si, pergunto-lhe o mesmo:
Além da ofensa e má educação permanentes (para não falar do assassinio sistemático da Lingua Portuguesa), o que é que o Sr. tem feito por Peniche?

Miguel Tiago

 
At 11/3/11 18:10, Anonymous pb disse...

"Este tipo de restaurantes tem muito
poucas hipóteses de sobreviver numa terra pequena, onde há meia dúzia de pessoas com algum dinheiro".

Não podia estar mais eganado, o anónimo das 22h34. A tendência neste tipo de restaurantes, de cozinha "de autor", é cada vez mais deslocar-se até junto da matéria prima. E a matéria prima (seja peixe ou carne)está regra geral nas tais terras pequenas. Se quiser, dou-lhe vários exemplos de sucesso no nosso país.
De facto, não há nessas terras público suficiente para garantir a sobrevivência do negócio, pelo que o trabalho seguinte é conseguir notoriedade suficiente para atraír clientela de fora.
Era nesse ponto que o Tempero de Mar estava. Começava agora a ter boas críticas nos meios da especialidade. Mais e mais pessoas começavam agora a deslocar-se a Peniche propositadamente para lá comer.
O timing para fechar não podia ter sido pior. Se o fizeram foi porque não tinham outra saída. Eu tenho muita pena. E não haja dúvidas que é acima de tudo uma grande perda para a cidade.
Por último, é um tipo de cozinha diferente da tradicional, sem dúvida. Não é melhor nem pior e tem o seu mercado. Quem gosta vai, quem não gosta não vai, simples.
Críticas azedas sem conhecimento de causa só revelam o tradicional provincianismo e inveja lusitanos.

 
At 11/3/11 23:22, Anonymous pedro disse...

o miguel tiago ate que enfim que apareçe um comentario assim sem ser o meu.parabens.

salvem isto salvem aquilo que eu fujo para o canada

salvem PENICHE DESTA SR E SEREMOS TODOS SALVOS

PEDRO PENICHE PORTUGAL

 
At 12/3/11 00:21, Anonymous Anónimo disse...

Depois do comentario PB as 18.10 esta tudo dito!Infelizmente ha quem nao saiba apreciar o que ha de bom...

 
At 15/3/11 08:54, Blogger Manuel Leonardo disse...

Andei procurando e não encontrei
.Nos deputados da Assembleia Municipal de Peniche
Nos vereadores da Camara Municipal de Peniche
Nos jornais da regiao Oeste
Nos blogues principais da regiao do Oeste
Nos comentarios dos diversos Jornais diarios
ou semanais
No msn.com
No Googles.com
no vozlusitana.com
Todos assinados com nome de
Manuel Joaquim Leonardo
ou manueldepeniche
ou manuel joaquim leonardo vancouver canada
e outros mais procure no meu blogue e vera mais completos
Em todos estas diversas publicacoes podera ver o que escrevo e como escrevo
quase sempre em defesa da minha peniche
No vergonhoso Hospital de Peniche nao vi nada
Na Etar , nas pescas I nas vergonhosas areias contaminadas idem , idem
Nao vi nada escrito com o nome Tiago Miguel

Nas reunioes da camara ou Assembleias de Peniche que durante o ano costumo assistir durante os 5 / 6 meses que passo em Peniche e em que muitas das vezes e cortada a minha palavra nao estando a ofender alguem , parece-me que nunca se cruzou comigo

Quanto dizer me que le as minhas baboseiras e alarvidades e um cumprimento que aprecio

Como Doutorado com a 4- Classe com Distincao em Lisboa no ano de 1941 e Doutoramento Honorario na Universidade da Vida parece me que sou digno de mais respeito embora eu nao respeite ninguem.

Se eu um dia por qualquer motivo desaparecer acidentalmente o meu amigo de Peniche ,Pedro sera um dos primeiros a ser apresentado a Justica pois aprendendo mal a licao , constantemente diz :
Salvem Peniche deste Sr. e Seremos todos Salvos .

Com as mais socializantes e respeitosas saudacoes sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
fielamigodepeniche.blogspot.com

Salvem o porto de pescas ludicas e turristicas de Peniche ,Reparem a ETAR ,livrem -nos das areias contaminadas do Fosso das Muralhas , retirem as aguas poluidas da Cidade que estao a desaguar para o Fosso do Baluarte . Encaminhem os esgotos que estao a ser servidos por mais de mil pessoas na area de Nossa Senhora dos Remedios para a ETAR, Salvem o Baleal , salvem Peniche e Sereis Salvos

 
At 15/3/11 11:03, Anonymous pedro disse...

apresentado a justiça?porque?estou cheio de medo.aprendendo mal a liçao?voçe nao me conhece de lado algum diz aquilo que quer sobre as outras pessoas.quem diz o que quer como ainda vivemos num pais mais ou menos livre tambem tem que ouvir o que nao quer.

SALVEM PENICHE DESTE SR E SEREMOS TODOS SALVOS

PEDRO PENICHE PORTUGAL

 
At 15/3/11 11:15, Anonymous pedro disse...

ps:ja agora sr manuel nao sou seu amigo de lado nenhum e respondendo ao seu comentario se eu deseparecer o sr sera o primeiro a ser chamado a justiça gosta?

SALVEM PENICHE DESTE SENHOR E SEREMOS TODOS SALVOS

PEDRO PENICHE PORTUGAL

 
At 15/3/11 21:39, Blogger Manuel Leonardo disse...

Voltando a vaca fria .
Localizacao do futuro parque de rolotes em Peniche

Mesmo a saida de Peniche na primeira rotunda circular ,quando se corta para o Casal da Vala , Consolacao ,Sao Bernardino etc ,etc podera ser edificado o Futuro Parque das rolotes
Numa situacao previligiada pois ficara proximo da praia do Molhe Leste , tendo a Norte o rio de Sao Domingos a sul os Medoes e a Praia Super Tubos .
A Norte terao umas hortazinhas que em caso de necessidade poderao desenrascar umas refeicoes vegetarianas , ou a sua eliminacao total caso do futuro parque seja edificado ao longo da margem Sul do citado rio que trara as suas vantagens pois os detritos humanos e pluviais rapidamente serao enviados para o Rio de Sao Domingos .
Poderao dizer- me os meu amigos ecologistas que eu sou um porco sujo mas eu pergunto para onde vao os esgotos do parque de campismo
Sol vilage e vivendas em redor ? e dos diversos navios de passageiros que a pouco e pouco encalharam ao longo dos anos ao Sul da Praia da Alfarrouba e agora formam um agrupamento habitacional que eu nao tenho sabido o nome que dao.
Poderao dizer-me que sao segredos de estado que eu acrescento ,de sitio que estao tao bem guardados que ninguem sabe ou nao quer dizer ....
Ando sempre a dizer o que se deve fazer mas como sempre ninguem ouve aquilo que o " Homem que fala so diz e nao e atendido ".
P. S.
Como aquele terreno esta no territorio administrativo da Freguesia da Atouguia da Baleia talvez seja dificil pois ainda nao esqueci que a fabrica do guano estava localizada no seu territorio e correram com ela para a area administrativa de Peniche
Os lobis homens teem muita forca.
A freguesia de cerneira tem que ser bem escutada mas mais uma vez aqui fica a ideia . A completar para que nao haja mas interpretacoes devera ficar escrito preto no branco que o Parque e temporario sem direitos de usucapioes e a todo o momento disponivel para a remocao das rolotes
Como ja devem de saber de cor a minha ladainha de Peniche completa ,hoje abstenho - me de a dizer para vosso descanco mental.
Sempre ao vosso dispor sou o Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 16/3/11 16:21, Anonymous pedro disse...

bla bla bla bla bla bla

 
At 17/3/11 17:20, Anonymous Anónimo disse...

Mr.Manuel, why don't you keep your mouth shut once and for all. Honestly, you stink.

 
At 18/3/11 00:42, Blogger Manuel Leonardo disse...

Isso queres tu !!!
Pela lei da vida talvez seja eu a morrer primeiro mas eu tento que sejas tu a teres uma pepsia grastrica que segundo a escola de Kos os processos morbosos sao devidos a uma reaccao de desiquilibrio humoral , sendo constituidas por tres fases : a apepsia ,caractizada pelo aparecimento do desiqilibrio , a pepsis , onde a febre , a inflamacao e o puz e derivado a reaccao do corpo e a crisis ou lysis , onde e a eliminacao ,respectivamente brusca ou lenta , dos humores em excesso.
Por tudo isto recomendo-lhe muito cuidado com os humores em excesso que de vez enquanto lhe ofereco gratuitamente .
Num portugues que tento ser mais do que menos correcto
Assino em formula portugues brasileiro a qual me faz cada vez mais confuso , perante Vossa Excia
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 

Enviar um comentário

<< Home