sexta-feira, abril 15, 2011

Rastreio do Cancro da Mama

Assim de repente, ressaltam-me três boas razões para que aqui se promova este Rastreio, a decorrer em Peniche, até ao próximo dia 02 de Junho.
Uma delas é a detecção precoce da doença.
As outras, não vou aqui expô-las...

9 contributos:

At 18/4/11 01:20, Anonymous Anónimo disse...

Como e possivel soar reles e ordinario num assunto tao serio ? Que tipo de pessoa e voce afinal ?

 
At 18/4/11 10:01, Blogger jp disse...

Tal só é possível, de facto, quando o filtro do leitor, conjugado com o seu “tipo de pessoa”, são de tal forma primários que o levam o ver tudo pelo seu abjecto prisma.
Mantenho que a prevenção deste tipo de doença merece toda a divulgação que se lhe possa dar. E é essa a principal causa do post.
A falta duma atempada detecção, conduz muitas vezes à inevitável mastectomia, com todas as mazelas que lhe são inerentes, no que, a meu ver, justifica as duas preocupações extras evocadas.
E por último, embora o cancro seja assunto sério, não tem obrigatoriamente de ser tratado com sisudez, tristeza e em cochicho. Há quem diga que tal até o favorece...

 
At 18/4/11 18:45, Anonymous Anónimo disse...

E quem se acha JP para classificar o prisma de cada um ?o seu comentário para alguém que tenha ficado sem uma ou duas partes de si e ou poderá ser no mínimo pouco simpático . Um pouco de humildade na resposta tinha ficado melhor ...!

 
At 18/4/11 19:06, Blogger jp disse...

A classificação inicial não foi minha, nem humilde, e muito menos simpática.
Por isso me arrogo no pleno direito de avaliar o prisma de quem diz que soo de modo reles e ordinário, quando o que escrevo em nada compromete a minha preocupação e sensibilidade nesta temática.

 
At 18/4/11 22:03, Anonymous Anónimo disse...

JP, não ligues bola...há por aí muita gente sensivelzinha que começa a querer ressurgir.
Daquela gente que quer impôr tudo a todos. Que anseia o regresso do respeitinho, do pensamento único, do vocabulário autorizado e da higienização dos valores e dos costumes. LIBERDADE às palavras, às Ideias, à Língua, aos Valores e à Cultura! Às piadas aos trocadilhos e ao humor. A Liberdade às vezes dói, mas sabe tão bem...

Um abraço

 
At 19/4/11 11:38, Anonymous Anónimo disse...

Não valeria a pena prolongar este trialogo mas não quero deixar a Liberdade em contraponto com o respeito e consideração e ate carinho e cuidado pelo outro . E a liberdade abateu se sobre mim como um raio ????não .
Não tem de ser assim o ser humano e livre mas e social e ser social e ter , dar , partilhar atenção ao , com o outro.
Acredito na desatencao do seu post. Esteja atento aos outros . Não há "movimentações " há pessoas . E há pessoas mutiladas que tem imensas saudades das duas partes que lhes tiraram e que as fazem sentir mais frágeis talvez mesmo menos livres

 
At 19/4/11 17:32, Anonymous Anónimo disse...

Respeito!? Quando usou termos como reles e ordinário...?

Ouviu JP? Eu avisei: "Esteja atento aos próximos posts"!

Parafraseando Diácono Remédios: "Continuai, mas com cuidado."

 
At 20/4/11 13:44, Blogger Manuel Leonardo disse...

Nao tem graca mas se o tema nao fizesse chorar diria que este trialogo como alguem o chamou teria a sua graca perene na redencao da pessoa Tenho infelizmente lidado com pessoas com estes graves problemas mas todas essas pessoas mostram em convivio que querem fazer esquecer tao grave como indesejavel problema para isso portam se como Mulheres ou como dificientes que se mentalizam que haja o que houver a vida continua e querem aproveitar o que ela de melhor lhes pode proporcionar .neste caso penso que quem fez anonimamente este comentario , precisa urgentemente de assistencia medica , de um psicologo seja uma doente ou seja quem estiver traumatizado pelo que sucedeu com algum familiar mas lembrem se que ha sempre no Mundo outro que esta pior do que eu .Quem quer que seja faca por ser sempre mais feliz.
Quanto a acusacao que faz ao JP este blogue quanto a mim e o blogue que tem mais Amor,compreensao , respeitoso ,que mais da sem nada receber que toca em feridas humanas sem ofender , que defende ou acusa subtilmente sem ofender, porque quando se fala a verdade nao se ofende alguem
As melhores felicidades para todos .
Pascoa o melhor possivel
Manuel Joaquim Leonardo

 
At 24/4/11 10:33, Blogger Manuel Leonardo disse...

O meu Conto da Páscoa

Maria Alexa

Sandy é uma jovem mãe solteira . Já nos conhecemos há alguns anos pois Sandy trabalha como ama de companhia de uma Senhora amiga com a qual mantemos relacões amistosas há mais de vinte anos .
Todos nós nos encontramos regularmente num cafe mercearia situado no N- 1683 East 12 Ave. Vancouver B. C. Canada V5N -2A2 e nós conversamos muito sobre diversos assuntos .Ainda há poucas semanas soube que a mae de Sandy se encontrava gravemente doente
Como e natural quando se sabe que alguem esta doente tenta-se se possivel adiantar um pouco para tomar -mos mais conhecimento do possivel sofrimento que o doente possa estar a passar e assim fiquei a saber que a mae de Sandra tinha sido operada a um peito .
Hoje estando no café vejo entrar uma Senhora de pouco mais de cinquenta anos de idade que se sentou numa mesa proxima .
De cor branquinha rosada na qual se podia notar que não estava maquilada algo de estranho me saltou a minha observação, pareceu-me que tinha um so peito grande muito descaido .
Nunca tinha visto aquela Senhora no estabelecimento e achei pouco depois que afinal era pessoa conhecida de alguns dos presentes que entretanto já tinham entabulado conversa e foi com espanto e curiosidade que pelo conversar verifiquei que era mae da Sandy .
E foi de meu proposito que dai a pouco tempo ,já estavamos falando da doenca da Senhora.
E cada vez com mais curiosidade tomei conhecimento da seriedade da sua doenca mas soubretudo ia admirando a maneira descontraida em que me relatava com uma minucia e mostrando -me as partes intimas atingidas pela sua infelicidade . E assim pude ver como a sua mama tinha sido extraida assim como os seus musculos do peito e as ganglias linfaticas da axila , possivel gordura em excesso e pele.
O corte foi feito a frente , nas ganglias e um longo corte tambem nas costas !!!! .
O que entre tantas coisas de uma seriedade impressionante me causou mais emocao foi a maneira risonha despretendida que me dizia as coisas !!!... e eu parecia que estava num sonho terrivel ,continuo , pois dias antes tinha passado por uma situacao quase igual embora com maneira, infelizmente , de ver a vida .muito diferente .
Certamente o Seu Deus e Nossa Senhora que ela tanto ternamente na sua conversacao invoca , certamente vao ajudar a vencer mais esta Batalha
Quando de uma maneira quase indirecta lhe fiz a pergunta para mim muito dificil de lhe indagar, Como ve as suas pespectivas no futuro ?
Vou ficar boa ,dentro das possibilidades mas de qualquer modo vou fazer para gozar a minha vida ,embora com dores possivelmente mas sempre sem complexos .
Voltei a cara para o lado pois algumas lagrimas rebeldes cairam , mostrando a minha fraqueza .
PS.

Esta Senhora já tem um filho há vinte e sete anos paralizado numa cadeira de rodas dentro de casa !!!!! *****

Este conto verdadeiro que hoje sucedeu tomar conhecimehto E uma dedicatoria ao Jorge Paulino que eu não conheco pessoalmente ,em apreco ao seu comentario informativo nos

amigos-de-peniche.blogspot.com , acerca deste tema Rastreio do Cancro da Mama sexta feira dia 15 de Abril de 2011 (Comentarios )

fielamigodepeniche.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home