"Vou primeiro ao Baleal, que é a mais linda praia da terra portuguesa...."
"....e tudo isto muda de cor e se transforma segundo as horas passam. Há momentos em que é doirado, de manhã ou à hora do poente. Há outros em que me sinto abismado em azul e atascado em azul. O movimento das ondas esmorece e acalma. À volta só luz e cor. A costa some-se. Uma apoteose de oiro e verde lá no fundo. Do horizonte à praia corre e cintila a esplêndida estrada do sol. E agora - reparem! reparem! - o mar é verde e o céu perdeu a cor..."
excertos de Os Pescadores de Raul Brandão, Agosto de 1919.
Imagem incrivelmente recente!
Imagem incrivelmente recente!
Ainda ninguém, com alguma responsabilidade política e ou técnica, viu estes"mamarrachos" espalhados pela nossa terra. Na avenida do mar também há um conjunto deste trio maravilhoso.
Depois admiram-se de só termos turismo pé-descalço...
Há que mudar todo o conceito de reciclagem em Peniche. Para mim a recolha dos diferentes tipos de lixo que é reciclável, deveria ter dias certos de recolha junto das nossas casas, com sacos de côres diferentes etc... Outro processo de recolha... Resta saber se o lixo é todo reciclado ou se é só o vidro e o cartão/papelão, estou desconfiado
que os cidadãos fazem a reciclagem e o lixo vai todo para o aterro, excepto vidro e cartão...
Lixo, vidros por todo o lado, estacionamento selvagem, transito (Domingo demorei 1h15 para saír da ilha!). O Baleal está ao abandono.
Ah ah ah! Que cenário ridículo. Isto só demonstra a falência total do sistema: falhou a recolha, falhou o controlo sobre a recolha, falhou a sensibilização, falhou o civismo, falhou a fiscalização, falhou a punição e falharam as prioridades políticas que estão totalmente orientadas para assuntos mais mediáticos. Tanto que daquela foto só conseguem ver a ondinha que está a dar à esquerda do vidrão.
Ainda não há surfe.
O pior é que o mesmo se passa pela cidade e parece não incomodar quem
manda.
Acrescente-se que os comerciantes locais também têm responsabilidade neste "postal" já que o o vidrão estava longe de se encontrar cheio.
São esses mesmos comerciantes que se insurgem contra uma eventual restrição ao acesso automóvel à ilha.
E há que lhes fazer a vontade, não vá algum turista perder este cenário....
Caro JP,
Creio que actualmente, e dado o ponto inacreditável e terceiro-mundista a que se deixou chegar o Baleal, até os comerciantes desejam restrições ao acesso automóvel.
Durante esta semana foram colocados neste local mais 2 contentores, um para embalagens e um para papel. O que é incrível é que o vidrão continua vazio e os sacos pretos iguais aos da foto, cheios de garrafas, continuam a ser largados no chão.
Um caos digno de qualquer País do terceiro mundo.Lixo incluindo garrafas partidas na praia, parqueamento caótico,ruído nocturno,enfim desrespeito total pelos outros e total indiferença das autoridades.
Baleal hoje:Lixo,caos total no transito, parqueamento nos passeios, desrespeito pelos sinais, zonas verdes destruidas, indiferença da policia, esta não é a imagem mais digna para "a mais linda praia da terra Portuguesa".