segunda-feira, setembro 26, 2011

O lobbying ericeirence...

Na passada quinta-feira, o deputado Hélder Sousa e Silva proferiu uma alocução na Assembleia da República sobre a Economia do Mar e o Surf.
O ex-vereador da Câmara Municipal de Mafra chamou a atenção para a importância e o potencial do surf no desenvolvimento e crescimento turístico de Portugal, tendo ainda reconhecido que o intenso trabalho de promoção, e consequente reconhecimento exterior, pouco devem às entidades competentes, nomeadamente ao Turismo de Portugal.
Durante a exposição forma feitas várias referências a ondas e condições excepcionais, à proliferação de Surf Camps e às competições oficiais internacionais, a que assitiu todo o plenário e uma série de individualidades ligadas à Ericeira, única localidade, aliás, que foi referida no citado discurso.
Enquanto por cá vamos discutindo se o Surf merece ou não toda a atenção que lhe damos, a Ericeira lá vai, concertadamente, movendo influências na sua promoção...
A reflectir!

14 contributos:

At 26/9/11 14:43, Anonymous pb disse...

Em Peniche há condições naturais fora de série e uma prova do World Tour e não se faz positivamente mais nada para desenvolver e potenciar a tal de "Capital da Onda".
Na Ericeira há condições naturais excelentes mas não tão boas como em Peniche, há uma prova da "2ª divisão" do surf mundial e há uma autarquia que aposta seriamente no potencial de surf, apoiando a criação da Reserva Mundial, do acesso às praias, das condições nas praias para os surfistas, etc.
A Ericeira trabalha de facto para ser a "Capital da Onda". Peniche tem um campeonato e não faz mais nada. Um dia o campeonato vai-se embora e perdeu-se uma oportunidade única de criar uma marca e um mercado com retorno garantido.

 
At 26/9/11 18:25, Anonymous Anónimo disse...

uma pena...fica provado que quando Peniche teve deputados, tinham outras coisas em mente!
enfim, cada um tem os deputados que merece...

Miguel Tiago

 
At 26/9/11 20:25, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

gosto do contéudo do seu blog e não costumo comentar. Mas vejo que o Sr. Miguel Tiago (??) faz várias críticas e pessoais (mais grave). Tendo em conta, que em outro post rapidamente repreendeu dois comentadores (penso que um Sr. Virgílio e o Sr. Manuel), também acho, para bem da saúde do blog, que faça ainda melhor em relação ao Sr. Miguel Tiago. Em quase todos os post, o Sr. Miguel Tiago, faz comentários desnecessários e tendenciosos (fazendo que seja fácil adivinhar a sua identificação verdadeira mas isso é o menos importante). Em relação a este post apenas tenho a dizer que, na minha modesta opinião, o Surf pode ser uma componente da actividade económica de Peniche mas não serve tudo. E não basta dizer que somos a Capital da Onda. Em 1995 e 2001 e etc já existiam campeonatos normais de surf em Peniche e já existiam surfistas a eleger Peniche como uma "onda cool". Talvez quem esteja a frente dos destinos de Peniche esteja um pouco enganado na estratégia (se é que existe) e daí resulte uma fraca identificação de Peniche como verdadeira Capital da Onda! É a minha opinião!

Cumprimentos,

António R.

 
At 26/9/11 20:39, Anonymous Anónimo disse...

Em relação ao discurso do referido deputado, é interessante ler o
que escreveu Pedro Adão e Silva no
http://ondas.weblog.com.pt/...sobre
esse mesmo discurso... A CMP não faz o trabalho de promoção e apoio que devia...mas os surfistas de agora e os de ontem ainda não conseguiram, por exemplo, criar e desenvolver um clube de surf à séria... O surf já é uma realidade em Peniche a nível de empresas(surfshops, surf camps, escolas de surf)mas falta-lhe a outra parte, que é a prática do surf por muitos miúdos. Em todas os desportos que se praticam ou praticaram em Peniche, os nossos jovens destacam-se pela aptidão natural que possuem para o desporto. No surf não iria ser diferente, falta um clube que dê a todos, de todas as classes sociais, a oportunidade de praticar surf com regularidade e consequente participação em competições nacionais. Todos apontam o dedo ao outro mas os que gostam do surf têm que se organizar e aí sim pôr à prova o apoio da CMP... Estes clubes têm um contra... dão muito trabalho e não dão visibilidade imediata, e por vezes são outros que colhem os louros desse empenho e dedicação, exemplos não faltam em Peniche...

 
At 27/9/11 07:07, Anonymous Anónimo disse...

Sr. Antonio Erre,

eu disse alguma mentira? Ou os deputados que Peniche teve fizeram algo de relevante para o Concelho?
A VERDADE custa a engolir? Temos pena....

Miguel Tiago

 
At 27/9/11 10:40, Blogger jp disse...

É com grande tristeza que constato que as intenções por detrás da publicação deste post, que de certo modo apelavam a um "pacto penicheiro", uma maior colaboração no sentido de se discutir e avançar como novas ideias construtivas para a eficiente promoção local, tenha sido desvirtuado com comentários enviezados que "remam" em sentido totalmente contrário. É por isso que corremos o risco de ser protelados pela Ericeira no que ao Surf respeita, não obstante o esforço de algumas entidades...

 
At 27/9/11 10:43, Blogger Bernardo Ribeiro Costa disse...

Pois. É o prato habitual com batatas.

 
At 27/9/11 10:46, Blogger jp disse...

Quanto à difamatória provocação do sr. Miguel Tiago, vou ignorá-la.
De tão descabida, nada mais merece, nem mesmo que se lhe demonstre o quão falacioso e tendencioso é o seu raciocínio.

 
At 27/9/11 13:05, Anonymous Anónimo disse...

Peço desculpa, acabei de recapacitar e posso com toda a certeza afirmar que os deputados penicheiros lutaram com todas as suas forças para evitar a destruição da frota pesqueira, pela manutenção e apoio ao desnvolvimento das artes tradicionais, pela justa distribuição entre os Estados das famigeradas "quotas", pelo extraordinário plano de apoios á industria conserveira e pela manutenção e reforço da soberania portuguesa na sua Zona Económica Exclusiva!

Os resultados estão á vista: A Pesca em Portugal (em em Peniche, em particular) é um sector que exibe uma pujança e um desenvolvimento nunca vistos!

O meu muito bem haja a todos os que contribuiram para este estado de coisas.

Miguel Tiago.

 
At 27/9/11 14:30, Anonymous Anónimo disse...

..lamentável que se sirvam deste espaço, tão interessante,para verter ódios e problemas mal resolvidos.
espero que o jp não desista por cansaço.
maria

 
At 27/9/11 17:52, Blogger jp disse...

Se a incapacidade para inverter o declínio das pescas foi transversal a todo o país, como é que isso compromete os deputados de Peniche, em particular?
Só mesmo com piruetas demagógicas...

Caro Miguel Tiago, se assim o pretender podemos continuar esta desenquadrada troca de opiniões através do mail do blogue. Gostaria de contrapor as opiniões que por aqui deixou. Embora habituado ao seu estilo provocatório e truculento, o qual por vezes resulta eficaz no sacudir de alguma inércia cívica, quando pisa os terrenos da infâmia perde toda a sua credibilidade. E tal só não me é indiferente porque também, de algum modo, contribui para a perda de credibilidade do blogue.

Acrescento que este blogue continua a funcionar com moderação de comentários e que lido muito mal com o papel de censor, daí este esforço para permitir a liberdade de discussão sem massacrar os outros leitores com estes "revolucionários fait-divers".

Como ofendido, reservei-me o direito de escolher outro local para duelo:
amigosdepeniche@hotmail.com

Faça o favor de escolher as ortografadas armas...

 
At 27/9/11 23:19, Anonymous Anónimo disse...

A Ericeira surpreende pela positiva, o surf está presente na Vila e nas praias dos arredores, mas mais surpreendente é o extremo cuidado nos arranjos dos espaços publicos, nas zonas verdes, nos espaços pedonais, nas ciclovias os exemplos são muitos e não tem comparação possivel com o desleixo por exemplo do Baleal sem uma unica zona verde, lixo acumulado, e o habitual caos no trânsito dentro da ilha.Em vez de ataques politicos seria melhor algum contributo para mudar a actual situação no concelho.

 
At 30/9/11 09:32, Blogger jp disse...

Caro amigo de peniche de cima, cujo contributo não publicarei,

Agradeço a mensagem e sobretudo a compreensão, logo declarada, relativamente à sua não publicação.

Se bem que o tema de base seria passível de discussão e reflexão, a alusão declarada a nomes conhecidos da nossa praça, impede-me de o fazer.

As guerras sobre quem fez e quem não fez não me interessam. Preocupa-me é quem vai fazer o tanto que falta.

Esse deve ser o nosso objectivo máximo.

E aí até podemos, e devemos, ser um pouco mais incisivos nas reenvidicações...

(Não são fáceis os meandros do poder, por muito pequeno que seja o poleiro. E por vezes, apesar de muito esforço e boas intenções, a obra não tem a visibilidade que gostaríamos...)

um abraço

 
At 25/10/11 23:11, Anonymous Anónimo disse...

Peniche está a anos luz da Ericeira, de um lado o extremo cuidado e ordenamento dos espaços do outro o continuo e visivel desleixo dos mesmos.E uma pena que não se aproveite as condições naturais existentes para o surf e nao se seja mais exigente quanto as condições de funcionamento de algumas empresas do sector.Alugar uma vivenda e colocar 30 miudos lá a habitar sem condições não me parece ser a melhor forma de promoção, esperamos que um dia não aconteça uma desgraça qualquer.

 

Enviar um comentário

<< Home