O lobbying ericeirence...
Na passada quinta-feira, o deputado Hélder Sousa e Silva proferiu uma alocução na Assembleia da República sobre a Economia do Mar e o Surf.
O ex-vereador da Câmara Municipal de Mafra chamou a atenção para a importância e o potencial do surf no desenvolvimento e crescimento turístico de Portugal, tendo ainda reconhecido que o intenso trabalho de promoção, e consequente reconhecimento exterior, pouco devem às entidades competentes, nomeadamente ao Turismo de Portugal.
Durante a exposição forma feitas várias referências a ondas e condições excepcionais, à proliferação de Surf Camps e às competições oficiais internacionais, a que assitiu todo o plenário e uma série de individualidades ligadas à Ericeira, única localidade, aliás, que foi referida no citado discurso.
Enquanto por cá vamos discutindo se o Surf merece ou não toda a atenção que lhe damos, a Ericeira lá vai, concertadamente, movendo influências na sua promoção...
A reflectir!
O ex-vereador da Câmara Municipal de Mafra chamou a atenção para a importância e o potencial do surf no desenvolvimento e crescimento turístico de Portugal, tendo ainda reconhecido que o intenso trabalho de promoção, e consequente reconhecimento exterior, pouco devem às entidades competentes, nomeadamente ao Turismo de Portugal.
Durante a exposição forma feitas várias referências a ondas e condições excepcionais, à proliferação de Surf Camps e às competições oficiais internacionais, a que assitiu todo o plenário e uma série de individualidades ligadas à Ericeira, única localidade, aliás, que foi referida no citado discurso.
Enquanto por cá vamos discutindo se o Surf merece ou não toda a atenção que lhe damos, a Ericeira lá vai, concertadamente, movendo influências na sua promoção...
A reflectir!
Em Peniche há condições naturais fora de série e uma prova do World Tour e não se faz positivamente mais nada para desenvolver e potenciar a tal de "Capital da Onda".
Na Ericeira há condições naturais excelentes mas não tão boas como em Peniche, há uma prova da "2ª divisão" do surf mundial e há uma autarquia que aposta seriamente no potencial de surf, apoiando a criação da Reserva Mundial, do acesso às praias, das condições nas praias para os surfistas, etc.
A Ericeira trabalha de facto para ser a "Capital da Onda". Peniche tem um campeonato e não faz mais nada. Um dia o campeonato vai-se embora e perdeu-se uma oportunidade única de criar uma marca e um mercado com retorno garantido.
uma pena...fica provado que quando Peniche teve deputados, tinham outras coisas em mente!
enfim, cada um tem os deputados que merece...
Miguel Tiago
Caro JP,
gosto do contéudo do seu blog e não costumo comentar. Mas vejo que o Sr. Miguel Tiago (??) faz várias críticas e pessoais (mais grave). Tendo em conta, que em outro post rapidamente repreendeu dois comentadores (penso que um Sr. Virgílio e o Sr. Manuel), também acho, para bem da saúde do blog, que faça ainda melhor em relação ao Sr. Miguel Tiago. Em quase todos os post, o Sr. Miguel Tiago, faz comentários desnecessários e tendenciosos (fazendo que seja fácil adivinhar a sua identificação verdadeira mas isso é o menos importante). Em relação a este post apenas tenho a dizer que, na minha modesta opinião, o Surf pode ser uma componente da actividade económica de Peniche mas não serve tudo. E não basta dizer que somos a Capital da Onda. Em 1995 e 2001 e etc já existiam campeonatos normais de surf em Peniche e já existiam surfistas a eleger Peniche como uma "onda cool". Talvez quem esteja a frente dos destinos de Peniche esteja um pouco enganado na estratégia (se é que existe) e daí resulte uma fraca identificação de Peniche como verdadeira Capital da Onda! É a minha opinião!
Cumprimentos,
António R.
Em relação ao discurso do referido deputado, é interessante ler o
que escreveu Pedro Adão e Silva no
http://ondas.weblog.com.pt/...sobre
esse mesmo discurso... A CMP não faz o trabalho de promoção e apoio que devia...mas os surfistas de agora e os de ontem ainda não conseguiram, por exemplo, criar e desenvolver um clube de surf à séria... O surf já é uma realidade em Peniche a nível de empresas(surfshops, surf camps, escolas de surf)mas falta-lhe a outra parte, que é a prática do surf por muitos miúdos. Em todas os desportos que se praticam ou praticaram em Peniche, os nossos jovens destacam-se pela aptidão natural que possuem para o desporto. No surf não iria ser diferente, falta um clube que dê a todos, de todas as classes sociais, a oportunidade de praticar surf com regularidade e consequente participação em competições nacionais. Todos apontam o dedo ao outro mas os que gostam do surf têm que se organizar e aí sim pôr à prova o apoio da CMP... Estes clubes têm um contra... dão muito trabalho e não dão visibilidade imediata, e por vezes são outros que colhem os louros desse empenho e dedicação, exemplos não faltam em Peniche...
Sr. Antonio Erre,
eu disse alguma mentira? Ou os deputados que Peniche teve fizeram algo de relevante para o Concelho?
A VERDADE custa a engolir? Temos pena....
Miguel Tiago
É com grande tristeza que constato que as intenções por detrás da publicação deste post, que de certo modo apelavam a um "pacto penicheiro", uma maior colaboração no sentido de se discutir e avançar como novas ideias construtivas para a eficiente promoção local, tenha sido desvirtuado com comentários enviezados que "remam" em sentido totalmente contrário. É por isso que corremos o risco de ser protelados pela Ericeira no que ao Surf respeita, não obstante o esforço de algumas entidades...
Pois. É o prato habitual com batatas.
Quanto à difamatória provocação do sr. Miguel Tiago, vou ignorá-la.
De tão descabida, nada mais merece, nem mesmo que se lhe demonstre o quão falacioso e tendencioso é o seu raciocínio.
Peço desculpa, acabei de recapacitar e posso com toda a certeza afirmar que os deputados penicheiros lutaram com todas as suas forças para evitar a destruição da frota pesqueira, pela manutenção e apoio ao desnvolvimento das artes tradicionais, pela justa distribuição entre os Estados das famigeradas "quotas", pelo extraordinário plano de apoios á industria conserveira e pela manutenção e reforço da soberania portuguesa na sua Zona Económica Exclusiva!
Os resultados estão á vista: A Pesca em Portugal (em em Peniche, em particular) é um sector que exibe uma pujança e um desenvolvimento nunca vistos!
O meu muito bem haja a todos os que contribuiram para este estado de coisas.
Miguel Tiago.
..lamentável que se sirvam deste espaço, tão interessante,para verter ódios e problemas mal resolvidos.
espero que o jp não desista por cansaço.
maria
Se a incapacidade para inverter o declínio das pescas foi transversal a todo o país, como é que isso compromete os deputados de Peniche, em particular?
Só mesmo com piruetas demagógicas...
Caro Miguel Tiago, se assim o pretender podemos continuar esta desenquadrada troca de opiniões através do mail do blogue. Gostaria de contrapor as opiniões que por aqui deixou. Embora habituado ao seu estilo provocatório e truculento, o qual por vezes resulta eficaz no sacudir de alguma inércia cívica, quando pisa os terrenos da infâmia perde toda a sua credibilidade. E tal só não me é indiferente porque também, de algum modo, contribui para a perda de credibilidade do blogue.
Acrescento que este blogue continua a funcionar com moderação de comentários e que lido muito mal com o papel de censor, daí este esforço para permitir a liberdade de discussão sem massacrar os outros leitores com estes "revolucionários fait-divers".
Como ofendido, reservei-me o direito de escolher outro local para duelo:
amigosdepeniche@hotmail.com
Faça o favor de escolher as ortografadas armas...
A Ericeira surpreende pela positiva, o surf está presente na Vila e nas praias dos arredores, mas mais surpreendente é o extremo cuidado nos arranjos dos espaços publicos, nas zonas verdes, nos espaços pedonais, nas ciclovias os exemplos são muitos e não tem comparação possivel com o desleixo por exemplo do Baleal sem uma unica zona verde, lixo acumulado, e o habitual caos no trânsito dentro da ilha.Em vez de ataques politicos seria melhor algum contributo para mudar a actual situação no concelho.
Caro amigo de peniche de cima, cujo contributo não publicarei,
Agradeço a mensagem e sobretudo a compreensão, logo declarada, relativamente à sua não publicação.
Se bem que o tema de base seria passível de discussão e reflexão, a alusão declarada a nomes conhecidos da nossa praça, impede-me de o fazer.
As guerras sobre quem fez e quem não fez não me interessam. Preocupa-me é quem vai fazer o tanto que falta.
Esse deve ser o nosso objectivo máximo.
E aí até podemos, e devemos, ser um pouco mais incisivos nas reenvidicações...
(Não são fáceis os meandros do poder, por muito pequeno que seja o poleiro. E por vezes, apesar de muito esforço e boas intenções, a obra não tem a visibilidade que gostaríamos...)
um abraço
Peniche está a anos luz da Ericeira, de um lado o extremo cuidado e ordenamento dos espaços do outro o continuo e visivel desleixo dos mesmos.E uma pena que não se aproveite as condições naturais existentes para o surf e nao se seja mais exigente quanto as condições de funcionamento de algumas empresas do sector.Alugar uma vivenda e colocar 30 miudos lá a habitar sem condições não me parece ser a melhor forma de promoção, esperamos que um dia não aconteça uma desgraça qualquer.