quinta-feira, maio 24, 2012

Sinal de Perigo

Duas recentes inovações no trânsito da cidade têm motivado que, ultimamente, seja amiúde espicaçado para esta temática. Vou hoje começar a reagir!
No que toca à semaforização, mantenho o ceticismo inicial sobre se esta será a melhor solução para o cruzamento onde se iniciou aquilo que se apresenta como o Plano de Semaforização da Cidade. Ora sejamos claros, Peniche não tem, nem se espera que brevemente venha a ter, problemas de fluência de trânsito que justifiquem soluções mais onerosas que as atualmente existentes. Tem, sim, alguns cruzamentos mais lentos e alguns dias no ano de menor fluidez, ligados a eventos na cidade. O argumento da segurança que presidiu à instalação de semáforos no cruzamento referido será pois o único fundamento que sustenta a opção tomada. Reconhecendo a severidade dos incidentes, faltará uma avaliação da probabilidade de ocorrência que justifique a opção tomada face à anterior situação. Sem este tipo de análise de risco, arriscamo-nos a que, qualquer dia e em nome da segurança, apareça por aí um autarca que se ponha a fechar o trânsito em todos os locais onde se registem acidentes.

8 contributos:

At 25/5/12 09:36, Anonymous Anónimo disse...

Interessante também é verificar como os automobilitas "fogem" daquele cruzamento. Era importante avaliar o aumento de tráfego na Rua de Santana, no cruzamento do cemitério e na Rua Arq. Paulino Montez que passa pela frente da Escola D. Luis de Ataíde e perceber assim que aumentámos esses factores de risco nessas artérias da cidade, em zonas criticas como a escola que referi. Claro que agora para emendar esta medida seria "dar a mão à palmatória" e não ter como justificar o investimento de mais de 20.000€ que se fez ali em nome da segurança, que também já se viu que é argumento falhado.
A.S.

 
At 25/5/12 13:31, Blogger José Carlos Romão disse...

Como condutor sou avesso a semáforos. Com os semáforos, o tempo que demoro a percorrer a distância entre a minha casa e a dos meus avós aumenta até aos 30%. Era urgente alguma solução para aquele cruzamento, mas creio que teria sido melhor para todos uma rotunda oval.

 
At 26/5/12 14:01, Anonymous Anónimo disse...

Claramente a rotunda oval teria sido a melhor solução. Vi no jornal a "Voz do Mar" essa proposta feita pelos jovens da Juventude Socialista. Tão jovens e conseguem ter melhor visão para a resolução daquele problema que outros que o criaram. Mas enfim, ridículo o gasto nos semáforos, ridículo a complicação que se criou.

 
At 26/5/12 16:27, Anonymous Anónimo disse...

Aquilo é horrível. Espera-se imenso tempo no sinal e é só confusão de marcas no pavimento. Uma porcaria!

 
At 26/5/12 17:40, Anonymous Anónimo disse...

Essa solução da rotunda oval não nasceu da cabeça de nenhum jotinha. Foi proposto num estudo encomendado e pago a uma empresa da especialidade pela câmara no tempo da governação socialista, em 2001, creio. A câmara ainda deve ter esse estudo.

 
At 26/5/12 17:44, Anonymous Anónimo disse...

O trânsito que "foge" atualmente do Dispensário vai em grande quantidade para a Paulino Montez e passa em frente da EB 2,3.
O que opta pela rua de Santana, Rua Luís de Camões e Avenida das Escolas passa em frente da Biblioteca Municipal e da EB n.º 3.

Realmente a segurança rodoviária aumentou muito em Peniche!!!

 
At 28/5/12 12:51, Anonymous Anónimo disse...

Convida-se o "pensador" da sinalização à seguinte experiência:

- Vir da zona do cemitério para, por exemplo, o passeio da esquadra da PSP (ou vice-vera)- RESPEITANDO OS SINAIS...

Experimentem, ou assistam ao espectáculo diário (a toda a hora) dos peões que atravessam estas zonas.

Depois, em consciência, percebam o martírio (habitual) dos penicheiros cumpridorews das regras de trânsito.

Anónimo (obviamente)

 
At 28/5/12 13:55, Anonymous Anónimo disse...

A solução para o descongestionamento de tráfego no cruzamento das Ruas Arq. Paulino Montez e Gen. Humberto Delgado: http://www.picvalley.net/v.php?p=u/2482/2107449003721129631338206474v5ZMorlYgVqDKOJxPAVf.JPG

 

Enviar um comentário

<< Home