Corrida das Fogueiras 2012 (em 1:16:02)

Quase no fim da subida avista-se o mar, o mesmo que nos Remédios, ao km 10, já nos tinha aspergido em incitamento. Agora, é um imponente rastro prateado, difundido na sua superfície desde a Consolação, que deixa antever todo o contorno do litoral e dos “carreiros”, cintilando pequenos brilhos no apaziguado mar noturno.
Um atleta a meu lado, bem mais idoso (claro, dirão vocês!) lá vai arfando audivelmente, com total descontrolo de respiração, ameaçando colapsar.
De repente, por meio dos seus entrecortados soluços, ouço-o exclamar rendido: - “Eh pá, só por esta paisagem vale a pena vir correr a Peniche!”
Dopado de penicheiro orgulho, sinto-me disparar até à meta.
Foi assim que consegui terminar!
No meu ponto de vista a corrida devia começar meia hora mais cedo, para que os atletas quando chegam à marginal sul, ainda verem uns minutos do pôr-do-sol e então correrem para a escuridão com a iluminação das fogueiras ao longo das marginais...
Penso que a corrida ganhava uma beleza ainda maior. Mas quem está à frente da corrida há anos, já não tem capacidade de inovar em nada, estão-se a "marimbar", faltam pequenos pormenores para a corrida melhorar-
ideias para
Parabéns! Conseguir chegar é óptimo!
Parabéns! Conseguir chaegar é óptimo!
Obrigado.
Quanto à sugestão do primeiro anónimo parece-me algo de válido e que, de facto, poderia ainda valorizar mais o soberbo enquadramento paisagístico que faz desta uma corrida única.
Onde não concordo é que a organização se esteja a "marimbar" para isto. Trazer 6000 atletas a Peniche, numa prova com esta complexidade, com arranque em pleno miolo urbano, e recolher críticas por demais positivas não só de atletas como da imprensa especializada, não é algo que se consiga "marimbando". Talvez mais "trabalhando"...
E já que estamos em maré de sugestões para inovar a corrida, deixo aqui a minha.
Uma dos congestionamentos da corrida, também no sentido literal, é a partição da Avenida do Mar em duas faixas para que a chegada das Fogueirinhas não impeça as Fogueiras de continuar o seu trajeto. Este divisão faz com que, no arranque, esta zona seja alvo de atropelos, congestionamentos e atrasos. Porque não terminar as fogueirinhas no cais das gaivotas/ponta da investida? Perdia-se pouco mais que 500 metros desta prova, mas a Avenida do Mar poderia ficar, desde o início, aberta na totalidade para a partida das Fogueiras, depois das Fogueirinhas, a passagem das Fogueiras aos 6 km e o fim desta prova. Tudo na largura total da Avenida, com muito mais espaço para público.
Com a eclusa pronta, os participantes das Fogueirinhas rapidamente se juntariam à zona da meta, reunindo com os amigos e colegas da outra prova e acedendo facilmente a toda a logística da zona da meta.
Esta medida parece fácil de implementar e contribuiria para facilitar toda a preparação da Avenida do Mar no dia da corrida.
Que vos parece?
Parece-me uma ideia muito válida e interessante para ser relembrada quando a eclusa estiver pronta e o cais das gaivotas livre do estaleiro, uma vez que no arranque só se consegue começar a correr sem atropelos a partir da "rotunda dos bombeiros". Depois, entre a "rotunda da santa, o ponto de retorno e novamente a mesma rotunda também existem muitos atropelos e os atletas são obrigados a correr em cima do separador da Av. Monsenhor Bastos. Penso que também deveria ser avaliada a possibilidade de a corrida ir pela estrada do Molhe Leste até atrás da baliza sul do estádio e voltar. Ou pelo menos serem as fogueirinhas a fazer esse percurso, de modo diminuir o tempo em que a cidade esté fechada ao trânsito.
Teria de haver um arranjo urbanístico na zona do cais das gaivotas.
Não gosto de ler "rotunda da santa". Rotunda de Nossa Senhora da Boa Viagem parece-me mais correcto. Em relação ao proposto parece-me aceitável dividir a corrida das fogueirinhas, seguindo esta pela estradas dos estaleiros. As fogueiras deveriam começar as 21h, também me parece bem. As restrições ao trânsito é de perder a paciência, mesmo em caso de emergência pode haver complicações.
Então troco por rotunda dos hotéis.
Algum preconceito com o nome rotunda de Nossa Senhora da Boa Viagem?? Também é daqueles que foge da terra quando há festa da própria terra?
A rotunda em causa não tem nome.
O meu preconceito é contra os fundamentalismos religiosos do género daquele que o levaram ao ato de preciosismo que foi implicar com o uso que fiz do termo "santa".
Feira, ciganada, armadores e pescadores a subsidiarem restaurantes cheios na avenida do mar que prefeem apoiar a festa de Ferrel? Tento mas nem sempre consigo. Mas há muitos crentes e devotos em Peniche que são useiros e vezeiros nesse expediente.
Fundamentalismos? Está enganado, completamente enganado. Nem foi implicação, foi uma correcção porque assim achei que o deveria fazer. Já fez algum esforço para melhorar a festa? Já participou nela e contribuiu para a melhorar? Pelo que vejo não, é mais um treinador de bancada, como muitos que existem no país que só sabem criticar mas passar para a acção...zero. Informo que a festa este ano não terá os ciganos e a feira como descreve.