Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
quinta-feira, novembro 02, 2006
Já lagartixa de Bocage não sou.....
Parece uma simples lagartixa e é. Mas também se dá pelo nome de podarcis bocagei berlengensis e trata-se duma forma de endemismo da lagartixa de Bocage na Berlenga.
Devo ainda acrescentar, que esta subespécie não é vista pela comunidade cinetífica de forma pacífica. Muitos julgam que a subespécie "berlengensis" não existe e que se tratam de indivíduos exactamente da mesma espécie que a do continente. As diferenças dos indíviduos (tamanho menor, entre outros) reside no facto insularidade. Os sardões da berlenga também são mais pequenos que os do continente e não tiveram direito a subespécie... A mim pessoalmente, tanto me faz! O que gosto mesmo, é da Berlenga!
Devo ainda acrescentar (hoje estou inspirada) que a Berlenga possui outros patrimónios naturais únicos a nível nacional, como a sua geologia! Porcura na net se quiseres saber mais! :)
Cara xf, Obrigado pelos comentários, afinações e sugestões. Conheço muita gente que se põe a comprar peixe e a fazer Caldeiradas à Moda de Peniche um pouco por todo o país. Mas quando cá vêm acabam por admitir que apesar do nome ser igual, a essência é diferente. Julgo que com a lagartixa se passa um pouco o mesmo, ou não fosse o "terroir" do litoral oestino, batido pela insistente nortada, capaz de moldar mentes, sementes e espécies tornando-as Especiais, assim mesmo com letra grande.
Comentário da bióloga: o nome do género de uma espécie, neste caso Podarcis, escreve-se sempre com maiúscula! Mesmo quando é da Berlenga!
Devo ainda acrescentar, que esta subespécie não é vista pela comunidade cinetífica de forma pacífica. Muitos julgam que a subespécie "berlengensis" não existe e que se tratam de indivíduos exactamente da mesma espécie que a do continente. As diferenças dos indíviduos (tamanho menor, entre outros) reside no facto insularidade. Os sardões da berlenga também são mais pequenos que os do continente e não tiveram direito a subespécie...
A mim pessoalmente, tanto me faz! O que gosto mesmo, é da Berlenga!
Devo ainda acrescentar (hoje estou inspirada) que a Berlenga possui outros patrimónios naturais únicos a nível nacional, como a sua geologia! Porcura na net se quiseres saber mais! :)
Cara xf,
Obrigado pelos comentários, afinações e sugestões.
Conheço muita gente que se põe a comprar peixe e a fazer Caldeiradas à Moda de Peniche um pouco por todo o país.
Mas quando cá vêm acabam por admitir que apesar do nome ser igual, a essência é diferente.
Julgo que com a lagartixa se passa um pouco o mesmo, ou não fosse o "terroir" do litoral oestino, batido pela insistente nortada, capaz de moldar mentes, sementes e espécies tornando-as Especiais, assim mesmo com letra grande.
E de que tu és exemplo também! ;)