quinta-feira, abril 19, 2007

Turismo das arábias?

Foi numa dica dum post recente, que um anónimo (para quando pelo menos um nickname), me alertou para notícias recentes relacionadas com a exploração de petróleo no bacia de Peniche.
Trata-se dum projecto antigo, que agora parece em vias de concretização através dum consórcio liderado pela brasileira Petrobrás e participado pelas empresas portuguesas Galp e Partex. A assinatura do contrato de exploração com o estado português está previsto para Maio próximo.
Se houver petróleo com valor comercial, o Estado terá direito a 7% da receita por barril de crude produzido.
De acordo com o Diário Digital as companhias terão de pagar rendas de superfície sobre a área ocupada, uma taxa pela transferência de tecnologia e o respectivo IRC sobre os lucros, além dos respectivos impostos municipais.....

A dica foi-me enviada como sendo um atentado para Peniche. De facto a exploração petrolífera em nada abona como cartaz turístico. Resta saber se a distância da costa a que se realiza compromete de algum modo a imagem da costa penicheira.
Já menos preocupantes são os "respectivos impostos municipais..."

5 contributos:

At 20/4/07 12:27, Anonymous Anónimo disse...

Pois, pois... toda a gente usa (e abusa!) do petróleo, mas quanto a ter os respectivos poços e restantes infraestruturas à porta, nem pensar!
A atitude NIMBY no seu melhor.

 
At 20/4/07 12:57, Anonymous Pirata da cova de dominique disse...

Peniche aparece referido apenas e só por ser o ponto continental mais perto do local onde se vão realizar algumas prospecções... Ao fim de contas, a possível exploração de petróleo é a largas milhas da costa, em plena plataforma continental. Não falem (escrevam) sem saber.

 
At 20/4/07 14:41, Blogger jp disse...

Conforme disse no post.
"...Resta saber se a distância da costa a que se realiza compromete de algum modo a imagem da costa penicheira."
Soube depois por aqui "http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=211208&idselect=90&idCanal=90&p=200" que a prospecção se realizará a uma distância de 60 a 100 kilómetros da costa ( ou seja 32 a 54 largas milhas náuticas).

Será que a associação com uma prospecção petrolífera a esta distância da costa é totalmente isenta de danos a nível da imagem turística de Peniche?

Conto com o "pirata da cova de dominique" para nos falar (escrever) e esclarecer sobre esta matéria.

 
At 20/4/07 21:36, Anonymous Pirata da Cova de dominique disse...

Aconselho toda a gente a visitar o site da DGGE (www.dgge.pt) ou mais em concreto http://www.dgge.pt/dpep/bid2002.htm
E veja-se como a Bacia de Peniche (Peniche Basin) vai desde a Foz do Douro à foz do Tejo.

 
At 25/4/07 22:01, Blogger xf disse...

Pois de facto acho que o primeiro comentário é muito acertado! Todos queremos andar de carro, ter água quente nas torneiras e aquecimento no Inverno, mas isso de fazer explorações petrolíferas "é um atentado"!! Ó Senhores... sejam antes de mais, honestos convosco próprios!

 

Enviar um comentário

<< Home