quinta-feira, julho 26, 2007

Post@político

Acabo de ler a Informação à População da CMP relativa ao "caso" Campo da Torre.
Confesso que fiquei impressionado com o tom politizado e crispado que esta discussão tomou e que neste comunicado repassa. E nesse domínio é tudo quanto me verão comentar.
Quanto ao resto vejamos:
A obra está feita, a tempo e horas, e de acordo com projecto de arquitectura inicial, mais ou menos uma ou outra achega, devidamente validada.
Do resultado final saíram três tipos de críticas.
Na vertente estética geral, perfeitamente subjectiva como todas as obras de arte, e como tal normalmente sujeita a críticas qualquer que fosse o projecto. Como já se deveria saber tal não se discute, sobretudo a posteriori.
A questão do estacionamento, onde se deu um passo importante no sentido duma cidade mais pedonal e por isso mesmo mais avançada e desenvolvida. Neste ponto é lamentável o retrocesso agora assumido. Quando será que o comércio da cidade se aperceberá que tem mais a ganhar com um centro pedonal, do que com ruas apinhadas de trânsito? (veja-se o caso de Óbidos, Caldas, Santa Cruz, Ericeira, ou até da nova loja do chinês, na quase pedonal José Estevão).
Por último a gravilha versus saibro. Percebeu-se a intenção na procura duma solução mais perene. Mas que não deverá ser a gravilha pelos motivos que já aqui apontei. Havia portanto que encontrar uma alternativa. A colocação de apenas dois passeios junto ao arruamento central é insuficiente pois a gravilha restante limita e dificulta a utilização da praça para outras actividades(Feira de Artesanato por exemplo). A melhor solução (conforme sugerido num comentário aqui) é também quanto a mim a substituição de toda a área de gravilha por lajes de calcário branco. É decerto uma solução mais onerosa, mas não se fazendo já tudo, para lá se deveria tender.
Os passeios transformarão o Campo da Torre numa desafogada rua, mas ainda longe duma larga e polivalente praça.
Quanto à questão da festa, desafia-se a mobilização popular entretanto conseguida nesta matéria para que, atempadamente e construtivamente, se manifestem quanto ao modelo desejado. Eu sei...é um pouco mais difícil que deitar abaixo, mas creiam é também mais úitil.

22 contributos:

At 26/7/07 13:43, Anonymous Anónimo disse...

Fartei-me de rir com a parte do "trauliteira" quando o comunicado acaba por também ele ser muito trauliteiro e na parte da divulgação e promoção de Peniche... ups... ou melhor do Presidente =D

 
At 26/7/07 13:43, Anonymous Anónimo disse...

Fartei-me de rir com a parte do "trauliteira" quando o comunicado acaba por também ele ser muito trauliteiro e na parte da divulgação e promoção de Peniche... ups... ou melhor do Presidente =D

 
At 26/7/07 13:56, Anonymous Anónimo disse...

Por mais evidente que seja o vislumbramento de que este executivo está a fazer bem, o resultado da sondagem que está a ser feita neste blog, até ao momento, mostra claramente um inequívoco descontentamento das pessoas de Peniche, dificil de dar a volta ao resultado, mesmo que para isso todos os computadores da CMP votem na opção do executivo eheheh

 
At 26/7/07 14:34, Anonymous Anónimo disse...

Pela qualidade do trabalho desenvolvido até hoje, talvez 10 valores...

 
At 26/7/07 14:38, Anonymous Anónimo disse...

...já na promoção do indivíduo e na atribuição de cargos aos amigos, dou 16 valores, o que prova que ainda há muito trabalho a fazer...

 
At 26/7/07 23:46, Anonymous Anónimo disse...

E a quantidade de acessores ?

Quanto custa por mês?

Já me esquecia da dízima que têm que pagar ao PCP ...

 
At 27/7/07 09:14, Anonymous Anónimo disse...

Caro anónimo das 23:46,
A Palavra assessores escreve-se com 4 "s". Talvez o anónimo também necessite de um assessor para a comunicação. Ahh... desculpe! Talvez também se tenha formado na Universidade Independente...

Abraço

 
At 27/7/07 09:40, Anonymous Anónimo disse...

Oh Zé das Festas...
Como é que uma amostra de 145 cibernautas pode ser representativa do descontentamento ou contentamento de uma População de 30 mil habitantes? Peniche não é só 10 ou 15 comerciantes do Campo da Torre e seus familiares, 15 ou 20 fanáticos politicos e outros tantos oprimidos quew não passam de umas "marias vão com as outras".
Se fizerem um inquérito porta a porta onde se tente saber os níveis de satisfação da população face à mudança, estou certo que as pessoas do campo da torre são as que se apresentam mais satisfeitas.
Quem gosta de viver 30 anos (pelo menos) com feirantes todos os meses a taparem as portas? E a feira de Agosto? (Vulgo: Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem)E o barulho?
Felizmente nunca houve um incêndio ou outro incidente do género nas ruas adjacentes ao campo da torre. Se tivesse acontecido de quem era a culpa da falta de acessos para os bombeiros? Da Câmara porque autorizou uma feira junto a uma malha urbana de ruas estreitas, bem à moda dos tempos medievais.

 
At 27/7/07 11:30, Anonymous Anónimo disse...

Francamente, não desgosto da intervenção feita que vai de encontro a outras (Alcobaça, por exemplo) que têm por objectivo destacar o conjunto arquitectónico.
Da visita que fiz ao local, pareceu-me que os corredores de passeio eram demasiado estreitos. Umas ilhas de vegetação e sombra serviriam para uma pausa e possibilitariam alguns momentos de usufruto de todo o espaço.
Quanto aos estacionamentos, a Câmara teve de alargar o seu número mas não deve, de forma alguma, aumentá-lo mais. Deve sim criar noutros locais (ex:Ponte Velha) mais estacionamentos. As pessoas têm de habituar-se a andar a pé, pois já sabemos que se for permitido o carro vai até a porta.
Quanto à festa, concordo que não se pode voltar ao antigamente com toda aquela mistura de feirantes no local. Portanto, concordo com a separação festa religiosa e feira. Depois do dinheiro gasto, acho que seria um tremendo retrocesso voltar ao mesmo.
Relativamente a prospectos anónimos e ânimos exaltados (como visto no programa informativo da RTP) só ficam mal. Houve oportunidade para as pessoas se informarem sobre o projecto e darem as suas opiniões. Infelizmente, à boa maneira portuguesa, só nos lembramos de agir depois das coisas nos cairem em cima!

 
At 27/7/07 12:14, Anonymous Anónimo disse...

Ao penúltimo anónimo basta dizer que se os Sabores do Mar do ano passado com uma amostra de 16 serviu para se dizer que foi muito bom, porque motivo uma amostra de mais de 100 pessoas não servirá? ehehhe

 
At 27/7/07 12:15, Anonymous Anónimo disse...

OS ÚLTIMOS ANÓNIMOS PARECEM MUITO MUNICIPALISTAS =D

 
At 27/7/07 12:48, Anonymous Anónimo disse...

O anónimo das 11:30 não é municipalista. Até tenho feito várias críticas mas há coisas em que posso concordar sem ser um " discípulo". Os meus comentários revelam sempre o que penso perante determinadas situações vão ou não de encontro às políticas, neste caso, municipais.

 
At 27/7/07 13:39, Anonymous Anónimo disse...

O que o anonimo das 12.15 quis dizer é que é obrigatório fazer oposição, ainda que os executivos façam (nem que seja uma vez por outra) coisas bem feitas e a oposição não tenha muito com que se entreter. Isto há muitas maneiras de encarneirar...

 
At 27/7/07 14:58, Blogger jp disse...

A todos agradeço a participação.
Agradeço em particular ao anónimo das 11h30 o modo cabal e esclarecido da opinião que connosco partilhou.
Volto a insistir que resulta confusa a profusão de anónimos diversos, pelo que torno a sugerir a adopção de um nickname para esse efeito. Já que de terra de peixe se trata, um qualquer nome das iguarias do nosso cardápio penicheiro, serviria de modo simples e eficaz esse desiderato.
Quanto à discussão em si divide-se em duas partes. A do cerne da questão, onde colhi opinião semelhante à minha de que, tirando a malfadada gravilha, não existem argumentos consistentes que condenem a reabilitação feita. E a discussão periférica, mais politizada e onde por isso não me meto, mas que mantida a decência e um correcto discernimento entre anónimos, continuaremos a desfrutar neste local.

 
At 27/7/07 18:20, Anonymous Anónimo disse...

Olá JP,

Com 13 comentários anónimos neste post, até agora, se os comentadores optarem por nicks gastronómicos, tal como sugere, isto terá mais "variedade" que o festival Sabores do Mar.

Abraço.

 
At 27/7/07 22:08, Anonymous Anónimo disse...

É só para dizer que eu era o anónimo das 9:40. Este vai passar a ser o meu nickname.

Cumprimentos a todos!

 
At 28/7/07 01:59, Anonymous Anónimo disse...

Estou em crêr que a melhor solução para o Campo da República seria uma parceria publico-privada, ou por outras palavras, CMP/Investimentos Luis Almeida. Aquela trabalhava a superfície e este o estacionamento subterrãneo. Numa altura em que a receita diminui há que conjugar esforços no pouco capital privado disponível. Com criatividade, o dinheiro seria apenas mais um recurso, mas não mais do que isso. É que "Amar Peniche, é ganhar o desenvolvimento". De facto o Amor já não é o que era. Á consideração...

 
At 28/7/07 15:03, Anonymous Anónimo disse...

"Amar Câmaras de Televisão é Ganhar Promoção"

 
At 28/7/07 15:07, Anonymous Anónimo disse...

Informo que o anónimo das 11:30 do dia 27 passará a designar-se: Sopa de Peixe.

 
At 28/7/07 19:59, Anonymous Anónimo disse...

já me esqueci do q disse, n sei quem sou. cumprimentos a todos, ok? peniche é fixe!!!!

 
At 23/8/07 01:07, Anonymous Anónimo disse...

E s os anonimos deixassem a gastronomia ...???? e fossem a assembleia municipal ...e ao campo da torre falar c as pessoas ??? e q todas elas preferiam a festa la ...mas qnd nao ha tomates numa feira d gastronomia o meu nome e colhao

 
At 23/8/07 01:09, Anonymous Anónimo disse...

O sr bertino anda aqui a fazer comentarios...xeira m q sim ..cheira me a cao...ou do homem das touradas q se diz defensor dos animais??!!!

loooooooooooooooooooooooooooool

 

Enviar um comentário

<< Home