segunda-feira, novembro 19, 2007

Subscrevo!

Não tenho dúvidas de que hoje descobri mais uma Amiga de Peniche. Apesar de já ter alguns comentários neste blogue, não faço a mínima ideia de quem se trata. Mas sei o que escreveu no Fórum do Oeste Online em 17-11-2007, pelas 10:25, num texto com maior utilidade para Peniche que toda a recente logorreia da blogosfera política penicheira:


"Tenho assistido a estes episódios de discussão que, como vivemos em democracia, não ponho em causa. A liberdade de expressão é ainda um direito fundamental. O que gostaria de ver era se daí surgia alguma coisa de útil para o desenvolvimento da cidade que bem precisa. Na minha modesta opinião, acho que Peniche precisa de muito trabalho por parte de todos: autoridades locais e munícipes. As autoridades locais têm de cativar investimentos que possibilitem emprego, consequentemente, melhoria de vida das pessoas e fixação de gente à terra. Há muitos jovens que são obrigados a migrar ou emigrar para conseguirem melhores condições de vida. Os munícipes têm de adquirir ( através da educação ou, se for necessário, imposição) hábitos de civismo e práticas de preservação do património local em todas as suas vertentes. As autoridades têm um papel essencial nisso. Isto não pode ser um "deixa andar" como se ninguém se importasse com nada. Não nos podemos esquecer que Peniche não está fechada ao exterior e as pessoas têm cada vez mais espírito crítico. Além disso, a Câmara faz e muitos vândalos desfazem aquilo que é pago com o nosso dinheiro, o que é inadmissível!Tenho registado algumas melhorias a nível do Urbanismo, em especial nos espaços verdes. MAS HÁ AINDA MUITO A FAZER! Vejam o exemplo de outras cidades pelo país fora. Há por aí tanto espaço que deveria ser aproveitado para esse fim e se encontra em terra batida ao abandono. Onde estão os "cantinhos da Ajuda"? O que quero dizer é que uns espaços verdes com equipamentos espalhados pela cidade também são importantes. Nem toda a gente pode ou tem tempo de ir para a entrada da cidade quando apetece ter uns momentos de descanso. Ainda quanto ao Urbanismo, é preciso planificar e não deixar acontecer autênticos atentados como tem acontecido ao longo do tempo. O Turismo poderá ser uma saída para o marasmo. Tenho notado cada vez mais espanhóis e ingleses. Até no meu prédio já compraram apartamentos. Este tipo de turistas não se contenta com qualquer coisa. É gente com capital que não devemos deixar sair, nomeadamente para ser gasto nos arredores. Para terminar, gostaria de dizer que é urgentíssimo fazer-se uma intervenção no centro da cidade, específicamente no espaço onde está o acampamento cigano. As autoridades têm de arranjar forma de tratar de alojar as pessoas e dignificarem aquele espaço que, na maior parte dos casos, é uma autêntica lixeira, indigno do séc. XXI! "

5 contributos:

At 19/11/07 19:37, Blogger JAM disse...

....bonito...Não consigo discordar com uma única palavra...e ainda mais, num português simples e práctico...
ainda há gente que pensa em Peniche....nem todos gastam todos os neurónios a achar palavras para mandar a baixo...
Seja quem for que escreveu o texto em questão tem desde já o meu respeito.

 
At 19/11/07 21:58, Anonymous Anónimo disse...

Talvez fosse importante abdicar da fixação em "quem" e focalizar a atenção no "quê"...
A obsesão em "quem" levará inevitavelmente ao desastre!

 
At 20/11/07 09:29, Blogger Dário Nantes disse...

JP,

Subscrevo o que a sra disse. è preciso saír do marasmo, é preciso ser-se melhor, com mais qualidade, com mais querer e acima de tudo para isso tudo, é preciso ter VONTADE ! Será que a edilidade o vai fazer? Será apenas e só foguetório?!

 
At 20/11/07 10:18, Blogger FGV disse...

Subscrevo inteiramente...

 
At 21/11/07 14:49, Anonymous Anónimo disse...

Brilhante.
É sobretudo um problema de mentalidades. São poucos os que conseguem pensar numa lógica "de comunidade", em função de um bem comum.
Em Peniche prefere-se pensar antes em função do "meu partido", do "meu lugar de estacionamento", da "minha loja" e por aí fora.
Gostei sobretudo da parte em que refere a necessidade dos munícipes adquirirem hábitos de civismo. Na mouche. É mesmo "só" isso que falta. Mas não só aos munícipes: também aqueles que os governam precisam do mesmo tratamento.
Abraços

 

Enviar um comentário

<< Home