quarta-feira, fevereiro 13, 2008

O que de bom se faz na Restauração em Peniche

Do post anterior resulta a necessidade de algo se fazer pela melhoria do serviço de restauração em Peniche.
A modesta contribuição que este blogue pode assumir é a de tentar acelerar a selecção natural no ramo, enaltecendo as boas ofertas em detrimento dos casos onde se atenta ao bom nome da gastronomia e acolhimento penicheiros.
Proponho-me eleger os 7 Melhores Restaurantes de Peniche, ponderando o binómio qualidade/preço, mas também o serviço, hospitalidade e tipicidade penicheiras.
Numa primeira fase, fomentarei a discussão neste post para seleccionar cerca duma dúzia de nomeados, os quais submeterei a sondagem final na faixa lateral.
Conto com a vossa adesão ao tema, de preferência com contribuições devidamente justificadas.
Reservo também as minhas sugestões para a caixa de comentários.
Venham de lá então esses nomeados....

22 contributos:

At 13/2/08 16:56, Anonymous Anónimo disse...

Tasca do Joel?
Oh Amaral?
Restaurante do Parque?
Mirandum?
Cortiçais?
Faz as Pazes?

 
At 13/2/08 19:06, Blogger jp disse...

Escolhi nomear três restaurantes.
Não sou cliente muito assíduo, e a minha opinião baseia-se num número algo reduzido de visitas, e por isso mesmo admito alguma falibilidade.

Estelas. Boa aposta na gastronomia local. Excelente qualidade de confecção. Serviço razoável. Gama de preços mais elevada.
Tasca do Joel. Excelente relação qualidade/preço. Grande carta de vinhos e possibilidade de vinho a copo. Serviço com algumas falhas. Não aposta na gastronomia penicheira.
Oh Amaral. Alguma aposta na gastronomia local. Bom serviço. Preço justo.

 
At 13/2/08 21:43, Anonymous Anónimo disse...

- Restaurante "Farol" na Rua Cruz das Almas. Excelente aposta em peixe fresco da nossa costa. Bom atendimento, rigor na higiene e preços bem acessíveis.

- Restaurante "O Febras" pelo serviço e pela qualidade do peixe e marisco.

- Restaurante "Oh Amaral"

- Restaurante "Espadarte", Atouguia da Baleia

- Restaurante "Mirandum"

- Restaurante do Parque

- Restaurante "Colmeia"

 
At 13/2/08 22:02, Anonymous Anónimo disse...

Ganha fama e poe-te a dormir sempre os mesmos nomes citados, ja comi em todos e posso dizer que é so para comer, ou seja encher a mula, questao culinaria tem muito, mas mesmo muito que evoluir, nao queria dizer mal, mas em peniche poucas pessoas estao dispostas a pagar pela qualidade, por isso tem aquilo que merecem.

 
At 13/2/08 23:29, Blogger estrela disse...

Há pouco tempo estive aí em Peniche e comemos no 'Mili', o peixe fresco grelhado estava muito bom e a caldeirada era aceitável e honesta. A relação entre qualidade e preço foi aceitável.
Vou ficar atenta a este tema.

 
At 14/2/08 11:37, Anonymous Anónimo disse...

O Caçador no Lugar da Estrada.
O Parque

 
At 14/2/08 15:23, Anonymous Anónimo disse...

Tasca do Joel - boa carta de vinhos, sem comida à altura. Bom para comprar vinho e ozinhar em casa. Ambiente ruidoso e cansativo, útil apenas para jantares de grupos.

Oh Amaral - Provavelmente o único com um ambiente mais acolhedor e intimista. Má carta de vinhos. Cozinha boa mas que já viu melhores dias. Bom serviço. Preços algo inflacionados.

Restaurante do Parque - Ambiente mais frio que uma morgue. Sempre vazio. Excelente peixe. Proprietário com um odor corporal algo desagradavel...

Mirandum - Bom Marisco, bom serviço, bom preço

Faz as Pazes - Ambiente acolhedor, serviço esforçado, oferta de vinhos razoável, cozinha irregular (coisas muito boas e outras nem tanto)

Febras - Útil. barato. Luz de bloco operatório. Barulhento.

Estelas - nunca percebi o porquê de aparecer em alguns guias. Cozinha razoável, boa carta de vinhos, preços exageradamente caros para o que oferece. Boa sala.

Em suma: juntava o serviço e sala do Amaral à carta de vinhos do Joel e cozinha do Parque.

Brincadeiras à parte, não há em Peniche um restaurante que figure entre os melhores 200 de Portugal. que me faça guiar 50, 100 ou 200 kms só para voltar a provar o prato X ou Y (como faço muitas vezes com outros).
E falta de clientes não é desculpa. Segundo me disse há dias a pessoa responsável por um destes restaurantes "se não fossem os clientes do Marriott já tinha fechado". Já há muitos (demais?) restaurantes de gama baixa e média em Peniche. Faltam os outros. Os que trazem gente de longe e cuja fama vai longe.

Abraços e...bom-apetite!

 
At 14/2/08 19:53, Blogger jp disse...

Concordo que não existem grandes mesas em Peniche do estilo "vaux le détour".
Mas ainda assim existem ofertas sérias, interessantes, honestas e justas.
E depois existem as outras, que estragam a reputação da restauração penicheira no seu todo.

Como curiosidade, dos treze restaurantes nomeados até ao momento, nenhum se situa na Avenida do Mar, a "meca" da restauração penicheira, e onde se dirigem a maior parte dos (incautos?) turistas.
Aguardarei mais um dia por novas sugestões, após o que iniciarei a votação na faixa lateral.
Agradeço todas as colaborações

Saudações Penicheiras
jp

 
At 14/2/08 20:06, Anonymous Anónimo disse...

Falta referir os Cortiçais.
Preços, conforme o tipo de marisco.
Não é mais caro que nos outros restaurantes ou marisqueiras.
Muito boa açorda e arroz de marisco, em quantidade e diversidade de marisco( no caso do arroz).Empregados de mesa com atitude profissional. Sou de Peniche e das vezes que lá tenho ido gostei sempre.

 
At 15/2/08 00:35, Anonymous Anónimo disse...

Restaurante do Parque pelo peixe sempre fresco, Cortiçais bom marisco, não vou dizer nada em relação aos outros, uns porque não frequentei ainda outros porque não aconselho.
Quando me perguntam algumas pessoas conhecidas onde podem ir comer "uma boa caldeirada" a Peniche tenho muita dificuldade em indicar algum.

Saudações

 
At 15/2/08 09:43, Anonymous Anónimo disse...

O que é mesmo lamentável é o embaraço que se sente quando nos pedem sugestão sobre um bom restaurante onde comer em Peniche.
Se formos mesmo honestos, não somos capazes de indicar sem um...mas...mas.

 
At 16/2/08 20:45, Anonymous Anónimo disse...

Há já algum tempo que jantei no "La Rose de Picardie" e gostei.
Gosto dos Cortiçais, da Tasca do Joel, do restaurante do Parque, do Popular e num ou outro que nem me lembro do nome. Tudo depende da situação e estado de espírito. Nunca tive razões de queixa.

 
At 17/2/08 13:37, Anonymous Anónimo disse...

Bom dia a todos!
Mesmo que não gostemos dos restaurantes, devemos manter a civilidade..., através do discurso e da língua(gem). É bom para todos: Restaurantes, clientes naturais e residentes bem como forasteiros. Quando solicitado para indicar um restaurante da nossa praça, habitualmente sugiro que o interessado(a) escolha de entre as várias ofertas que constam do catálogo editado pelo Município a propósito das edições do Festival Sabores do Mar. Parece ser uma forma de dar sequência a trabalho que tem vindo a ser feito com o objetivo de valorizar essa tão importante actividade. Enfim, é uma sugestão...
Um Penicheiro

 
At 17/2/08 15:51, Anonymous Anónimo disse...

Já comi inumeras vezes no restaurante "La Rose de Picardie" e acreditem que nunca lá comi nenhum prato que não achasse divinal, desde as entradas, passando pelo prato principal e acabando nas sobremesas. Tivessem todos os restaurantes da Av. do Mar metade da qualidade dos pratos deste restaurante e estávamos muito bem servidos. Em relação á "nossa" comida tenho de destacar o Restaurante do Parque na confeção de Caldeiradas, Sequinhos e Massinhas de Peixe, Mariscos é com o Mirandum, peixe grelhado só como no Pedro. Nem que me paguem como em qualquer outro restaurante de Avenida.

 
At 18/2/08 17:27, Blogger bloom disse...

"La rose de Picardie" é o restaurante daquele senhor que julga ser fiscal de estacionamento da rua onde se encontra o restaurante dele? já ouvi falar...

 
At 24/2/08 12:42, Blogger eng.silva disse...

"la rose de picardie", optimo restaurante! recomendo a 100%...bom sitio para se comer em Peniche

 
At 25/2/08 17:24, Anonymous Anónimo disse...

Gostaria de deixar aqui o meu testemunho sobre o restaurante "La Rose de Picardie" que acho de excelente qualidade e atendimento. Ana C.

 
At 25/2/08 17:30, Blogger Telmo Dias disse...

"La Rose de Picardie" exelente restaurante e com uma qualidade muito superior à maior parte dos restaurantes da terra.
Aconselho a todos

 
At 5/6/08 23:10, Anonymous Anónimo disse...

reataurante via da ribeira boa relação qualidade preço e excelente atendimento.

 
At 14/6/08 00:56, Anonymous Anónimo disse...

boas. para mta pena minha concordo com certos comentarios a cerca q em peniche a poucas casas a servir qualidade,pois tb tive o prazer de conheçer uma q nao entra nesses comentarios certamente. marisqueira dos cortiçais exelente peixe e marisco, basta dizer q tÊm viveiros proprios.abraços a todos

 
At 6/10/13 12:00, Anonymous Bruno P disse...

Boa noite. Não tenho por hábito participar neste tipo de fóruns, mas as insólitas refeições assim o obrigam.

Por estar a usufruir de um fim-de-semana na proximidade de Peniche antes de lá ir almoçar fiz uma breve pesquisa e deparei-me com este blog. Iniciei a marcha com vontade de experimentar alguns dos restaurantes referenciados, excepto a Tasca do Joel por já conhecer e a comida e o ambiente não entusiasmarem, apesar da boa garrafeira.

Por comidade e por ter uma criança de colo decidi arrumar o carro junto da avenida do mar e procurar por ali um restaurante com peixe para grelhar e repartir com a minha mulher. Depois de visualizar as montras de peixe em exibição decidi comer no Kate Kero 1, por ter ficado encantado por um sargo que por ali repousava. No geral o peixe na montra era de boa qualidade.

Escolhi o sargo e para entrada decidi pedir umas amêijoas à bulhão pato, sem antes questionar um funcionário qual era a amêijoa e se era grande, explicou-me que era amêijoa do Algarve (amêijoa boa) e que era grande. Quando veio a travessa a amêijoa era pequena, mas mesmo pequena, e de fraca qualidade gustativa. Apesar do desagrado não reclamei e prossegui a minha refeição.

Quando veio o sargo escalado parecia um frango assado, com as pontas todas queimadas. A maldade feita a um peixe de tanta qualidade levou-me a reclamar. Expliquei que me tinham enganado com as amêijoas e que o sargo estava queimado, questionando como era possível o responsável do grelhador tratar deste modo um peixe. A responsável reconheceu que o peixe estava queimado e perguntou-me se queria escolher outra coisa. Referi que não queria escolher outro queria aquele peixe, a senhora voltou a referir que trocava por outro sargo se necessário e eu disse-lhe que iria comer o peixe que estava na mesa.

Depois de me sentir culpado por estar a reclamar, devido à atitude da responsável, a senhora voltou atrás e retirou-me o peixe da frente e proferiu-me que eu não ia comer o peixe de má vontade. Fiquei incrédulo com a atitude e pedi a conta do que tinha consumido.

Como ainda não tínhamos almoçado fomos à procura de um restaurante, tentei encontrar o Mirandum mas com o GPS desactualizado não foi possível, apareceu então uma placa a dizer "Marisqueira Os Cortiçais", como me lembrava do nome das pesquisas que tinha feito decidi seguir as placas. Também não correu bem.

Começar por dizer que o atendimento dos dois funcionários foi de excelência, simpatia e profissionalismo, neste campo o saldo é muito positivo. Na comida a mariscada de lavagante muito fraca, os búzios e as navalheiras de fraco sabor ou nenhum a marisco, salada russa numa mariscada foi algo que nunca tinha visto e como tinha deixado para o fim o lavagante, não me aprecebi da falta de qualidade e frescura do mesmo, uma cheiro e sabor ensardinhado na cabeça, o que por si só evidencia a falta de frescura e a carne estava seca parecia uma massa prensada, não percebi se era congelado ou se tinha sido cozido à algumas semanas atrás. Os 4 peixes expostos na vitrine, com muito pouca frescura a pedirem outro destino que não a exposição. Claramente, um restaurante do antigamente e "Saudade".

Posto isto, a experiência na restauração de Peniche não foi positiva e a meu ver esta simpática cidade merece muito, mas muito mais... E onde de facto falta um restaurante de excelência, onde apesar de tudo a Tasca do Joel se destaca.

 
At 9/8/19 20:28, Blogger Anabela Santinho disse...

Boa noite a todos.
E eu pretender um local simples para saborear uma feijoada de marisco, aconselham algum?
Agradecida desde já.

 

Enviar um comentário

<< Home