quinta-feira, setembro 24, 2009

Assim naval

Ontem nos Jornal das Caldas:

"O Clube Naval de Peniche, com cerca de 800 sócios, está fechado desde o passado dia 11 por “não existirem condições de segurança necessárias ao normal funcionamento”, comunicou a direcção aos associados, após a “rotura do revestimento de duas vigas das estruturas do edifício bem como de parte da pala exterior”.“Estamos sujeitos a levar com um pedregulho na cabeça. Os pedaços que caíram do tecto na zona do bar, com a deterioração, chegavam a pesar quase três quilos e meio................"

Não parece, mas estes 800 sócios que se desviam de pedregulhos num clube a ameaçar ruína e com tradição formativa em desportos onde até temos palmarés olímpico, vivem naquele país que irá ser coberto por uma rede de Centros de Alto Rendimento de Surf, num investimento milionário em sofisticados projectos arquitectónicos para umas dezenas de atletas de elite.
Como manifesto apoiante da fileira da Onda, não deixo de fazer mais algumas, nesta contestação de prioridades.

11 contributos:

At 24/9/09 18:24, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP, esta comparação nem parece sua... Julgo que primeiro
deverá ser a direcção do CNP a fazer a manutenção do edifício, caso não lhe caba a ela essa função, terá que pedir um apoio à CMP. Essa sim terá que equacionar determinados "mal gastos" noutras situações (Ex:Parque Gaivotas Sport, etc). Neste país e terra não acaba a subsídio-dependência.

 
At 24/9/09 18:54, Blogger jp disse...

Caro anónimo,

Reconheço que a comparação é algo forçada.
Mas estando mais que provado que este edifício não é recuperável e partindo do princípio que os recursos financeiros são contigentados, a quem preferiria atribuir novas instalações? A um Clube com longo historial que serve cerca de 800 sócios, a maioria dos quais penicheiros, ou a uma nova instalação para apoio a uma dezena de atletas de elite, na sua maioria forasteiros?
É esta a essência da minha contestação de prioridades, embora saiba que, na prática, a questão não se equaciona deste modo.

 
At 24/9/09 20:05, Blogger Manuel Leonardo disse...

Mais uma fogueira para o meu crematorio :
Como sempre de peito aberto eu Manuel Joaquim Leonardo vou ser mais uma vez "o mau da fita" Como sempre eu ponho um problema para principalmente as Suas Excias anonimas darem as suas honestas opinioes ja que nada fazem a's claras .
O edificio da lota foi feito com o dinheiro da Junta Central dos Pescadores , notem bem dos Pescadores ,
Os pescadores de Peniche sempre pagaram a sua contribuicao para a sua manutencao e retribuicao das verbas nele investidas.
Os 800 socios alguns deles nem a lota visitavam para nao sujarem os seus fatos de tecido ainda confeccionados na Cidade da Covilha
Naquelas epocas eram os Pescadores de Peniche escorracados das Associacoes , Clube e Associacao Recreativa, nao podiam entrar fosse como fossem vestidos ,embora
os pescadores de Peniche fossem a mola da Vida e do Progresso de Peniche .25 de Abril revolucao dos cravos e tudo mudou.
As ocupacoes ilegais tiveram lugar ate' hoje e o Club Naval ocupou legalmente o edificio .Os pescadores foram espoliados de uma propriedade que legitimamente lhes pertencia.
Culpa de quem ?
Dos srs que tomaram as redeas do sindicato dos Pescadores que na euforia da victoria esqueceram coisas triviais como estas que poderia ser transformado num Ponto de encontro e a futura Associacao dos Pescadores de Peniche .
O meu ponto de vista foi apresentado , estou de consciencia limpa.
Mas nao posso terminar sem perguntar : Quantas latas de tinta usaram os socios do clube naval no agora velho edificio da lota de Peniche ?. Quantas colheres de cimento usaram para colmatar alguma deteorizacao ao longo dos anos que usurparam " legalmente" o edificio ,a Lota dos pescadores ?
Pescadores de Peniche , Velhos que novos nao existem.nao deixem levar
o resto das pedras daquilo se sempre foi vosso.
Deixem destruir o Hospital de Peniche o qual se nao e preciso para as camadadas jovens muito menos e preciso para vos ja no terminos da vossa vida.
Para serem "honestos" socios do club naval de Peniche - ,estou sempre a escrever esta palavra mas em Peniche sao poucos o que conhecem o significado desta palavra - desatem o cabo que ainda os liga a' Lota de Peniche e vao navegar para outros mares.
Com os desejos das dejestoes das caldeiradas de Peniche de ca de longe sauda-vos Democraticamente o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 24/9/09 21:40, Anonymous Anónimo disse...

O SR. MANUEL É SOCIO DE ALGUMA ASSOCIÇÃO?
Sabe o que é isso?
Ser sócio de uma associação não é ser dono, se assim fosse os amigos da berlenga ainda se safavam com alguma coisa, se não fosse estas pessoas que gostam do mar esta antiga lota já tinha caido, os antigos pescadores já estão fartos de mar, querem é sopas e descanso , já fizeram a parte deles.
Agora para não pôr mais lenha para o seu crematório, informe-se quais eram as funções do clube naval

Deixe de ofender tudo e todos e, de uma vez por todas diga o que é que voçê que tudo sabe , o que é que já fez po Peniche.

António Dias

 
At 24/9/09 21:40, Anonymous Anónimo disse...

O SR. MANUEL É SOCIO DE ALGUMA ASSOCIÇÃO?
Sabe o que é isso?
Ser sócio de uma associação não é ser dono, se assim fosse os amigos da berlenga ainda se safavam com alguma coisa, se não fosse estas pessoas que gostam do mar esta antiga lota já tinha caido, os antigos pescadores já estão fartos de mar, querem é sopas e descanso , já fizeram a parte deles.
Agora para não pôr mais lenha para o seu crematório, informe-se quais eram as funções do clube naval

Deixe de ofender tudo e todos e, de uma vez por todas diga o que é que voçê que tudo sabe , o que é que já fez po Peniche.

António Dias

 
At 24/9/09 22:11, Blogger Manuel Leonardo disse...

Sr. Jose Joao Marques nao seja tao quesilento deixe o Antonio Dias de lado. Se nao gosta do seu verdadeiro nome eu nao tenho culpa nao lhe dei ser nem fui seu padrinho.
O que fiz por Peniche e nao so
a seu tempo sabera a minha insignificancia
Tenha calma
O sr nao tem por costume desmentir aquilo que eu afirmo e eu como sempre estou sempre a espera
que o mo fassem
Tome a vacina para a gripe .
E' um conselho de amigo .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 25/9/09 07:34, Anonymous Mao Tse-Tung disse...

zangam-se as comadres!
A realidade é esta: Amigos das Berlengas, Clube Naval, Clube Recreativo, etcc..são tudo mafias elitistas de patos bravos com manias de grandezas! Como diz o Black Skin : ACABOU-SE A MAMA TODA!! Vão trabalhar e deixem de esperar pelo subsidio...afinal de contas, quais são os resultados para a população do "trabalho" destas associações? Nenhuns!

 
At 25/9/09 09:50, Anonymous Anónimo disse...

Chamo-me António Dias, o Email que utilizava era do meu filho, por isso é que o Sr. Manuel me chama de José João Marques.

Continua sem dizer o que é que já fez por Peniche.

Sendo o Sr. a faca que é para toda a gente, pois voçê não diz bem de ninguem, acho QUE o SR nem é água nem sal.
Dê IDEIAS E SEJA POSITIVO

 
At 25/9/09 21:18, Blogger Manuel Leonardo disse...

Sr. Antonio Dias :
Para ponto final paragrafo . nesta troca de assinatura verdadeira ou falsa.
Se esta' correcto apresento as minhas desculpas a si e ao seu filho mas cada vez estou mais confuso ,e' que estou admirado como o Sr. nao deu o seu nome
de apelido Dias ao seu filho o que nao costuma ser normal. mas isso sao coisas da vida e eu nao tenho nada com isso.Mais uma vez
lhe repito que tenha calma va a todos os blogs de Peniche e Jornais, veja o que o Manuel Joaquim Leonardo escreve.
Nunca sou desmentido e defendo o melhor para Peniche
Alguem importante - que eu gostaria que de facto fosse mais importante -numa Assembleia Municipal de Peniche chegou a dizer publicamente e em minha defesa : O sr. Manuel Joaquim Leonardo nao e' uma pessoa qualquer em Peniche - afirmacao feita em publico nao foi escrita no livro da acta ,talvez por descuido mas por ironia do destino esta' gravada em fita magnetica .Quanto eu nao ser nem agua nem sal agradeco-lhe o elogio
pois eu de facto sou a " pimenta "
que com cara descoberta ponho os labios dos outros a "arder".Espero continuar a dialogar com o Sr. mas sempre para bem da minha Martirizada Peniche .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital , Salvem Peniche, Reparem a ETAR e Sereis Salvos

 
At 25/9/09 23:12, Anonymous Anónimo disse...

Ninguem é obrigado a assinar com o primeiro e o ultimo nome, eu assino com os meus dois primeiros, António Dias Sousa Santos Marques.

É QUE EU ATÉ ESTOU DE ACORDO CONSIGO NA MAIOR PARTE DAS VEZES, MAS AS NESTA FASE, SR. MANUEL DÊ IDEIAS ÁS PESSOAS E , EU QUE O TENHO POR UMA PESSOA SÁBIA, NÃO GOSTARIA QUE VOÇÊ CONTINUASSE COM AS IDEIAS GUERDADAS NO BAÚ.

Muita saúde para si Sr. Manuel, eu gosto é de ás vezes fazer com que o Sr. ponha cá para fora as suas ideias , que eu sei que voçê sabe muito mais do que diz e , mesmo estando a chateá-lo não consigo.

Muitas felicidades aí pelo seu segundo País

 
At 26/9/09 00:06, Blogger Manuel Leonardo disse...

Amigos como sempre
Assim e' que homens falam
Manuel Joaquim Leonardo
Felicidades para todos

 

Enviar um comentário

<< Home