terça-feira, fevereiro 09, 2010

Uma teca de ciclovias

Li com atenção e entusiasmo o Plano Estratégico da Rede de Ciclovias do Concelho de Peniche que, até 18 de Fevereiro, aguarda a participação e contributo de todos.
Era importante que se produzisse um documento estruturante, já limado por todas as tendências políticas, e que assim permitisse uma implementação futura continuada.
O Plano abrange a utilização da bicicleta na vertente de lazer e turismo mas também enquanto meio de transporte alternativo e mais ecológico.
É nestas duas acepções que a premência de aplicação do plano me parece totalmente diversa.
Enquanto na vertente lazer, há troços por demais urgentes e que já deveriam estar no terreno: a ligação do Parque Urbano à pista que leva ao Casal das Vala com travessias junto ao GDP e também pela zona do Molhe Leste (onde é que já li isto??), a continuação do Casal da Vala até à Consolação – S. Bernardino, a efectiva ligação no cruzamento do Baleal, entre a nova pista para Ferrel e o “antigo” calçadão Peniche-Baleal, a continuação de Ferrel até as estradas municipais do Pinhal e a turística ciclovia marginal da península. Tudo isto fazível ou pelo menos passível de iniciar no espaço dum mandato.
Já a vertente de meio de transporte alternativo carece de uma concomitante sensibilização pública para o efeito, em simultâneo com um assumido (???) desincentivo ou moderação ao uso do automóvel, domínio onde há muito por fazer (ou retroceder) e sem o qual as pistas e faixas cicláveis na área urbana serão vetadas ao fracasso. Neste capítulo, o horizonte previsto para implementação do Plano é bem ilustrado pela inclusão duma faixa ciclável na Avenida Paulo VI, artéria que há décadas Peniche espera que seja aberta, e que conta com dois activos Bairros Clandestinos de permeio.
Por tudo isto, era importante e coerente que a participação pública à discussão deste tema não se esgotasse aqui, mas que tivesse continuidade na definição de prioridades e compromissos em termos dos troços do Plano a terem implementação efectiva até ao final do actual mandato.
Só assim a componente cívica que se pretende através da participação pública seria deveras completa.

3 contributos:

At 9/2/10 10:50, Blogger António Moniz disse...

Em total acordo! No entanto, este plano estratégico pode vir a ter um papel estruturante no desenho da cidade de modo a permitir melhor qualidade de vida. Desse modo, pode até tornar-se muito mais atractiva e motivar investimentos de qualidade.
Mas é uma proposta que há muito fazia falta. E deve ser apoiada e implementada!
Se as pessoas (que pessoas?) estão ou não preparadas, esse é outro problema. Não necessariamente secundário, mas que diz respeito à formação cívica, à educação ambiental, e aos hábitos de uso excessivo do automóvel para fins individuais e ao desinteresse pelo transporte colectivo. Este plano estratégico deverá contemplar uma articulação com um plano de mobilidade e de desenvolvimento urbano de Peniche! A seguir!
A ver vamos...

 
At 9/2/10 12:35, Blogger maria disse...

O meu total apoio para a proposta apresentada.
maria

 
At 10/2/10 07:21, Blogger Manuel Leonardo disse...

Mais uma vez so' mais duas sugestoes
Primeira :
A' mare' vazia sugeria que as novas praia do Molhe Oeste do Porto de Peniche que dentro em breve fara' ligacao com a praia do molho Leste - temos que pensar no futuro ! - ja' fiquem incluidas no magnificissimo projecto das Ciclo Vias da minha vistosa cidade de peniche que dentro em breve sera' conhecida pela Cidade Morta da era Moderna na Peninsula mais ao Oeste da Costa Atlantica da Europa , fazendo a ligacao directa as Famosas praias da Consolacao e Sao Bernardino ,as quais teem verbas de beneficiacao de quase um milhao de euros e nada para o desassoramento do Porto de Pesca de Peniche -e espera-se que num futuro proximo ,dentro deste mandado ainda ,farao ligacao consequentemente a's restantes ciclo vias .que o nosso Pais vai ser dotado desde Caminha ate' Vila Real de Santo Antonio .
Segunda sugestao
Vao ao penichenoseumelhor.blogspot.com ,do dia 3-2-10 e terao conhecimento da melhor composicao fotografica das miserias da minha terra com a assinatura de Carlos Tiago que super valorizao um texto admiravel de bem escrever .
P.S.
Ja' me ia a esquecer , vejam tambem
o comentario risonho do Anonimo, pelos geitos , mais famoso de Peniche
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche , Salvem o Hospital,Reparem a ETAr e Sereis Salvos

 

Enviar um comentário

<< Home