segunda-feira, março 22, 2010

Abençoado e santificado seja o José


Decorreu na passada sexta-feira o 8º Jantar Vínico da Tasca do Joel.
Desta vez coube a José Bento dos Santos divulgar os seus afamados vinhos da Quinta do Monte d’Oiro e -lo com o saber, charme e eloquência que lhe são reconhecidos.
Nos sólidos, a contribuição da Tasca está cada vez mais cuidada e relembro, salivante, o polvo com batata-doce que tão bem se deixou envolver num aromático Madrigal. Foram várias combinações bem sucedidas no tradicional ambiente de efusiva(!!) confraternização a que a esmerada organização do sempre visionário Joel nos tem habituado.
Mas o momento alto da noite foi mesmo a sessão de provas que antecedeu o jantar.
Claramente entusiasmante, José Bento dos Santos conduz-nos por uma viagem de paralelismo entre vinhos da casta Syrah e a música do Capricho 24 de Paganini.
No início, vinho e peça musical são apresentados na sua faceta mais simples. Com o decorrer da prova surgem vinhos cada vez mais elaborados, tendo por fundo a mesma música mas com interpretações de crescente complexidade em paralelo e apoteótico trajecto que não dispensa versões modernas tanto do vinho, como da música (vide o Andrew Lloyd Webber incluso).
No final, rendidos à diversidade e sintonia dos mistérios da vinha e da pauta, restou-nos erguer o copo e brindar:
Bravo!!

2 contributos:

At 22/3/10 22:10, Anonymous pb disse...

Bravo e "aos pais", que eu estava lá e vi!
:)

 
At 23/3/10 08:20, Anonymous Anónimo disse...

Obrigada, Amigo.
Quando cheguei ao computador para fazer a pesquisa sobre a peça, vi que alguém já a tinha feito, e bem, o trabalho de casa... Mesmo assim fiquei com a curiosidade aguçada para ver o que mais encontro.
Prova Fantástica...
Carolina Pimentel

 

Enviar um comentário

<< Home