domingo, novembro 21, 2010

O Fracasso Pedonal de Peniche XV

É justo reconhecer o empenho que a autarquia penicheira tem colocado, sobretudo nos últimos anos, na promoção da Acessibilidade e Mobilidade para todos através da eliminação das barreiras urbanísticas e arquitectónicas. Prova disso é o recente PMPA, em fase de conclusão, e a Conferência Internacional sobre este tema, promovida em Outubro passado.
Já no que toca à acessibilidade do peão em geral, tem-se assistido a sucessivos recuos e contemporizações nos projectados espaços ou vias pedonais, como sejam o Campo da Torre, o eixo pedonal do Largo 5 de Outubro/Rua José Estevão ou o acesso à ilha do Baleal.
A foto anexa, enviada por um leitor deste blogue, documenta uma situação que dura há vários meses, de forma quase permanente, e onde o automóvel se apodera duma via em pleno, impedindo praticamente a passagem a carrinhos de bebé ou a cadeiras de rodas. E tudo isto numa zona da cidade que deveria ter exclusivo uso pedonal.
Como penicheiro, é sempre com grande perplexidade que encaro estas incoerências!

15 contributos:

At 22/11/10 10:13, Anonymous pedro disse...

quando a psp comecar a multar ai e que deixam de passar no largo 5 de outubro

 
At 22/11/10 14:43, Blogger António Moniz disse...

Sem dúvida, este tipo de situação requer um maior controlo e penalização dos prevaricadores. Sobretudo porque se trata de falta de respeito pelos outros cidadãos.

 
At 22/11/10 15:54, Anonymous Anónimo disse...

Mais que o município é a PSP a grande negligente nesta matéria!

Fernando Lino

 
At 22/11/10 16:51, Anonymous Anónimo disse...

cuidado meus amigos.
cuidado com os talibãs desse AFAGOnistão.



(Anónimo Obviamente)

 
At 22/11/10 18:00, Anonymous Anónimo disse...

So ha uma soluçào: REBOQUE E MULTA, o resto é conversa à penicheira para passar o tempo.

 
At 22/11/10 18:29, Anonymous Anónimo disse...

PSP + Governo Civil = Incompetência!

 
At 22/11/10 19:36, Anonymous Anónimo disse...

PSP + Governo Civil + Executivo Municipal

 
At 22/11/10 19:38, Anonymous Anónimo disse...

E o senhor do restaurante Canhoto que nem para ele é bom.
Tem a carrinha parada à porta de manhã até à noite na rua 13 de infantaria. Dá um mau aspecto à restauração e à terra em geral que é obra!
Mas ninguém faz nada...

 
At 22/11/10 19:52, Anonymous Anónimo disse...

Governo Civil??? Não percebo. A PSP de Peniche é que não age, quer se fale de estacionamento, venda ambulante, assaltos, etc. E a CMP tem de tomar uma posição rápida...que devia ter sido já ontem!

 
At 23/11/10 12:42, Anonymous Anónimo disse...

Esta é uma onda mais difícil de surfar.Exige consenso entre lojistas e munícipes em geral. Entre benefeciar uns e prejudicar outros é sempre melhor optar pela solução mais fácil: nada fazer.

Veja-se o acampamento cigano, um conflito futuro que cresce a cada dia que passa e nada se faz. Depois será tarde demais.

Apostar em ondas é limpar o rabinho a bébés. Resolver problemas reais como no caso supra citado, não é para fracos.

Este é um executivo que tem uma só designação:cobardia.

 
At 23/11/10 15:09, Blogger jp disse...

Agradeço todos os contributos, inclusive o último, com o qual duplamente não concordo.
Primeiro, porque me parece que a estratégia da Onda foi uma aposta empenhada, trabalhosa, difícil e, no que toca aos resultados para o Surf em Peniche, plenamente conseguida (tenho avançado por aqui algumas dúvidas, mas que se prendem com o respectivo aporte económico para o concelho).
Segundo, porque entendo que no que toca a contribuir para uma efectiva mudança daquilo que está mal no concelho, é muito mais passível de sucesso a via da divulgação pública do nosso descontentamento do que a ligeireza desta ou daquela mais contundente injúria.

Cá está, mostrei descontentamento pelo tom do seu comentário, mas fiquei bem longe de qualquer insulto. Veremos o resultado....

 
At 23/11/10 16:41, Anonymous RL disse...

O problema não está na PSP, no executivo, governo civil ou outra autoridade ou instituição. O problema está em cada um de nós/ vós e nos penichenses em geral. Civismo, cidadania, ética social são termos cuja semântica é desconhecida para muita população cá do burgo.
Para mim a solução era: aulas de cidadania obrigatória, especialmente para os graúdos.

Quanto à onda e ao surf, que tanto se fala, como diz o Penichense sábio: "só é cego quem não quer ver..."

Saudações

 
At 24/11/10 03:16, Blogger Manuel Leonardo disse...

Veja se o que um automovel mal estacionado faz .
Um hospital destrocado nao faz cocegas a ninguem !!!

Enterrem o Hospital condignamente num dos novos covais do nosso cemiterio,Salvem o Porto de Pesca , a pesca desportiva e turistica precisa dele ,Salvem o Baleal , Reparem a ETAR , Salvem Peniche e Sereis Salvos

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 
At 24/11/10 10:05, Anonymous pedro disse...

ja ca faltava o salvador


SALVEM PENICHE E O CANADA TAMBEM DESTE SR E SEREMOS TODOS SALVOS


PEDRO PENICHE

 
At 11/12/10 13:26, Anonymous Anónimo disse...

Moro no Largo 5 de Outubro e aos fds estaciono o carro junto ao Jardim.Como morador, não tenho a normal isenção de pagamento de estacionamento, razão pela qual, colecciono mais de 20 multas de estacionamento, todas entre as 09:00 H e as 10:00 h de sábado. Como trabalho fora de Peniche, o sábado serve para descansar um pouco, e basta um ligeiro atraso no pagamento para ser multado, enquanto no Lg. 5 de Outubro, comerciantes e amigos da PSP, estacionam em local proibido e nada lhes acontece. De longe a longe, a PSP faz uma acção "surpresa" antecedida de um telefonema para que os amigos retirem as viaturas. Assim se faz justiça ao preço de umas torradeira natalícias.

 

Enviar um comentário

<< Home