Peniche, tipicamente portuguesa
Desde Setembro que a Etermar (empresa responsável pela obra do Fosso das Muralhas) suspendeu a construção da eclusa, junto ao Forte das Cabanas, por se ter deparado com solos argilosos não previstos no perfil geotécnico disponibilizado, onde constava um sólido maciço rochoso.A empresa propõe estudos adicionais, alteração ao projecto inicial, novos trabalhos e encargos, tudo devidamente fundamentado em novas sondagens de forma a corrigir o falacioso estudo inicial da zona de implementação. A autarquia já solicitou ao empreiteiro nova proposta de preço.
E tudo acabará bem...
A empresa facturará mais. A autarquia lá dará um jeito para que a mediática obra seja concluída. E o contribuinte, como sempre, pagará os encargos adicionais.
Já os autores do equivocado estudo geotécnico inicial lá continuarão, impunemente, a baralhar maciços rochosos com argila....
A empresa facturará mais. A autarquia lá dará um jeito para que a mediática obra seja concluída. E o contribuinte, como sempre, pagará os encargos adicionais.
Já os autores do equivocado estudo geotécnico inicial lá continuarão, impunemente, a baralhar maciços rochosos com argila....
Tipicamente Nacional!!! Por isso é que o País está bem e recomenda-se.
Resta saber se houve esse tal estudo prévio ou se não foi "ah e tal toda a gente sabe que ali em baixo é só rochas"...
Caro JP tudo não passou de um lapso, por norma é que acontece, são lapsos.
Oom o muro do cemitério que teve de ser demolido também foi um lapso que os contribuintes pagaram e aos responsáveis nada aconteceu porque foi mais um lapso.
Afinal estamos em Portugal, onde qualquer obra publica que se digne terá de derrapar mais de 30%. A culpa do mau estudo geotécnico vai morrer solteira como tantas outras culpas neste país. O problema é que a candidatura aprovada não contemplava a solução de engenharia que deverá ser usada para a construção da eclusa, o que equivale dizer que terá de ser o promotor a assumir a custos, digo eu!!!
Segundo o Vereador do PSD na CM Peniche, Sr. Salvador: "...A paragem das obras de construção da eclusa entre a Ponta da Investida e o Forte da Cabanas, por falta de estudos geológicos adequados, que considerou o aspecto mais negativo de todos e que vai ter efeitos terríficos na economia do município porque, apesar de não ser imputável à Câmara, será um acréscimo de despesa para o Município..."
Miguel Tiago
Será acréscimo para o Município, pois o Município quis ser dono da obra, quando deveria ser do IPTM, ou seja, pagamos por esta brincadeira porque o sr. Presidente da Câmara e camaradas quiseram ser donos da obra e ter protagonismo com a dita.
É uma tristeza viver num País assim.
È um fartar vilanagem e os culpados……???
Culpados somos todos nós que ainda gastamos
o nosso dinheiro e o nosso tempo em votar neles.
e haja alguém que diga que isto é um roubo!!!
Claro que não o é, pois se assim fosse estariam
todos de cana.
Quem me dera…………………………………..
F.Seia
Este tipo de tirada ou melhor esta forma de fazer das notícias uma banalidade não merecem a minha concordância pelas razões que passo a referir.
Esta notícia não tem conteúdo, não tem sumo(talvez de laranja), não é rigorosa e talvez por essa razão pode originar alguns dos comentários já adicionados.
A obra do Fosso das Muralhas é a obra mais importante das últimas décadas realizada no concelho de Peniche. Aliás, é sistemático verificar que todos os dias existem dezenas de pessoas a acompanhar com elevado interesse a obra em diversos locais.
Estamos perante a obra que todos os partidos que passaram pela CÂMARA nos últimos 25 anos gostariam de a concretizar (PSD=12 anos, PS=8 anos e CDU com apenas 5 anos de mandato).
A obra do Fosso das Muralhas encontra-se em excelente ritmo(dragagens, execução de pontes ,etc…)
A obra do Fosso das Muralhas tem um problema é verdade, numa parcela da mesma, estamos a falar na zona da Eclusa. Trata-se de uma questão técnica que exige uma nova solução e é óbvio um custo acrescido por se localizar numa zona molhada com tudo o que isso significa. Existem documentos que atestam estes factos. Convém referir que este projecto foi dinamizado por uma entidade externa à Câmara. Curioso para quem não acompanha directamente esta obra na autarquia de Peniche é ter conversado com ilustres técnicos que me transmitiram a informação que eventuais situações de trabalhos a mais em obras molhadas ficaram novamente contempladas na lei que rege estes procedimentos porque certamente até os legisladores reconhecem esta particularidade e daí a manutenção do articulado. A realidade nestas situações não é política é técnica é real.
Quanto à intervenção de um Vereador é interessante que o cibernauta em causa em nome da verdade não fosse ao seu arquivo buscar os custos a mais com a construção da Barragem de S. Domingos. Tratou- se também duma situação inevitável. Nestas coisas o homem também pode errar mas deve evitar colocar em causa a segurança de pessoas e bens. Esta é a forma responsável de resolver já o problema .
Quanto à cidade de Peniche ela está a ficar mais bonita, arranjada e ambientalmente no bom caminho sem aquelas lamas(lodo) horrível que perfumava a nossa terra e incomodava os nossos visitantes.
Caro Miguel Silva
Não vale a pena o camarada vir em auxilio desta excelente câmara comunista, pois os lugares de acessores nãos estão postos em casa, por isso sossegue.
O problema é que sempre que se faz uma obra, ela tem que forçosamente contemplar imprevistos, e isso é que está mal. A barragem de S. Domingos é um facto, mas não se justificam erros no presente com erros no passado. A grande verdade é que a obra vai custar mais uns tostões e a responsabilidade da derrapagem morre solteira, como tudo neste país.
Veja isto e diga lá se não concorda.
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2011/02/px-wikileaks-4.html
e a "obra" da Biblioteca? e a do Campo da Torre? Também foram culpa dos comunistas?
Estão lá há 5 anos mas vão igualar o PS no final do mandato. Que argumento tão fraco!
Não sei quem é este senhor miguel silva,mas de certeza que está apenas a defender o seu lugar e bem. Mas essa coisa de dizer que é a obra mais importante deste mundo e do que há-de vir, cheira-me a esturro. Então para Peniche não são todas muito importantes? Não foram todas necessárias?
Esquadra da PSP, Palácio de Justiça, Hospital e Centro de Saúde, Quartel dos Bombeiros, Escola EBI Atouguia da Baleia, Escola EBI em Vila Maria, Ensino Superior , Estação dos CTT, Jardins de Infância por todo o Concelho,Barragem do Rio de S Domingos, Estádio do GDP, 500 Fogos de Habitação Social,Centro Coordenador de Transportes, 1ª Fase do Porto de Pesca de Peniche,Pavilhão Gimnodesportivo da Atouguia da Baleia, Zonas Industriais ( Abalo e Prageira),diversos Monumentos (25 e Abril, Homem do mar,Rendilheira, N S Boa Viagem ),Porto de Recreio, IP 6,Dia da Rendilheira e Certificação de Qualidade das Rendas de Bilros de Peniche.
Vamos lá de uma vez por todas pensar que só nós é que somos bons e todos os outros não prestam. É o mal desta cidade, como de outras, é levarem tudo para a política e não pensarem apenas nos cidadãos.
Enquanto todos pensarem como o senhor Peniche não vai a lado algum. Critique-se o que há a critica. Só faz bem, pois 4olhos vêm melhor que dois.
F.Seia
Para acabar de vez com tao melindroso problema o melhor sera encher de entulho toda a zona molhada
Já agora, em relação aos cheiros, não há solução para acabar com os mesmos? É que a terra continua a cheirar mal, mesmo quando isso não devia acontecer por se ter gasto bastante dinheiro naquilo que deveria ser inodoro.