segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Peniche, tipicamente portuguesa

Desde Setembro que a Etermar (empresa responsável pela obra do Fosso das Muralhas) suspendeu a construção da eclusa, junto ao Forte das Cabanas, por se ter deparado com solos argilosos não previstos no perfil geotécnico disponibilizado, onde constava um sólido maciço rochoso.
A empresa propõe estudos adicionais, alteração ao projecto inicial, novos trabalhos e encargos, tudo devidamente fundamentado em novas sondagens de forma a corrigir o falacioso estudo inicial da zona de implementação. A autarquia já solicitou ao empreiteiro nova proposta de preço.
E tudo acabará bem...
A empresa facturará mais. A autarquia lá dará um jeito para que a mediática obra seja concluída. E o contribuinte, como sempre, pagará os encargos adicionais.
Já os autores do equivocado estudo geotécnico inicial lá continuarão, impunemente, a baralhar maciços rochosos com argila....

14 contributos:

At 14/2/11 16:34, Anonymous jsaldanha disse...

Tipicamente Nacional!!! Por isso é que o País está bem e recomenda-se.

 
At 14/2/11 18:19, Anonymous pb disse...

Resta saber se houve esse tal estudo prévio ou se não foi "ah e tal toda a gente sabe que ali em baixo é só rochas"...

 
At 14/2/11 19:22, Blogger Raul Correia disse...

Caro JP tudo não passou de um lapso, por norma é que acontece, são lapsos.
Oom o muro do cemitério que teve de ser demolido também foi um lapso que os contribuintes pagaram e aos responsáveis nada aconteceu porque foi mais um lapso.

 
At 14/2/11 21:49, Anonymous Anónimo disse...

Afinal estamos em Portugal, onde qualquer obra publica que se digne terá de derrapar mais de 30%. A culpa do mau estudo geotécnico vai morrer solteira como tantas outras culpas neste país. O problema é que a candidatura aprovada não contemplava a solução de engenharia que deverá ser usada para a construção da eclusa, o que equivale dizer que terá de ser o promotor a assumir a custos, digo eu!!!

 
At 15/2/11 12:11, Anonymous Anónimo disse...

Segundo o Vereador do PSD na CM Peniche, Sr. Salvador: "...A paragem das obras de construção da eclusa entre a Ponta da Investida e o Forte da Cabanas, por falta de estudos geológicos adequados, que considerou o aspecto mais negativo de todos e que vai ter efeitos terríficos na economia do município porque, apesar de não ser imputável à Câmara, será um acréscimo de despesa para o Município..."
Miguel Tiago

 
At 15/2/11 20:24, Anonymous Anónimo disse...

Será acréscimo para o Município, pois o Município quis ser dono da obra, quando deveria ser do IPTM, ou seja, pagamos por esta brincadeira porque o sr. Presidente da Câmara e camaradas quiseram ser donos da obra e ter protagonismo com a dita.

 
At 15/2/11 22:53, Anonymous Anónimo disse...

É uma tristeza viver num País assim.
È um fartar vilanagem e os culpados……???
Culpados somos todos nós que ainda gastamos
o nosso dinheiro e o nosso tempo em votar neles.
e haja alguém que diga que isto é um roubo!!!
Claro que não o é, pois se assim fosse estariam
todos de cana.
Quem me dera…………………………………..
F.Seia

 
At 16/2/11 01:53, Anonymous Miguel Silva disse...

Este tipo de tirada ou melhor esta forma de fazer das notícias uma banalidade não merecem a minha concordância pelas razões que passo a referir.
Esta notícia não tem conteúdo, não tem sumo(talvez de laranja), não é rigorosa e talvez por essa razão pode originar alguns dos comentários já adicionados.
A obra do Fosso das Muralhas é a obra mais importante das últimas décadas realizada no concelho de Peniche. Aliás, é sistemático verificar que todos os dias existem dezenas de pessoas a acompanhar com elevado interesse a obra em diversos locais.
Estamos perante a obra que todos os partidos que passaram pela CÂMARA nos últimos 25 anos gostariam de a concretizar (PSD=12 anos, PS=8 anos e CDU com apenas 5 anos de mandato).
A obra do Fosso das Muralhas encontra-se em excelente ritmo(dragagens, execução de pontes ,etc…)
A obra do Fosso das Muralhas tem um problema é verdade, numa parcela da mesma, estamos a falar na zona da Eclusa. Trata-se de uma questão técnica que exige uma nova solução e é óbvio um custo acrescido por se localizar numa zona molhada com tudo o que isso significa. Existem documentos que atestam estes factos. Convém referir que este projecto foi dinamizado por uma entidade externa à Câmara. Curioso para quem não acompanha directamente esta obra na autarquia de Peniche é ter conversado com ilustres técnicos que me transmitiram a informação que eventuais situações de trabalhos a mais em obras molhadas ficaram novamente contempladas na lei que rege estes procedimentos porque certamente até os legisladores reconhecem esta particularidade e daí a manutenção do articulado. A realidade nestas situações não é política é técnica é real.
Quanto à intervenção de um Vereador é interessante que o cibernauta em causa em nome da verdade não fosse ao seu arquivo buscar os custos a mais com a construção da Barragem de S. Domingos. Tratou- se também duma situação inevitável. Nestas coisas o homem também pode errar mas deve evitar colocar em causa a segurança de pessoas e bens. Esta é a forma responsável de resolver já o problema .
Quanto à cidade de Peniche ela está a ficar mais bonita, arranjada e ambientalmente no bom caminho sem aquelas lamas(lodo) horrível que perfumava a nossa terra e incomodava os nossos visitantes.

 
At 16/2/11 12:00, Anonymous Anónimo disse...

Caro Miguel Silva
Não vale a pena o camarada vir em auxilio desta excelente câmara comunista, pois os lugares de acessores nãos estão postos em casa, por isso sossegue.
O problema é que sempre que se faz uma obra, ela tem que forçosamente contemplar imprevistos, e isso é que está mal. A barragem de S. Domingos é um facto, mas não se justificam erros no presente com erros no passado. A grande verdade é que a obra vai custar mais uns tostões e a responsabilidade da derrapagem morre solteira, como tudo neste país.
Veja isto e diga lá se não concorda.
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/2011/02/px-wikileaks-4.html

 
At 16/2/11 13:14, Anonymous Anónimo disse...

e a "obra" da Biblioteca? e a do Campo da Torre? Também foram culpa dos comunistas?

 
At 16/2/11 20:50, Anonymous Anónimo disse...

Estão lá há 5 anos mas vão igualar o PS no final do mandato. Que argumento tão fraco!

 
At 17/2/11 11:42, Anonymous Anónimo disse...

Não sei quem é este senhor miguel silva,mas de certeza que está apenas a defender o seu lugar e bem. Mas essa coisa de dizer que é a obra mais importante deste mundo e do que há-de vir, cheira-me a esturro. Então para Peniche não são todas muito importantes? Não foram todas necessárias?
Esquadra da PSP, Palácio de Justiça, Hospital e Centro de Saúde, Quartel dos Bombeiros, Escola EBI Atouguia da Baleia, Escola EBI em Vila Maria, Ensino Superior , Estação dos CTT, Jardins de Infância por todo o Concelho,Barragem do Rio de S Domingos, Estádio do GDP, 500 Fogos de Habitação Social,Centro Coordenador de Transportes, 1ª Fase do Porto de Pesca de Peniche,Pavilhão Gimnodesportivo da Atouguia da Baleia, Zonas Industriais ( Abalo e Prageira),diversos Monumentos (25 e Abril, Homem do mar,Rendilheira, N S Boa Viagem ),Porto de Recreio, IP 6,Dia da Rendilheira e Certificação de Qualidade das Rendas de Bilros de Peniche.
Vamos lá de uma vez por todas pensar que só nós é que somos bons e todos os outros não prestam. É o mal desta cidade, como de outras, é levarem tudo para a política e não pensarem apenas nos cidadãos.
Enquanto todos pensarem como o senhor Peniche não vai a lado algum. Critique-se o que há a critica. Só faz bem, pois 4olhos vêm melhor que dois.

F.Seia

 
At 17/2/11 11:57, Anonymous Anónimo disse...

Para acabar de vez com tao melindroso problema o melhor sera encher de entulho toda a zona molhada

 
At 18/2/11 18:22, Anonymous Anónimo disse...

Já agora, em relação aos cheiros, não há solução para acabar com os mesmos? É que a terra continua a cheirar mal, mesmo quando isso não devia acontecer por se ter gasto bastante dinheiro naquilo que deveria ser inodoro.

 

Enviar um comentário

<< Home