terça-feira, fevereiro 01, 2011

"Compre o que não é nosso"

Os Estaleiros Navais de Peniche adquiriam, em Novembro passado, 49% dos estaleiros Naval Canal, na Madalena - Pico, em situação económica precária, com o propósito de investir nos Açores e tendo obviamente em conta a possibilidade de construção para a região dos dois novos navios da companhia açoriana Atlânticoline.
Os governantes açorianos aplaudiram e, em bicos de pés, divulgaram a notícia, naquilo que consideraram uma grande aposta na recuperação daquela actividade de grande tradição na região.
Entretanto, o caderno de encargos para o concurso dos novos navios é de tal forma exigente que praticamente deixa de fora todas as empresas portuguesas, entre elas os estaleiros de Peniche.
Nesta situação, a empresa de Peniche entendeu que já não seria viável o investimento nos Açores e recuou no negócio.
Como resultado, a Naval Canal provavelmente deixará de ser viável, os Estaleiros Navais de Peniche perdem uma oportunidade de crescimento e vêem a sua postura questionada pelos governantes açorianos que se inflamam em mais este aceso debate e, como sempre, haverá mais um chorudo negócio em Portugal para a empresa estrangeira que ganhar o concurso de fornecimento dos navios.
Permanecem insondáveis os caminhos da recuperação económica nacional...

2 contributos:

At 2/2/11 07:26, Anonymous Anónimo disse...

o Governo dos Açores é aquele do PS que se aumentou a ele mesmo, para não ter que pagar a crise? Porreiro, pá!
Miguel Tiago

 
At 7/2/11 11:35, Anonymous Anónimo disse...

ou mais um capitulo para juntar aos da Unicoopesca e Pescagest do o livro branco sobre história da indústria de Peniche que, um dia, alguem tenha a coragem de escrever.


Anónimo (obviamente)

 

Enviar um comentário

<< Home