"...Infelizmente temos tido muitos pareceres negativos da parte dos nossos clientes em relação à qualidade das férias deles. E a razão principal é a quantidade de LIXO no Baleal e arredores.
Os surfistas normalmente são muito sensíveis a questões ambientais e de sustentabilidade.
Durante este verão parece que a ilha do Baleal nunca foi limpa e estava sempre cheia de lixo.
Os contentores de lixo não se esvaziam com regularidade.
Os parques de estacionamento em frente das praias estão constantemente sujos.
A Avenida do Mar e as bermas das outras estradas nos Casais do Baleal estão cheias de lixo de plástico e de garrafas de vidro.
Os turistas não só têm aulas de surf mas gastam também dinheiro nos cafés, restaurantes, bares, supermercados, lojas, etc. Existindo também a possibilidade de cativar o investimento estrangeiro.
Para atrair mais turistas temos de lhes propor boas condições para as férias inesquecíveis.
Então porque nós não conseguimos manter constantemente o Baleal e Peniche limpos, sendo esta zona o lugar do acontecimento de uma prova tão importante no surf mundial e centro de surf europeu hoje em dia?
Para provar tudo que foi dito em cima, envio em anexo algumas fotos tiradas por mim hoje, dia 27 de Setembro.
Escrevi esta carta não só em meu nome mas também em nome de muitas outras pessoas – portuguesas e estrangeiras – que estão ligados ao negócio de surf no Baleal e que se preocupam com o futuro deste sítio tão bonito, mas infelizmente tão sujo! ...."
Excerto de uma carta de Elena Vasilyeva, proprietária duma escola de surf nos Casais do Baleal.
Foram demasiados protestos, de várias fontes, que dão conta dum agravamento considerável, este ano, nas questões relacionadas com a limpeza do Baleal e zonas limítrofes.
Acabada a época balnear, a situação tenderá a atenuar-se. Ainda assim, este é o momento certo para, ainda a quente, se definir a estratégia para evitar esta situação no próximo ano.
Nós os locais, vós os proprietários, eles os turistas e aqueloutros os autarcas ficaríamos todos bem mais agradados!