Amigos de Peniche
Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
sexta-feira, agosto 31, 2012
quinta-feira, agosto 30, 2012
Chiste Matutino
O Raul Solnado andou lá perto!
Não há petróleo por todo o Beato. Parece que se cinge à zona do Convento....
Foto: Carlos Alberto Tiago
quarta-feira, agosto 29, 2012
ETAR por aqui mais uns anos
Salvaguardando outros eventuais interessados, parece uma boa jogada aquela pela qual o Município de Peniche (e o Tesouro) concedem o direito de ocupação do espaço das antigas instalações da Docapesca à ESIP (European Seafood Investments Portugal), transformando um futuro momo devoluto numa âncora à fixação do maior unidade conserveira nacional e importante empregador local.
Mais do que as discutíveis tolerâncias ambientais, serão medidas como esta que cabem a um Município preocupado com a empregabilidade e economia locais.
Não obstante parecer de difícil verificação o incremento de postos de trabalho numa empresa com a volatilidade laboral da ESIP, entre trabalhadores permanentes, temporários e sub-contratados, vale como sonante moeda de troca e declaração de intenções que não deixa de firmar um assumido contrato.
Também sobejamente interessante para as aspirações (e inspirações) penicheiras (e dos que nos visitam) é o compromisso da ampliação da estação de tratamento de águas residuais daquela unidade e da implementação de um sistema de tratamento de odores, reduzindo os impactos negativos provocados pelos maus cheiros à entrada da cidade.
terça-feira, agosto 28, 2012
Latejante latido
Quer nos sempre oportunos relatos divulgados por Carlos Alberto Tiago (autor da foto ilustrativa) quer noutros testemunhos soltos que circulam na internet, vai sendo cada vez mais difícil escamotear a problemática dos cães vadios em Peniche. Avançam pelas praias, assolam ao Parque de Campismo e passeiam-se pela cidade, em matilhas de permanente e “visual” reprodução. E não vou sequer aqui repisar a preocupante temática dos cães perigosos, limitando-me a constatar o aumento continuado desta má imagem local.
Diz-se que é a inexistência ou a falta de capacidade dum canil municipal que está na origem deste problema. Outros advogam que é nos bairros degradados da cidade que os cães vadios se acolhem e proliferam.
E esquecemos-nos que cães sem dono, não são propriamente rigorosos no planeamento familiar, e que este problema só poderá agravar-se nos próximos anos, engrossado pelo abandono de muitos outros animais em famílias onde a crise se sobrepõe ao prazer do puxa trela.
Há por isso neste assunto uma incontornável urgência.
A procura de solução para os errantes cães deveria também estar a gerar muitas cãs!
segunda-feira, agosto 27, 2012
sexta-feira, agosto 24, 2012
Um Heliporto sustentável para Peniche está no Facebook
Quanto ao Heliporto não sei...
Já para os helicópteros, isso sim, haveria toda a conveniência em que fossem sustentáveis...
quinta-feira, agosto 23, 2012
Um proto-museu paupérrimo, um convidativo dia de praia e muita gente interessada em visitar o passado repressivo da ditadura...
"...Em Peniche, diante daquela luz imensa e daquele mar sem fim, só pensei em como seria importante termos ali um grande museu da repressão e da resistência no Estado Novo. Tenho a certeza de que fazê-lo custaria menos do que uma fatia de submarino e imagino que seria possível animar estratégias que fizessem o espaço dar mais retorno à comunidade do que uma pousada no local. Mas para isso seria preciso que deixássemos falar em nós algo mais do que a modorra dos dias."
quarta-feira, agosto 22, 2012
terça-feira, agosto 21, 2012
sexta-feira, agosto 03, 2012
Últimos dias da 16ª Feira do Livro de Peniche
Até à próxima terça, dia 7 de agosto, a 16ª edição da Feira do Livro de Peniche estará aberta ao público, todos os dias, das 15h00 às 23h30, nas instalações do Clube Recreativo Penichense.
Também a 7 de agosto, e em iniciativa integrada, terá lugar pelas 21h45, no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, a projeção do filme "Amigos Improváveis", realizado por Eric Toledano & Olivier Nakache e baseado no livro "O Segundo Fôlego" de Phillippe Pozzo de Borgo.
quinta-feira, agosto 02, 2012
With a little help from my friends
Nesta franja entre o tumultuoso fim de época e o pachorrento verão, não há verve que acutile!
Socorro-me por isso desta bela imagem, remetida por providencial amigo.
Tal como ele, também por aqui lobrigo uma geometria marcadamente feminina.
Mas que fique matematicamente claro que tal se restringe à suavidade curvilínea dos pontos onde a segunda derivada se anula e não a uma insolente, e infrutífera neste caso, procura de algum esconso ponto de sela.