Barcos de Pesca de Rui Albuquerque
O Município de Peniche aderiu à
Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para todos.
Não posso deixar de me congratular com este empenho da nossa autarquia.
Ainda que a prioridade esteja correcta, pena é que não se aproveite esta maré para alargar a preocupação da melhoria da mobilidade a todos os transeuntes. A inexistência de zonas pedonais no centro da cidade de Peniche é uma falha que cada vez mais se nota, e que nos aparta duma imagem de cidade desenvolvida. A única rua pedonal que existe, só o é em teoria, e não mais se tentou alargar a área de uso exclusivamente pedonal.
Após a Assembleia Municipal da última sexta-feira, deixaram de existir obstáculos a nível de PDM, para a instalação de uma nova área comercial na zona do Convento (Modelo + Worten + Modalfa+...). Foi ainda endereçado convite, por parte do Presidente da Câmara, para que o Engº Belmiro de Azevedo, presidente do grupo Sonae, visitasse o concelho visando a captura de mais investimentos na zona.
Face a este cenário, e para a defesa do comércio local, haveria que criar no centro da cidade uma zona pedonal, onde a ida às compras fosse sinónimo de interacção social, conjugada com um zona de fruição de mobilidade relaxada e descontraída.
À semelhança do que defende António Seara na Voz do Mar, não tenho dúvidas de que o futuro passará por aqui. Resta-nos esperar para ver quando tempo os nossos autarcas vão levar a apanhar este barco.