Assim se confirme, tratar-se-ía de um passo importantíssimo para a afirmação da 'Capital da Onda' ou, se preferirem, de Peniche - enquanto palco internacional da modalidade.
No entanto, não é ainda absolutamente seguro que a 'Fórmula 1' do Surf esteja conquistada. E assim sendo há que pressionar - o mais possível! - nesse sentido.
Segundo a FPS - em http://www.surfingportugal.com/index.php?opcao=35&id=1124 -, "a grande novidade é o encerramento do CNSO num local ainda em segredo no centro de Portugal Continental com ondas espectaculares mas que, curiosamente, nunca recebeu nenhuma prova da maior competição nacional de surf. O contrato foi assinado por dois anos com opção de um terceiro. Açores e “algures no Oeste” acrescem à categoria Grau 6, o sufixo Prime (e 500 pontos extra para vencedor), pela excelência das ondas onde se disputa a prova."
Se assim for, este "algures no Oeste", que "nunca recebeu nenhuma prova da maior competição nacional de surf", não será certamente Peniche...
Vamo-nos manter alerta e confiantes de que imperará o bom senso entre a empresa organizadora e os dirigentes da FPS. Quanto à autarquia, é importante que pressione - e muito - as referidas entidades.
Naturalmente tem que haver algum investimento da parte da autarquia, assim como da própria administração central, se pensarmos por exemplo na importante conquista do CAR-Surf Peniche.
A este respeito, vejam-se os exemplos de investimento que têm sido realizados por Santa Cruz (praia situada entre duas freguesias de Torres Vedras) e Ericeira (uma vila que é também mera freguesia do concelho de Mafra). Se Peniche, cidade 'Capital da Onda' não puder/quiser efectuar este investimento outros o farão certamente.
Contudo, o "grosso da coluna" do investimento num certame desta natureza é obviamente privado, da exclusiva responsabilidade dos patrocinadores do evento.
Sobre este assunto, atente-se na expressiva política de investimento no surf dessa gigante das comunicações móveis nacionais chamada TMN:
A estratégia de patrocínios desportivos da TMN focaliza-se em dois objectivos essenciais: por um lado, incentivar e promover o desporto a nível nacional e, por outro lado, reforçar e projectar os valores defendidos pela marca. Contando com a preferência de mais de 6,5 milhões de portugueses, a TMN está consciente da sua relevância e do seu papel como operador móvel no desenvolvimento da sociedade e dos hábitos dos portugueses. Nesse sentido, e dentro das várias modalidades, apoia acções que se desenvolvem em todo o país, ao longo do ano, incentivando também o desenvolvimento da modalidade. Mas o investimento em acções de patrocínio contribui ainda para potenciar e reforçar, junto dos diversos públicos, uma imagem forte e distintiva da marca TMN, enquanto empresa dinâmica fortemente envolvida no desenvolvimento da sociedade. No caso da associação ao surf, este envolvimento reflecte, além disso, o entusiasmo, a energia, o respeito pela natureza e a liberdade que caracterizam a identidade da TMN. A estas várias componentes alia-se ainda a disponibilização, por parte da TMN, de um importante conjunto de produtos e serviços associados a um dos desportos que mais proximidade proporciona com a natureza, a liberdade, a força, a energia, que, através da cor e da luz, o azul TMN também transmite. O apoio da TMN a um desporto como o surf acaba, deste modo, por se transformar num projecto de grande envergadura. Na sua estratégia de patrocínio ao surf, a TMN decidiu marcar presença através do apoio a entidades e eventos diferentes, cada um encerrando um objectivo específico, desde a Associação Nacional de Surfistas, aos principais campeonatos, passando pelos principais surfistas portugueses, com destaque para a referência do surf em Portugal, Tiago "Saca" Pires, pelos principiantes e, ainda, por um vasto conjunto de novos conteúdos, serviços e passatempos. O apoio à ANS – Associação Nacional de Surfistas, tem como propósito "legitimar" a presença da TMN no surf. Considerámos fundamental o patrocínio à entidade que representa e defende os interesses dos 400 melhores surfistas nacionais em competição. Nos campeonatos de surf, motiva-nos a associação da TMN ao target jovem e a possibilidade de chegar a milhares de jovens num ambiente descontraído como é o da praia. Esta realidade permite-nos, ainda, promover os produtos e serviços dirigidos aos jovens, como é o caso do Music Box, do Waiting Rings ou dos conteúdos associados ao surf, revelando a esta comunidade a utilidade e o papel das telecomunicações móveis ao serviço do surf. Ao apoiar o TMN Surf team, equipa composta por 10 dos melhores surfistas nacionais, dos quais Tiago "Saca" Pires é o expoente máximo, a TMN, na qualidade de empresa portuguesa, está a promover atletas portugueses, transformando este seu apoio num desígnio nacional e contribuindo, não só para o desenvolvimento da modalidade em Portugal, mas também para a criação de altos representantes da modalidade no estrangeiro. Por último, com o patrocínio a escolas de surf e com a organização do TMN Saca Tour (surf camps que juntam veteranos do surf e jovens principiantes), a TMN contribui para o desenvolvimento da modalidade em Portugal e para que os jovens possam aprender lado a lado com os "craques" do surf, criando uma experiência inesquecível e irrepetível que, seguramente, já está associada à marca TMN.
Assim se confirme, tratar-se-ía de um passo importantíssimo para a afirmação da 'Capital da Onda' ou, se preferirem, de Peniche - enquanto palco internacional da modalidade.
No entanto, não é ainda absolutamente seguro que a 'Fórmula 1' do Surf esteja conquistada. E assim sendo há que pressionar - o mais possível! - nesse sentido.
Segundo a FPS - em http://www.surfingportugal.com/index.php?opcao=35&id=1124 -, "a grande novidade é o encerramento do CNSO num local ainda em segredo no centro de Portugal Continental com ondas espectaculares mas que, curiosamente, nunca recebeu nenhuma prova da maior competição nacional de surf. O contrato foi assinado por dois anos com opção de um terceiro. Açores e “algures no Oeste” acrescem à categoria Grau 6, o sufixo Prime (e 500 pontos extra para vencedor), pela excelência das ondas onde se disputa a prova."
Se assim for, este "algures no Oeste", que "nunca recebeu nenhuma prova da maior competição nacional de surf", não será certamente Peniche...
Vamo-nos manter alerta e confiantes de que imperará o bom senso entre a empresa organizadora e os dirigentes da FPS. Quanto à autarquia, é importante que pressione - e muito - as referidas entidades.
Cumprimentos!
Julgo que não será só uma questão de pressão, mas muito mais uma questão de euros.
Naturalmente tem que haver algum investimento da parte da autarquia, assim como da própria administração central, se pensarmos por exemplo na importante conquista do CAR-Surf Peniche.
A este respeito, vejam-se os exemplos de investimento que têm sido realizados por Santa Cruz (praia situada entre duas freguesias de Torres Vedras) e Ericeira (uma vila que é também mera freguesia do concelho de Mafra). Se Peniche, cidade 'Capital da Onda' não puder/quiser efectuar este investimento outros o farão certamente.
Contudo, o "grosso da coluna" do investimento num certame desta natureza é obviamente privado, da exclusiva responsabilidade dos patrocinadores do evento.
Sobre este assunto, atente-se na expressiva política de investimento no surf dessa gigante das comunicações móveis nacionais chamada TMN:
TMN apoia o surf
http://www.ansurfistas.com/xms/files/Patrocinadores/TMN_apoia_o_Surf.pdf
A estratégia de patrocínios desportivos da TMN focaliza-se em dois objectivos
essenciais: por um lado, incentivar e promover o desporto a nível nacional e, por outro
lado, reforçar e projectar os valores defendidos pela marca.
Contando com a preferência de mais de 6,5 milhões de portugueses, a TMN está
consciente da sua relevância e do seu papel como operador móvel no
desenvolvimento da sociedade e dos hábitos dos portugueses. Nesse sentido, e
dentro das várias modalidades, apoia acções que se desenvolvem em todo o país, ao
longo do ano, incentivando também o desenvolvimento da modalidade.
Mas o investimento em acções de patrocínio contribui ainda para potenciar e reforçar,
junto dos diversos públicos, uma imagem forte e distintiva da marca TMN, enquanto
empresa dinâmica fortemente envolvida no desenvolvimento da sociedade. No caso
da associação ao surf, este envolvimento reflecte, além disso, o entusiasmo, a
energia, o respeito pela natureza e a liberdade que caracterizam a identidade da TMN.
A estas várias componentes alia-se ainda a disponibilização, por parte da TMN, de um
importante conjunto de produtos e serviços associados a um dos desportos que mais
proximidade proporciona com a natureza, a liberdade, a força, a energia, que, através
da cor e da luz, o azul TMN também transmite.
O apoio da TMN a um desporto como o surf acaba, deste modo, por se transformar
num projecto de grande envergadura. Na sua estratégia de patrocínio ao surf, a TMN
decidiu marcar presença através do apoio a entidades e eventos diferentes, cada um
encerrando um objectivo específico, desde a Associação Nacional de Surfistas, aos
principais campeonatos, passando pelos principais surfistas portugueses, com
destaque para a referência do surf em Portugal, Tiago "Saca" Pires, pelos
principiantes e, ainda, por um vasto conjunto de novos conteúdos, serviços e
passatempos.
O apoio à ANS – Associação Nacional de Surfistas, tem como propósito "legitimar"
a presença da TMN no surf. Considerámos fundamental o patrocínio à entidade que
representa e defende os interesses dos 400 melhores surfistas nacionais em
competição.
Nos campeonatos de surf, motiva-nos a associação da TMN ao target jovem e a
possibilidade de chegar a milhares de jovens num ambiente descontraído como é o da
praia. Esta realidade permite-nos, ainda, promover os produtos e serviços dirigidos
aos jovens, como é o caso do Music Box, do Waiting Rings ou dos conteúdos
associados ao surf, revelando a esta comunidade a utilidade e o papel das
telecomunicações móveis ao serviço do surf.
Ao apoiar o TMN Surf team, equipa composta por 10 dos melhores surfistas
nacionais, dos quais Tiago "Saca" Pires é o expoente máximo, a TMN, na qualidade
de empresa portuguesa, está a promover atletas portugueses, transformando este seu
apoio num desígnio nacional e contribuindo, não só para o desenvolvimento da
modalidade em Portugal, mas também para a criação de altos representantes da
modalidade no estrangeiro.
Por último, com o patrocínio a escolas de surf e com a organização do TMN Saca
Tour (surf camps que juntam veteranos do surf e jovens principiantes), a TMN
contribui para o desenvolvimento da modalidade em Portugal e para que os jovens
possam aprender lado a lado com os "craques" do surf, criando uma experiência
inesquecível e irrepetível que, seguramente, já está associada à marca TMN.
Já agora, alguem pode informar, o porquê da prova de Kayak Surf em Peniche, ter deixado de fazer parte do Circuito Nacional?