sexta-feira, setembro 04, 2009

MacaSurf nasce em Peniche, capital da onda

Este surfista conseguiu aguentar 14 horas em cima da Maca, na onda da incompetente assistência hospitalar portuguesa.
Está criada uma nova modalidade, o MacaSurf, onde, tal como nas outras variantes, Peniche também apresenta condições excepcionais para a sua prática.
Sem assistência médica condigna, temo que Peniche (e Portugal) se arrisquem a, no futuro, ver a elite do Surf por um canudo...
(foto de Clark Little)

16 contributos:

At 4/9/09 11:34, Anonymous Anónimo disse...

Vergonhoso! Vergonhoso! Incrível!
Como é possível as entidades locais estarem a deixar acabar o hospital e, ao mesmo tempo, a querer cativar turistas e novos residentes?
Aqui temos o exemplo de um francês que teve o azar de ter um acidente em Peniche e sofrer as agruras dos serviços médicos em Portugal.
Que bela imagem é dada pelo seu testemunho!
O que é que estão a fazer as entidades locais? Onde está a informação sobre o que pretendem a nível da saúde no concelho?
Que palhaçada é esta de se andar de um lado para o outro por o hospital de Peniche e das Caldas não terem TAC?
Que miséria!

outsider

 
At 4/9/09 11:39, Anonymous Anónimo disse...

Está na hora de dar explicações à população.
As entidades locais têm de perceber que há gente atenta e desagradada com o que se passa.
Infelizmente,há ainda muita gente alheada mas outros estão preocupados. Os municípes têm direito a viver numa terra com qualidade de vida. Para isso se pagam as contribuições.
Se isto continuar assim, com pena o digo, é preferível migrar para um concelho vizinho.

outsider

 
At 4/9/09 12:31, Anonymous Anónimo disse...

Mas quem é que quer cá a elite do SURF? Sinceramente vivemos melhor sem eles. Isso não é turismo. Agora o facto de estar 14 horas numa maca é uma verdadeira vergonha para os portugueses!

 
At 4/9/09 14:39, Blogger jp disse...

Tenho que discordar com o anónimo anterior (12:31).

Peniche tem tudo a ganhar com a aposta nas elites dos desportos da onda, aproveitando as invejáveis condições naturais de que dispõe.
Trata-se dum movimento desportivo com um fluxo financeiro crescente, com preocupações de sustentabilidade ambiental e que sabe valorizar e divulgar a beleza natural dos locais por onde passa.

E ao contrário de outrora, tratam-se de praticantes cada vez mais integrados e esclarecidos, com uma crescente capacidade de projecção mediática.

Prova disso é a situação reportada no post, que decerto não será caso original, mas que só agora assume particular divulgação.

O que choca mesmo, e aí estou de acordo, é que enquanto se investe substancialmente na construção dum centro de alto rendimento para o surf, na comunidade surfista internacional circulem posições como estas:

"Posso voltar a Peniche mas não para fazer surf, tão-só porque não existem meios que possam avaliar uma lesão em caso de acidente…"
"E tornarei pública a minha história para que ninguém possa arriscar a ter um acidente com consequências mais graves."


Isto sim é um embaraço!

 
At 4/9/09 15:10, Anonymous Bernardo Ribeiro Costa disse...

Caro JP,

Absolutamente de acordo consigo!

Abraço

 
At 4/9/09 15:29, Anonymous José Miguel Nunes disse...

JP

Não podia estar mais de acordo, aliás, para quem acompanha os meu escritos não é novidade.

Ao anónimo das 12:31, aconselho-o a informar-se e a ler primeiro o que os especialista dizem e escrevem como é o caso do antigo ministro das finanças Ernâni Lopes num estudo que publicou, antes de dizer baboseiras.

 
At 4/9/09 15:35, Anonymous José Miguel Nunes disse...

Ainda para o anónimo das 12:31

Já agora caso não saiba o estudo chama-se "Hypercluster da Economia do Mar", é só procurar na internet que está disponível para download. Se tiver tempo leia, são só 480 páginas.

 
At 4/9/09 15:48, Anonymous pb disse...

Excelente post na origem deste post e excelente resposta do JP ao anónimo das 12:31, um daqueles que - como os jumentos característicos da região - ainda não se libertou das palas, recusando-se a ver o que está à vista de todos.
Quanto ao Hospital, sim, é uma vergonha e há anos e anos que é assim. No ano passado o meu irmão espetou um anzol no braço enquanto pescava na Berlenga. Os médicos ficaram sem saber o que fazer e acabaram por pedir que fosse o amigo que acompanhava o meu irmão (já com alguma experiência em anzois pescadores de humanos) a retirar o dito anzol...
Das duas uma: ou se assume que o Hospital está ali só a fazer numero e acaba-se com aquilo e ninguém perde tempo a ir lá, ou investe-se de forma a fazer "daquilo" um hospital a sério.
Cumprimentos

 
At 4/9/09 16:15, Anonymous Anónimo disse...

Carissimos, eu penso que não nos devemos perder com questões de ignorância na matéria.
O essencial é que um turista (um dos tais que queremos, e bem, cativar) se aleijou, não teve como ser assistido aqui em Peniche e viveu uma verdadeira odisseia. Então e nós residentes que estamos aqui todo o ano e que podemos também ter um problema idêntico? Viveremos a mesma odisseia? Já vivi uma situação idêntica com uma simples cólica renal. E isso é que me preocupa. Estamos a perder tudo o que era uma mais valia para a cidade. O hospital está a desmantelar-se aos poucos, o serviço básico de urgência é cada vez mais básico até que um dia deixe de existir e assitimos impávidos e serenos a todos estes episódios sem que alguém com responsabilidades num determinado acordo assinado em Janeiro, diga qualquer coisa. Ou está à espera que o silêncio ajude o povo a esquecer esta situação e assim passar incólume? Olhe que ninguém tem memória curta.
Cumprimentos
A.S.

 
At 4/9/09 22:16, Anonymous Alice disse...

Boa noite!

Não deixem de aparecer amanhã (5 de Setembro) no Café do Parque Urbano de Peniche, às 21.30h, para participar num debate sobre o Desporto, a Cultura e o Lazer em Peniche. O debate é promovido pelos Jovens.Px e vai contar com a presença do Prof. Miguel Santos e do Prof. Vila Carvalho como oradores. Apareçam!

 
At 4/9/09 22:25, Anonymous Anónimo disse...

BRINCAR COM A SAÚDE

Parece-me que alguns partidos andam a brincar com a saúde em Peniche, usando tema como arma de arremesso eleitoral.

Quem assistiu a uma sessão de esclarecimento pública realizada em Peniche (noticiado na comunicação social local), presidida pelo presidente do Centro Hospitalar Oeste Norte, sabia que o Hospital de Peniche iria sofrer, até final de 2009, obras de beneficiação comparticipada com fundos comunitários por já não oferecer as condições de segurança e conforto que hoje são exigidas por legislação nacional e directivas europeias. Até me recordo que foi dado o exemplo dos elevadores.
O caso do francês é como os casos que todos conhecemos e pelos quais nós e os nossos também passamos. A verdade é que se o sistema funcionasse, se o o Hospital Oeste Norte estivesse construído, andar 20 minutos/30 kms até Caldas para fazer uma TAC seria uma distância perfeitamente aceitável nos padrões internacionais actuais.
Há países europeus mais desenvolvidos que têm critérios de distância tempo mais alargados que Portugal. Têm protocolos de procedimentos bem definidos e cumprem-nos. São mais organizados que nós. Por isso é que são mais desenvolvidos. Se fôssemos mais organizados e menos esbanjadores dos dinheiros públicos na saúde e noutras áreas também seríamos certamente mais desenvolvidos.
Não é possível ter um hospital central em cada terra como não é possível ter um polícia para cada cidadão. Acredito que vamos ter uma SUB e um bom hospital em Peniche e um Bom hospital Regional a 15/20 minutos/30 Kms. Tomaram muitas populações de lugares recônditos dos países nórdicos e mais desenvolvidos da Europa!

 
At 5/9/09 09:49, Anonymous Jaime Vinha disse...

deixem-se mas é de criticar os Hospitais publicos...comprem um seguro de Saude, vão ao Hospital da CUF e tudo será mais cor-de-rosa! ou cor-de-laranja!

e esse francês que volte pra França pra queimar carros com os amigos argelinos!

 
At 6/9/09 19:16, Anonymous Anónimo disse...

Volto a convidar-vos a ler. Pertinente.

http://penichepsd.blogspot.com/2009/09/nota-informativa-sobre-hospital-de.html

 
At 6/9/09 20:19, Anonymous Capitão Roby disse...

Pertinente era saber porque no Programa Eleitoral do PSD não aparece UMA UNICA referência ao Serviço Nacional de Saúde..isso é que é pertinete! Ou então saber o que a malta do PPD-PSD de Peniche acha um Isaltino ou do Dias Loureiro! Pertinente, ma non troppo..

 
At 6/9/09 23:57, Blogger Manuel Leonardo disse...

por favor nao desviem as atencoes aos factos que de facto julgam os governantes em Peniche , e as melhores condicoes que todos devemos ter em Assistencia medical ,Social , desemprego ,emprego e acima de tudo seriedade nos programas de governo que nos devem dar depois de eleitos. sejamos de vez em quando honestos com nos proprios .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos

 
At 7/9/09 07:11, Anonymous Reinaldo(aquele do SLB e das Doce) disse...

muito bem sr. Manuel...esta malta vem para aqui acusar os governantes locais de coisas sobre as quais eles não têm autoridade: Saude, Assistência Social, Emprego e etc...que andou 30 anos no poleiro no Terreiro do Paço a destruir o Pais é que tem que ser chamado á pedra! Tragam para cá uns Bascos no desmprego para pôr essa canalha Xuxa-Laranjada na ordem !!

 

Enviar um comentário

<< Home