quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Px WikiLeaks 4

Excerto do Parecer Final nº 102/2010 da Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) referente à inspecção ordinária ao Município de Peniche com data de Julho de 2010, com o devido aval do Secretário de Estado de Administração Local:

"....sendo certo que, não se evidenciando desenvolvimentos ou a adopção de efectivas medidas de tutela de legalidade urbanística por parte dos eleitos locais relativamente aos pareceres identificados e analisados (...), serão os mesmos participados ao Ministério Público (...), ponderando-se, ainda, caso a caso, em função dos elementos e da referida actuação dos eleitos locais, a possibilidade de participação crime...."

Esta é uma daquelas situações em que a gravidade das suspeições contidas, justificariam um esclarecimento junto dos eleitores locais...
Carlo Carrà "La camera incantata", 1917

17 contributos:

At 16/2/11 13:37, Anonymous Anónimo disse...

Estamos presente aquilo a que se pode chamar uma não noticia.

São às dezenas casos como este desde 1995.

É estranho,ou talvez não que não se tenha procurado ouvir o que a CMP tem a dizer acerca do assunto,chamo a isto falta de honestidade intelectual.

 
At 16/2/11 13:45, Anonymous Anónimo disse...

uigluiui

 
At 16/2/11 15:31, Blogger jp disse...

Caro anónimo das 13:37,
Tive conhecimento do documento noticiado, apenas hoje. Como não acompanho de perto os meandros da política local e é a primeira vez que me deparo com suspeições desta gravidade. Admito que alguém mais “por dentro” possa encontrar alguma banalidade neste género de situações, mas deixe-me na saudável ingenuidade de me surpreender com este tipo de procedimentos.
Como eu, outros ingénuos munícipes, para os quais isto possa ser notícia, poderão ter tido facilmente acesso ao documento, permanecendo com preocupações pelo seu teor.
Foi para que não haja lugar a juízos antecipados, nem que fácil e gratuitamente se ponho em causa a honestidade de alguém (como se vê por aí em contributos), que publiquei este post, onde não se manifesta qualquer posição ou opinião sobre o teor da notícia.
Tenho esperança que a autarquia se aperceba que esta informação já se encontra no domínio público e que, como tal, possa rapidamente esclarecer esta situação.
É óbvio que qualquer reacção merecerá neste blogue o devido destaque.
Termino porfiando que esta postura terá mais probidade intelectual que a simples depreciação de factos ou o fortuito disparo de opróbrios.

 
At 16/2/11 16:46, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP

Não foi minha intenção, melindrar ou ofender quem quer que seja.

Para mim os interesses Superiores de Peniche estão acima do que quer que seja, julgo que comunha da mesma opinião,por isso um artigo deste tipo carece sempre de um esclarecimento junto dos Visados (CMP)é o Direito ao Contraditório, acho que concordará comigo que Peniche não necessita de mais intrigas palacianas,tivemos a Cidade decadas em estado coma e as chamadas forças vivas assitiram impávidas e serenas por razões ainda estão por esclarecer ou talvez não.

Cumprimentos

 
At 16/2/11 18:41, Anonymous Anónimo disse...

O anónimo das 13:37 só está a defender a sua dama, nada mais do que isso.
O documento é de fácil acesso para quem sabe onde ir ver, posso desde já garantir que o documento sendo assinado de 7 -2010 não está disponivel há muito tempo para cons
ulta, estará no máximo há um mês. Também não acredito que haja muitos municipes que tenham conhecimento destes processos, provavelmente nem os vereadores têm conhecimento deste processo, pois o presidente só diz o que lhe dá visibilidade.
Como diz o JP "Esta é uma daquelas situações em que a gravidade das suspeições contidas, justificariam um esclarecimento junto dos eleitores locais"...

Espero que o presidente tenha coragem para explicar tudo isto e não venha nenhum anónimo tentar desvirtuar o que é real.
P.S.Só para relembrar o anónimo que a IGAL esteve na câmara de peniche há 2 ou 3 semanas, provavelmente é mais um sinal de que algo não está bem.

A.J.

 
At 16/2/11 20:47, Anonymous Anónimo disse...

Muito Grave! No entanto, eles têm maioria absoluta.Quem os colocou no poder deveria pensar umas quantas vezes! Deveríamos todos ser esclarecidos! É uma opinião!

 
At 16/2/11 22:08, Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo de 16/2/11 16:46

O Presidente tem tido o direito ao contraditório, para isso basta ele esclarecer este processo.
Pelo que me parece o autor da noticia não tem o dever de ir ele próprio pedir esclarecimentos ao presidente ou a quem quer que seja. o presidente sim, ele tem por dever esclarecer os munícipes, tal como deveria ter dado conhecimento aos mesmos.
Por aquilo que eu li não vejo que esta noticia seja uma intriga, pois ela é verdadeira....

Significado de Intriga:
Maquinação secreta para obter alguma vantagem ou para prejudicar alguém.
Insídia, cilada.
Encadeamento de fatos e acções que formam a trama de uma peça teatral, de um romance etc.; enredo, urdidura, trama.
Que eu saiba esta noticia pode ter tudo menos intriga.

Quando nós defendemos algo da qual temos tanta certeza daquilo que dizemos não temos merdo de dizer quem somos, ora o que eu vejo nesta defesa é um anónimo, portanto deixa de ter qualquer valor ou significado esta tese que o anónimo defende.

António Jorge

 
At 17/2/11 03:29, Anonymous Anónimo disse...

Parece-me que este documento é do tempo anterior à actual Câmara.. vai ser de rir se isso for provado.
O JP fica com uma cabeça tãão grande!
LOL.
Pseudo-wikileaks , pseudo-blogue, pseudo-blogger, pseudo-político.

Cumprimentos

 
At 17/2/11 08:20, Anonymous Anónimo disse...

Simplesmente um teste .
Neste momento nenhum comentario enviado por mim nao entra nos blogues enderencados .Estou a tentar ver de outra maneira se consigo .
manuel Joaquim Leonardo

 
At 17/2/11 08:48, Anonymous Anónimo disse...

Quem anda a chuva molha se
Agua mole em pedra dura tanto da ate que fura .
Honestidade intelectual ?
Tanta vez tenho pedido a Camara Municipal de Peniche e sua Assembleia Municipal para que tenham Honestidade Intelectual, directamente ou em todos os meios de publicacao social que me dao acesso e me teem ignorado ?
Ao fim de muitos anos as aguas estao a subir em Peniche e desde ja dou um conselho , antes que o terramoto faca sentir os seus efeitos deveriam os nossos politicos de Peniche embarcarem nos novos submarinos e partirem para umas merecidas ferias numa bela ilha das Caraibas durante 20anos pelo menos ,antes que o novo Marques os obriguem a embarcar
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P.S.
Infelizmente estou bloqueado e somente como anonimo consegui enviar estes comentarios
Depois ainda dizem que eu e que sou o mau da fita !!!

 
At 17/2/11 09:37, Blogger jp disse...

Ao anónimo das 03:29,

Contrariamente à maioria dos comentadores deste post, seria para mim totalmente indiferente se for provado o que diz. Até porque não acredito que os actuais, assim como os anteriores, autarcas de Peniche, estejam envolvidos em esquemas que constituem ilícitos criminais ou qualquer outro tipo de consciente ilegalidade maior.
Acredito é na plena divulgação de informação para que os munícipes deixem de ciciar à boca pequena construindo obscuras conspirações, e possam “crescer” a debater publicamente os assuntos relevantes para o concelho.
Falta discutir Peniche!
(Ah... e desde sempre por aí constou que eu tenha a cabeça grande!)

 
At 17/2/11 10:09, Blogger Zé Pedrosa disse...

Pois é, JP.
Não parece, mas eles andam aí - à viva com o lance (como por cá se diz)- e ai de quem toque no principado...

Um abraço solidário para a sua luta de verdadeiro AMIGO de Peniche.

 
At 17/2/11 10:10, Anonymous Anónimo disse...

Estimado JP

Não quero alimentar este tipo de polémicas, será por isso o meu ultimo comentário.
Quando se está na blogoesfera,é para fazer opinião podemos concordar ou não mas é uma forma de fazer politica, não há ingénuos.
Não defendo damas, defendo Peniche e a verdade.
Dizia Socrastes(o Grego) e passo a citar "somos aquilo que defendemos".
E a verdade às vezes doi, dos factos mencionados no documento Publicado uns têm 25 anos outros 9 e o ultimo 7 anos.
Factos são factos, e todos sabemos quem estava à frente da CPM na altura, no entanto não vai ser por isso que o actual Executivo não vai assumir as responsabilidades que face à LEI terá de assumir.
É uma prática habitual não só neste caso, será bom recordar que a primeira medida de gestão deste Executivo foi assumir um Empréstimo para fazer face a compromissos assumidos pelo anterior Executivo à beira das Eleições.
Os factos que o Documento menciona, tem responsabilidade Legal como é óbvio, mas também tem responsabilidade Politica e não vi ninguem a querer dar explicações devidas.

Cumprimentos

 
At 17/2/11 11:21, Anonymous Anónimo disse...

este ultimo comentário foi "na mouche"!
Talvez o "silêncio" da oposição á actual CM Peniche sobre estas questões, seja explicado pelo facto de os "acontecimentos" seram da sua própria responsabilidade?
Penso eu de que...

 
At 17/2/11 11:52, Anonymous Anónimo disse...

Tenho de concordar com o último comentário.

 
At 17/2/11 22:30, Anonymous Anónimo disse...

Epá vá a uma Assembleia Municipal e avance.. Para ver os rosinhas e os laranjas a descerem pelas cadeiras abaixo!

Grande Wikileaks :D
Força JP, aposto que se avançar com esta iniciativa ainda arranja um lugar na próxima lista da CDU! E voltamos a ganhar!

 
At 18/2/11 13:51, Anonymous Anónimo disse...

Vejo ali que há três processos que têm deliberações do período 98-2005, mas depois há onze - a larga maioria - do período 2005-2008. A oposição ao executivo da CDU deve estar a tremer de medo. Já a CDU deve andar a festejar, 11 erros deve dar para uns quantos concertos, porcos no espeto e festarolas.

 

Enviar um comentário

<< Home