Nem tudo o que vem à rede é Museu
Foi recentemente anunciado pela Câmara Municipal de Peniche a criação de um futuro Museu das Rendas de Peniche no piso inferior do ex-edifício de António da Conceição Bento, na Rua Marquês de Pombal, em Peniche, após as necessárias obras de reabilitação.
Não duvido da superior intenção deste projecto, no seguimento duma continuada estratégia de afirmação desta refinada forma de artesanato, como por aqui tenho enaltecido.
Já não tenho tanta certeza sobre esta tendência para criar uma rede de pequenos museus específicos, incluídos na denominada rede museológica local.
Percebo a maior facilidade, versatilidade e celeridade financeira deste conceito. Mas será que um conjunto de uns tantos museuzinhos, ainda que interessantes e bem concebidos, terão o mesmo apelo e impacto que um digno, abrangente e ecléctico Museu de Peniche, com dimensão, arquitectura e acervo capaz de granjear projecção nacional?
Não duvido da superior intenção deste projecto, no seguimento duma continuada estratégia de afirmação desta refinada forma de artesanato, como por aqui tenho enaltecido.
Já não tenho tanta certeza sobre esta tendência para criar uma rede de pequenos museus específicos, incluídos na denominada rede museológica local.
Percebo a maior facilidade, versatilidade e celeridade financeira deste conceito. Mas será que um conjunto de uns tantos museuzinhos, ainda que interessantes e bem concebidos, terão o mesmo apelo e impacto que um digno, abrangente e ecléctico Museu de Peniche, com dimensão, arquitectura e acervo capaz de granjear projecção nacional?
Não me consigo decidir! Qual é a vossa opinião?
Concordo com um museu com algum peso...até parece ser economicamente mais viável. Talvez seja mais fácil ir implementando pequenos núcleos, mas...
Um abraço
FF
nas minhas voltas pelo Europa, tenho visto os 2 casos: "á grande" normalmente no Sul da Europa(complexo de inferioridade?), e mais "piquenos" no Norte(mais aconchegadinho devido ao "frescor"), mas desde que haja público para os visitar...de qq maneira antecipo marés de "opiniões" de malta que a última vez que foi a um museu foi quando foram ver a estátua do Eusébio!
Cumps,
Miguel Tiago
Concordo com criação de uma rede de pequenos núcleos museológicos com uma atrativa vertente turística.
Não farão sentido se forem construídos por repentinos laivos de inspiração ou financiamento e depois deixados à sorte, mas numa lógica continuada de aposta num turismo de qualidade vocacionado para o mar creio que há toda a vantagem de se construírem in situ núcleos sobre as várias atividades que a cidade desenvolveu com o mar, um sobre a defesa costeira na Fortaleza, outro sobre a indústria conserveira no Morraçal da Ajuda, outro sobre a indústria naval na Gambôa, o tal Museu das Rendas...
Tão viajado e cheiinho de tanta cultura o Manel Thiago ( o H no Thiago, é do sangue azul...)nas suas viagens pela EUROPA... Mais de acordo com a ideologia, sugiro que deva viajar por Cuba, China, Rep. Ex-URSS fora da Europa,claro , Coreia do Norte etc... E também sugiro que fique por lá, visto viver-se muito bem nesses Países...
Cultura em Peniche?Um museu?Varios?
esclarecimento da ideia,para mais tarde passar a ser uma obra com utilidade.
Depois de outras mudanças e aperfeiçoamentos, hoje os museus, que já abarcam um vasto espectro de campos de interesse, se dirigem para uma crescente profissionalização e qualificação de suas atividades, e se caracterizam pela multiplicidade de tarefas e capacidades que lhes atribuem os museólogos e pensadores, deixando de ser passivos acúmulos de objetos para assumirem um papel importante na interpretação da cultura e na educação do homem, no fortalecimento da cidadania e do respeito à diversidade cultural, e no incremento da qualidade de vida.
Porém, muitos dos conceitos fundamentais que norteiam os museus contemporâneos ainda estão em debate e precisam de clarificação.
Um pequeno contributo para uma ideia que se entende como necess´´aria a um desenvolvimento social local.
Para se ter uma ideia da finalidade de um museu aqui fica o codigo internacional.
http://www.icom.org.br/codigo_etica_port.pdf
Uma contribuição para o debate sobre os Museus:
"...
- Sabes o é que me apetecia agora? Ir ver uma exposição!
- épá...o que tu me foste lembrar. Parece que me lês os pensamentos. Eu nunca disse isto a ninguém, mas...se pudesse, vivia dentro dum Museu! Para poder acordar e respirar arte..."
e ainda dizem que a RTP não presta Serviço Público!!
Cumps,
Miguel Tiago
(não é Manel Tiago...esse foi aquele que pôs o Gonçalves em sentido, pá)
O miguel tiago com h ou sem h
e' uma dama de companhia que tem viajado pela europa - como ele bem o diz - em prol de Peniche , com todas as despesas pagas pois gere milhoes nas suas " nossas "contas , pessoa muito culta de uma honestidade a toda a prova acho que deve permanecer democraticamente com os seus interessantes comentarios que sendo muitos curiosos se tornam cada vez mais interessantes , lamento porem que nao tenha vagar de por a sua " nossa ". escrita em dia .Espero contudo que um dia proximo vira' a baila e dancando com tudo e todos dara mais uma vez um espectaculo de magia historico .
Manuel joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Hoje como estou inspirado aqui vai a nossa ladainha
Salvem o porto de pescas ludicas e turisticas de Peniche . Reparem a ETAR . Livrem-nos das areias contaminadas do Fosso do Baluarte .Deem um coval digno para descancar ao nosso Hospital no cemiterio de Alcobaca Salvem o Baleal Salvem Peniche e sereis salvos
Sr. Leonardo,
em primeiro lugar, dizer-lhe que "Dama de Companhia" será o senhor ou algum familiar seu.
Em segundo lugar, as minhas viagens pago-as com o dinheiro do meu trabalho.
Em terceiro lugar, dizer-lhe que escrita em dia com alguém da sua
"laia" é que coisa que dispenso.
Não é por acaso que lhe chamam o "homem (com 'h' muito pequenino) que fala só", visto que em vez de debatar e/ou discutir, a única coisa que sabe fazer é insultar.
Espero que na próxima vez que os "Bruins" encavarem os "Canucks", o Sr. esteja no centro de Vancouver.
cumps,
Migul Tiago.
O Miguel Tiago não perde uma oportunidade-zinha para se afirmar
e demonstrar o elevadíssimo nível de cultura que possui ... Pena não fazer nada pela terra... Só manda bitaites ...
o miguel olha que ele chama a policia eheheheheheheeh.
PEDRO PENICHE
SALVEM PENICHE DESTE SR E SEREMOS TODOS SALVOS
A pedra amandada ao charco, sempre salpica .
Na minha luta contra as tempestades no mar,sabia com quem estava a lidar.
Nas grandes lutas que travei em terra quase contra tudo e contra todos sabia com quem estava a lidar.
Na luta que travei com a PIDE - para os ilustres que desconhecem esta sigla , digo-vos que era a Policia Internacional de Defesa do Estado na epoca de Salazar - sabia aonde estavam e ate' fui "conferenciar"com eles , uma vez, mais de 28 horas em defesa dos Pescadores de Peniche presos numa greve .
Os "Bufos"que denunciavam ate os seus Amigos , esses nao sabia quem eram ou aonde estavam.
Hoje em que a liberdade anda a' solta , andam vermes imundos , rastejantes que se intitulam pedros ,tiagos ,bentos goncalves - estes , ambos ,usam muito a celebre frase " o Homem que fala so" , e' so' uma coincidencia " e outros quejandos que como lombrigas saidas do seu meio ambiente , rabiam porcas e imundas tentando limpar os dejectos do seu habitate natural.
Enquanto estas criaturas nao se conseguirem lavar nas aguas cristalinas do Fosso do Baluarte nao merecem nenhuma comiseracao.
A pedrada amandada ao charco sempre salpica ....
Fiquem com o vosso deus .
Ponto Final Paragrafo .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Dizia um Grande Homem de Peniche:
"Gosto muito de ouvir falar certos sacanas!"
E mais não digo.
Cumps,
Miguel Tiago