segunda-feira, janeiro 02, 2012

Big citizen still watching you.

Outra boa notícia no panorama local foi a decisão da Assembleia Municipal de Peniche de passar a contar com transmissão online em directo das sessões daquele órgão autárquico.
A medida, aprovada por unanimidade, irá certamente reforçar a responsabilidade política dos autarcas, contribuindo para que os munícipes acompanhem de perto e dêem mais atenção aos trabalhos dos seus representantes.
Quase três anos depois da sugestão por aqui avançada, fica provado que permanece em falta a promoção da comunicação...no sentido inverso!

7 contributos:

At 2/1/12 23:31, Anonymous Anónimo disse...

Não há lixo televisivo nenhum nos 4 canais que ainda nos querem brindar com o deprimente espectáculo que decorre uma vez por mês no auditório municipal.
Continuem lá a jogar ao farmville e a fazer likes no facebook enquanto ganham as senhas de presença e poupem a paciência ao zé pagante...

 
At 3/1/12 10:33, Blogger jp disse...

Não concordo com as duas generalizações expressas.
Se bem que a qualidade dos programas dos quatro canais generalistas tem decaído notoriamente, nomeadamente na informação, ainda subsistem alguns bons programa que se desfrutam com interesse e prazer.
Também não sendo frequentador das Assembleias Municipais (AM), tenho quase a certeza que alguns dos nossos representeantes encarnam o espírito de missão e se empenham na causa pública. Outros haverão que não, e que justificam a crítica que avançou.
Mas não nos lancemos nesta generalização depreciativa sob o perigo de desmotivar os melhores e o alinhamento se fazer por baixo. Cabe-nos a nós, munícipes, sermos mais exigentes. E a transmissão directa das sessões da AM pode ajudar nesse sentido. E vejam que mesmo depois desta reflexão mais séria ainda tenho tempo para avaliar publicamente esta medida, colocando aqui a minha opinião: Gosto!

 
At 3/1/12 11:33, Anonymous Anónimo disse...

Começo a ficar farto de tanta ignorância! Primeiro começo a ficar farto do discurso habitual contra a classe política, partindo da ideia que não são todos iguais. Segundo, e para o anónimo que falou primeiro, as Assembleia Municipais, apenas reúnem de 3 em 3 meses. Haja paciência para tanta ignorância. E não sou membro da Assembleia Municipal! E afirmo, os programa de TV (alguns mediáticos) são bem piores que a AM!

 
At 3/1/12 14:06, Anonymous Anónimo disse...

A AM reúne uma vez de 3 em 3 meses ordinariamente, o que dá (4X1):12=0,333 vezes por mês.
Mas por exemplo em 2010 reuniu DE FACTO 11 vezes, o que significa 0,916 vezes por mês...
De 2005 a 2010 nunca reuniu menos de 10 vezes por ano.
A informação está disponível para É possível consultar as actas em www.cm-peniche.pt
Qual o anónimo que esteve mais próximo da verdade? O Primeiro ou o segundo?

 
At 3/1/12 14:41, Blogger jp disse...

A afirmação não é totalmente precisa!
No caso das reuniões DE FACTO, o valor que se obtem é de 0,91666666... vezes por ano. Se nos remetermos apenas(!) a 3 casas decimais, teremos de abreviar para 0,917.
Ora há aqui uma diferença de um milésimo de reunião mensal que carece de explicação para um cabal apuramento da verdade.
Sem isto esclarecido, não vejo que seja possível discutirmos os benefícios da medida agora divulgada...

 
At 3/1/12 18:50, Anonymous Anónimo disse...

Com os direitos televisivos talvez se consigam angariar alguns fundos para pagar as presenças que segundo as más linguas são devidas há vários meses aos senhores deputados municipais.

 
At 3/1/12 20:10, Anonymous Anónimo disse...

Caro JP,

Penso que se assistisse assiduamente às Assembleias Municipais só veria inconvenientes na sua maior difusão, pelos assuntos que lá se abordam e da forma como se abordam. Eu acabei por desistir.
Parece que a pobreza (económica) não é só uma estratégia deliberada deste governo. As Assembleias Municipais aparentam também estar intelectualmente exauridas de forma deliberada.

 

Enviar um comentário

<< Home