sexta-feira, junho 29, 2007

Mais lenha para as Fogueiras

A falta de referência constante, nas alusões ao historial da Corrida das Fogueiras, ao papel e contributo preponderante que o PAC (Peniche Amigos Clube) desempenhou durante largos anos, só tem mesmo paralelo no silêncio que se seguiu à saída d'A Voz do Mar do professor Alves Seara, seu principal mentor durante longo período.
Não vão longe as cidades de curta memória.

9 contributos:

At 29/6/07 14:04, Anonymous Anónimo disse...

A referência histórica que habitualmente lê-mos em relação à Corrida das Fogueiras é exactamente a mesma que o PAC descreveu no seu site como historial da corrida.

A história da Corrida das Fogueiras
não começa com o PAC, que se constituíu em 1998, mas sim em 1980. Foi seu mentor o prof. Nuno Belo que idealizou e concretizou uma corrida nocturna iluminada por fogueiras ao longo das marginais.

O prof. Nuno organizou a corrida nas 7 primeiras edições, sempre com o apoio e colaboração das várias CMP's.
Já se tinham organizado 18 edições da Corrida das Fogueiras antes da constituição do PAC como clube.Há portanto 18 edições da corrida antes do PAC e 9 edições após o PAC.
Não me lembro de ter visto alguma referência relevante às organizações antes do PAC, que decerto também tiveram um papel e contributo preponderante ao longo das 18 edições da Corrida das Fogueiras que levaram a efeito.

Neste momento não há referência alguma ou possibilidade de consulta histórica à Corrida das Fogueiras no site do PAC ou nouto sitio qualquer. Porquê ??!

 
At 29/6/07 16:47, Blogger jp disse...

Agradeço o comentário.
O sua análise é correcta.
Mas será que em 1998 se criou o PAC para proceder à organização da Corrida das Fogueiras, ou foi um grupo de amigos da área de desporto, que já há alguns anos participavam, entre outras iniciativas, na organização da Corrida das Fogueiras, que decidiu organizar-se em clube?
É que com esta alteração, todo o seu raciocínio cai por terra.

P.S. Nunca puz em causa, nem tão pouco esqueço, o apoio e colaboração das várias CMP's nas inúmeras edições da prova, nem tão pouco o papel pioneiro do Prof. Nuno Belo, que desde cedo soube rodear-se duma dinâmica equipa.....

 
At 29/6/07 18:22, Anonymous Anónimo disse...

O comentário que faço é essencialmente para referir que o
PAC se "esqueceu" de mencionar e até enaltecer as pessoas e entidades que antes deles também
organizaram a Corrida das Fogueiras. Só lhes ficava bem...
A Corrida das Fogueiras não é per-tença de ninguém, é de Peniche.
Foi com esse de espirito que ela foi iniciada.
Não vão longe as organizações de curta memória... E está à vista !

 
At 29/6/07 18:24, Anonymous Anónimo disse...

Jp na verdade vc está aqui no blog só com um propósito, esclarecer com base na verdade, sem interesses políticos e disposto a ler quem sabe das coisas. Para outros o mais importante é os interesses políticos em que a verdade hoje é uma e amanhã é outra (no futebol à um termos que se usa "O QUE HOJE É MENTIRA AMANHÃ É VERDADE." E neste caso JP alguns elementos do PAC estão na organização da corrida assim como estiveram no triatlo há mais de 20 anos e já passaram por esta organização a titulo gracioso (não contando com os escuteiros e bombeiros) mais de 50 elementos. Esta é a verdade custe o que custar.

 
At 29/6/07 18:30, Anonymous Anónimo disse...

Em relação ao comentário do senhor anónimo, nada podia estar mais errado. Pois foi por propsota do PAC que se comemorou com um almoço os 20 anos da Corrida das Fogueiras, tendo sido convidados para essa cerimónia os vencedores, todos os presidentes da CMP, todos os vereadores do pelouro do desporto, de todas as 20 edições assim como do Prof. Nuno Bello mentor da Corrida. Nessa cerimónia o PAC mandou fazer relógios comemorativos e ofereceu a todos os convidados e e alguns exemplares á CMP. Como vê vc com todos o respeito, fala do que não sabe. Mas se investigar mais um poukinho vai perceber que o PAC tudo o ke fez pela corrida foi por amor à mesma e a peniche, tudo o resto são dores de cotovelo de pessoas ke têm sede do poder.

 
At 29/6/07 18:50, Anonymous Anónimo disse...

Aqui está um tema interessante...
Pena é que as pessoas façam o seu comentário anonimamente, impossibilitando uma resposta.
Já não sei quem é o anónimo que está a responder ao anónimo sobre aquilo que o anónimo disse...

Saudações desportivas

 
At 29/6/07 19:24, Anonymous Anónimo disse...

Essa cerimónia foi um fiasco, pois metade dos convidados faltaram.
Talvez sentissem que foi uma cerimónia arranjada à pressa, para o PAC "lavar a face". Havia relógios para uns e "coisinhas" para outros. Se calhar sei mais do pensa ...

 
At 29/6/07 19:25, Blogger jp disse...

O prsantos tem toda a razão (vêem a facilidade com que a ele me dirigi)!
Ainda que mantendo o anonimato, quem assim o desejar, volto a sugerir que adoptem um username de modo a tornar o interessante diálogo mais inteligível.

 
At 29/6/07 22:45, Anonymous Anónimo disse...

ANÓNIMO PRÓ PAC disse: o anónimo anti-pac deve pró PC. Tendo o direito de ser e dizer o que quer era bem preferível que fosse Pró-verdade e de facto não sabe do que fala e termino aki, dizendo que os convites foram feitos e apareceu quem quis, como acontece sempre.
Mas aposto que este anónimo é dos ke critica sem nada fazer e desses estamos nós fartos. Gostariam de silenciar o PAC, mas nós somos difíceis de abater. Vai ser necessário esforçarem-se mais um bocadinho assim ...

 

Enviar um comentário

<< Home