sexta-feira, outubro 02, 2009

Um futuro amigo de Peniche (Questão Nº 5)

Qual o futuro para o Cais das Gaivotas, após a remodelação do Fosso das Muralhas?

Candidato pela CDU (António José Correia):
No âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana, foi aprovada uma verba de 5.000.000€ para a recuperação do fosso da muralha. Encontra‐se em fase de audiência prévia até ao próximo dia 2 de Outubro, a intenção de adjudicar a obra da 1ª fase (intervenções na zona molhada) à empresa Etermar pelo montante de 3.624.680,98€ (+IVA). A 2ªfase, recuperação urbanística e ambiental e requalificação da zona terrestre envolvente, incluirá arborização e iluminação pública e do monumento da muralha, espaços lúdicos e desportivos e infraestruturas urbanas. A elaboração do respectivo projecto será uma prioridade do próximo mandato. Da nossa parte, e a exemplo da nossa prática em situações semelhantes, proporcionaremos condições de participação pública na elaboração do projecto.

Candidato pelo PS (Carlos Amaral):
O que perspectivamos para o Cais das Gaivotas, também conhecido pelos pescadores mais antigos por “Ponta da Investida” será a sua requalificação, na sequência da intervenção no Fosso das Muralhas, como área de lazer e de animação. Estamos na presença de uma área, ao que sabemos, não edificável, e como tal, prevemos a instalação de unidades, em instalações específicas, de exploração de bares e outro tipo de negócio afim, correspondendo ao desenvolvimento, como dissemos, do lazer e da animação.

Candidato pelo PSD (Luís Ganhão):
O Cais das Gaivotas, nova denominação para a Ponta da Investida, terá de ser um dos espaços mais nobres da zona ribeirinha da Cidade. Será aí que deverá ser o coração da actividade náutica de Peniche, com a construção da sede do Clube Naval, dos serviços de apoio à actividade da frota de recreio, de áreas comerciais e de lazer.
Em torno dessa área dever-se-á estudar o reordenamento do espaço molhado do Porto de Peniche, contemplando-se a utilização dos dois primeiros pontões por embarcações de recreio. Dessa forma far-se-á a ligação da vocação marítima deste Povo com o casco urbano mais histórico.

1 contributos:

At 5/10/09 18:44, Blogger Dário Nantes disse...

não se esqueçam os candidatos de urbanizar aquele cantinho, com um condomínio privado com uma mini marina para alguns...lembrem-se dos imenso dinheiro dos impostos que tomariam....(tudo isto dito com muita ironia ;))

 

Enviar um comentário

<< Home