Amigos de Peniche
Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
sexta-feira, janeiro 29, 2010
37 a 37 foi o resultado
Dir-me-ão que tal poderá resultar dum válido esforço de poupança energética. E até aceito que, numa distribuição mais regular, a tal metade possa ser suficiente para iluminar todo o Parque.
Se tal se confirmar, estou pronto a dar o devido encómio à iniciativa.
(o que não invalida que, sendo assim, tente perceber porque se aprovou equipamento no dobro do necessário e porque permanecem activas as pujantes bombas de água da ofuscante fonte cibernética...)
quinta-feira, janeiro 28, 2010
Coastwatch
quarta-feira, janeiro 27, 2010
Codi Bryant captada por Jorge....
( post justificado pela linha editorial deste blogue que obriga a que todos os assuntos de Peniche seja dada a devida saliência.....)
terça-feira, janeiro 26, 2010
Xico Nico e o pulsar da pedra
Antigos de Peniche (XI)
retirado de Young Liberty: http://youngliberty13.blogspot.com/2010/01/porto-de-peniche-1960.html
segunda-feira, janeiro 25, 2010
Braçada de Informação 2
As inscrições decorrerão das 9h às 12h30m e das 14h às 16h30m, até ao dia 27 de Abril, no edifício da Capitania.
Braçada de Informação 1
sexta-feira, janeiro 22, 2010
Eu lembro-me que eles existem!
quinta-feira, janeiro 21, 2010
A capacidade do Encaixe
A autora, Filipa Silva, revela o seu espanto pela superior dimensão e organização do evento, ultrapassando o que melhor se faz em Portugal na especialidade: o dia da Rendilheira em Peniche.
Embora a foto usada reporte à edição de 2007, após análise atenta da imagem, fiquei duplamente convencido que esse atraso está a ser devidamente recuperado.
quarta-feira, janeiro 20, 2010
terça-feira, janeiro 19, 2010
Turismo e_vento
Trata-se duma justa atribuição pelo esforço e empenho da organização da prova (Câmara Municipal de Peniche e Rip Curl Portugal), e pelo habitual acolhimento penicheiro durante a sua realização.
E foram apenas 11 dias deste singular acontecimento turístico.
Entretanto, os premiados das outras categorias: “Novo Projecto Privado”, “Novo Projecto Público”, “Requalificação Projecto Privado”, “Requalificação Projecto Público”, “Serviços” e “Sustentabilidade Ambiental” – esses terão de acolher em permanência os seus projectos turísticos galardoados.
segunda-feira, janeiro 18, 2010
Escrito com carvão
A iniciativa, onde a Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco teve papel preponderante, visa responder às preocupações sobre a sustentabilidade dos recursos e, simultâneamente, valorizar a espécie piscatória no mercado internacional.
Com esta atribuição, as futuras gerações penicheiras vêem também mais assegurada a possibilidade de se continuarem a deliciar com as nossas proverbiais sardinhadas.
Só terão de retirar o tal rótulo azul, antes de pôr a esquilha a grelhar.
sexta-feira, janeiro 15, 2010
Viver na ZONa....
De alguma forma criam um encadeado cumulativo de circunstâncias que contribuem para marcar de forma indelével a imagem e o futuro duma localidade.
É o caso do António Maria em Peniche.
Quando, em virtude de uma integração social bem encaminhada, se abriu uma excepção a que uma família de etnia cigana pudesse dedicar-se à venda ambulante numa das principais ruas da cidade, ninguém faria prever as implicações dessa medida.
Ninguém conjecturou que outros indivíduos da mesma etnia haveriam de invocar iguais direitos, invadindo a zona da entrada do mercado e montando bancas em vários outros locais da cidade.
Ninguém supôs que a PSP, informada de primeira excepção, teria grande dificuldade em evitar as seguintes.
Ninguém calculou que o Regulamento de Venda Ambulante da cidade de Peniche ficaria para sempre em eterna discussão, fruto da dificuldade em ultrapassar aquele imbróglio (vide folhas 138 e 139 de acta municipal, que motivou este post, e ainda aqui),
Ninguém antecipou que estas condições manifestamente favoráveis para a venda ambulante atrairia um número crescente de indivíduos de etnia cigana a Peniche, criando um bairro de barracas de dimensão crescente e incontrolável que, invadindo terrenos públicos e privados, há muito disforma toda uma faixa da cidade, comprometendo o seu desenvolvimento harmonioso.
Dir-me-ão que Peniche podia ter futuro sem o António Maria.
Poder podia, mas não era a mesma coisa!
(Nota: Este post não foi submetido uma única vez à avaliação da hierarquização do seu articulado, nem a possíveis incorrecções de escrita)
quinta-feira, janeiro 14, 2010
Até poesia
e se tornar numa aragem,
continuará a poesia
a enfunar na garagem.
quarta-feira, janeiro 13, 2010
O fracasso pedonal penicheiro
O sucesso comercial de Peniche
Também nos últimos anos, a tentativa de criação duma primeira zona pedonal em Peniche, na faixa Largo da Misericórdia/Rua José Estêvão, contou com a permanente contestação e prevaricação dos comerciantes locais, a que se juntou, com a conivência da PSP, uma oportunista faixa da população, tornando o sinal de trânsito proibido que encabeça a via no mais veemente símbolo da hipocrisia na aposta pedonal penicheira.
Por consulta no site da ACISCP, fiquei a saber que a decisão de reabertura franca desta zona ao trânsito já está tomada pela autarquia desde Março de 2008, após pressão da referida associação comercial, esperando-se apenas o devido enquadramento financeiro que permita verba para destruir o investimento realizada na reabilitação e transformação da zona em área pedonal. Julgo que é a isto que os políticos chamam visão estratégica, mas é campo que não domino muito bem.
O investimento agora necessário é considerado elevado. Não me admiraria que tal se devesse à instalação de rampas para que as viaturas dos clientes entrem mesmo dentro dos estabelecimentos o que, como se sabe, é a única maneira do comércio local ser reabilitado.
Só me resta penitenciar pela veleidade de neste blogue tentar participar na discussão do futuro pedonal de Peniche.
Para o efeito, eu deveria era abrir um estabelecimento comercial.
terça-feira, janeiro 12, 2010
Maravilha é aquilo que o homem quiser
Desta vez, o objectivo é escolher as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Peniche avançou com três candidaturas.
Lançou a indiscutível (e forte candidata) Ilha da Berlenga.
Candidatou toda a arriba costeira da península de Peniche, com destaque nos lapiás e paisagens cársicas da costa Norte e na importância geológica da Ponta do Trovão.
E, fruto da ancestral evolução natural da zona e da sua consagrada beleza, a terceira candidatura apresentada foi: a península-ilha do Baleal...não!.... a bela baía e praia de Peniche de Cima....não!...a parte penicheira do ameaçado Planalto das Cezaredas.....também não!......
Foi a Praia-Onda dos Supertubos!?!
Até onde é que uma estratégia actual bem sucedida pode moldar a paisagem milenar do concelho?
segunda-feira, janeiro 11, 2010
Oh happy night!
sexta-feira, janeiro 08, 2010
удачі
A minha pouco sustentada opinião não obsta a que continue a tecer-lhe os mais elevados encómios pela forma como tão bem sabe captar a luz penicheira e o modo como retrata esta nossa subtil e particular ambiência.
A rever com repetido interesse, e até com extras, após a pública inauguração que terá lugar no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, no dia 9 de Janeiro, sábado, pelas 18h00 horas.
quinta-feira, janeiro 07, 2010
O anticiclone cantante
São cerca de 80 talentosos jovens, com idades entre os 5 aos 25 anos, de elevado nível vocal e interpretativo, apresentando um repertório eclético, abrangente e divertido.
quarta-feira, janeiro 06, 2010
Com o devido reconhecimento...
"Por tanta luta, tanta dedicação e tanto sonho ...
O nosso profundo agradecimento, o nosso respeito e o nosso afecto ..."
Um grupo de ex-alunos do Professor Seara vai promover um Jantar de Homenagem a este insigne Pedagogo no próximo dia 6 de Fevereiro, pelas 20.00 horas, no Restaurante “O Paraíso do Foz“ (Alto do Foz, EN 247, nº 92 - Peniche).
Esta merecida e singela homenagem está aberta a todos os seus ex-alunos (da Escola Primária, do Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar, do Externato Atlântico e do Ensino Comercial), ex-colegas de profissão e amigos, os quais gostaríamos de associar a este momento.
Todos os que desejarem associar-se a esta manifestação de amizade e reconhecimento deverão inscrever-se na “Escola Velha”, junto da Professora Ilda Lopes, ou no Restaurante “Paraíso do Foz” ou, ainda, através de qualquer um dos contactos abaixo indicados, impreterivelmente até ao dia 01 de Fevereiro de 2010.
Contactos para Informações: António José Cação – 934 126 639 / António José Romão – 966 343 577 / Francisco Félix – 965 486 288 / Francisco Domingos – 961 135 166 / Joaquim Raul Farto – 961 116 099 / Restaurante “Paraíso do Foz” – 262 709 490
Preço do Menu: 22,00€/pessoa
terça-feira, janeiro 05, 2010
2010 - Primeiras Impressões