Amigos de Peniche
Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
sexta-feira, junho 30, 2006
Passadeiras
Não deve ser fácil gerir a localização de passadeiras de peões numa cidade.Em Peniche atrevo-me a considerar que a sua distribuição é razoável.
Com uma excepção. Numa das ruas com mais trânsito da cidade não existe uma única passadeira.
Falo da rua José Estevão onde o intenso tráfego justificava a colocação de duas ou três "zebras". Uma em frente à Igreja da Misericórdia, outra junto à Farmácia Central e outra defronte da Ourivesaria Safira.
Podia-se também aproveitar a empreitada e instalar os tão prementes parquímetros para disciplinar o denso estacionamento no Largo da Misericórdia.
No fim da obra, havendo tempo, podia-se ainda retirar o sinal de rua pedonal....
quinta-feira, junho 29, 2006
Hoje há Crocodilos!
Reflexão para dia de reabertura da Feira Mensal em Peniche:
"Nota de Imprensa do Ministério das Finanças e da Administração Pública de 20-07-2005
"Nota de Imprensa do Ministério das Finanças e da Administração Pública de 20-07-2005
Combate à Contrafacção

A contrafacção é, actualmente, um dos maiores desafios à economia europeia, estimando-se que o seu valor global represente entre 5% e 7% do comércio mundial.
Do ponto de vista financeiro, a contrafacção de produtos origina, anualmente, um prejuízo avaliado em cerca de 450 biliões de euros e coloca em perigo mais de 200.000 postos de trabalho em todo o mundo, metade dos quais na Europa.
Para além disto, a contrafacção apresenta-se como um risco
acrescido para a União Europeia (UE) e para os países ocidentais dado que este importante volume de negócios serve igualmente como fonte de financiamento para organizações criminosas, nomeadamente terroristas. Por outro lado, ainda, o comércio de produtos contrafeitos pode colocar seriamente em perigo a saúde e a segurança dos consumidores, nomeadamente, no caso de produtos tais como brinquedos, peças para automóveis, produtos medicinais, etc.."
quarta-feira, junho 28, 2006
40 mil eleitore$
Louvável o esforço ímpar da Câmara das Caldas da Rainha em campanhas de recenseamento eleitoral.A Câmara já realizou duas campanhas dirigidas em especial aos jovens e novos residentes no concelho. As campanhas centram-se nas Escolas Secundárias, no encontro com jovens que foram à inspecção militar, na colocação de cartazes apelativos, na distribuição de panfletos por todo o concelho, e até recorre à divulgação de anúncios em rádios locais e num portal regional.
Não se nota tal dinâmica noutras autarquias nem tanto empenho nos seus autarcas.
Como resultado destas abnegadas campanhas, o concelho das Caldas da Rainha acaba de atingir os 40 mil eleitores, o que por coincidência é a fasquia a partir da qual os vencimentos dos autarcas são aumentados.
A Feira e as feirinhas
Desde logo perdeu-se uma excelente oportunidade para mudar a feira para o fim-de-semana e assim combater o elevado absentismo que este evento provoca na cidade, principalmente na indústria. A quinta-feira é lesiva para os empregadores, para os empregados, e só parece mesmo agradar aos feirantes, que na sua grande maioria nem são de Peniche.
Para este novo recinto, a Câmara Municipal de Peniche desenvolveu grande esforço na delimitação, vedação e vigilância de modo a só poderem participar feirantes devidamente credenciados.
É de crer que muitos fiquem de fora.
Para este novo recinto, a Câmara Municipal de Peniche desenvolveu grande esforço na delimitação, vedação e vigilância de modo a só poderem participar feirantes devidamente credenciados.
É de crer que muitos fiquem de fora.
Esperemos que tenham sobrado uns bons metros de vedação, para no seguimento desta política, se vedar a zona da porta sul do mercado, a rua da Prageira, o Bairro da Caixa, a zona lateral do Pavilhão Stella Maris, a rua António Conceição Bento e todas as restantes zonas da cidade onde impera a venda clandestina.
Mundial de idiomas
Português.............2
Inglês...................1
Castelhano.............1
Francês.................1
Alemão..................1
Italiano..................1
Ucraniano..............1
terça-feira, junho 27, 2006
Afinal é às 5
Inicialmente previsto para as 16 foi posteriormente agendado para as 18. Indeferida a minha proposta para as 20, a última versão da hora da inauguração do troço em falta do IP6, aponta para as 17, daqui a menos de uma hora.Parece que depois disso ficamos muito mais perto de Madrid.
Logo agora que estávamos tão perto de Berlim....
segunda-feira, junho 26, 2006
Afinal é dia 27, às 6, que vamos ter IP6.
Graças ao alerta de um de um leitor, podemos precisar que a abertura do IP6 não será às 16 horas, mas sim às 18 horas de amanhã. Vários dias após a sua conclusão, o IP6 conseguiu finalmente uma conjugação de agendas que permitem a sua abertura. No site da Câmara Municipal de Peniche consta mesmo um convite à população para participar, concentrando-se na Dagorda.Eu por acaso amanhã às 18 não me dá muito jeito. Ainda se houvesse uma estrada expedita para lá chegar....
Será que se pode adiar para as 20?
sexta-feira, junho 23, 2006
quinta-feira, junho 22, 2006
Mar olhado
Conjectura hertziana
São inúmeros os campos de aplicação da matemática a outros domínios. O cálculo numérico, a física teórica, a dinâmica dos fluídos, a bio-matemática, a bio-informática, a teoria da informação, a teoria dos jogos, a probabilidade e estatística, a matemática financeira, a criptografia, a análise combinatória, a teoria dos grafos, entre outros, constituem exemplos onde a matemática se pode considerar ter um papel relevante.
Hoje aprendi que se duas determinadas selecções terminarem com igual número de pontos no seu grupo do mundial, então sim, garantia o comentador da rádio, aí é que a matemática é importante!
Hoje aprendi que se duas determinadas selecções terminarem com igual número de pontos no seu grupo do mundial, então sim, garantia o comentador da rádio, aí é que a matemática é importante!
quarta-feira, junho 21, 2006
Eu gosto é do verão......
Começa hoje o Verão.Peniche, com as suas 6 praias galardoadas com a Bandeira Azul, e uma praia que acumula com a "Bandeira de Ouro" da Quercus, assume-se como destino privilegiado na ocidental costa lusitana.
Se o troço do IP6 (que segundo responsável pela obra estaria concluído no passado dia 16) conseguisse ser inaugurado antes de Agosto, poderíamos ainda contar com um acesso condigno.
terça-feira, junho 20, 2006
Fogueiras em Peniche
É já no próximo sábado, dia 24, pelas 21h30, que terá lugar a mais espectacular corrida nocturna em Portugal.Trata-se da 27ª edição da Corrida das Fogueiras para quem quer competir, e da 6ª edição da Corrida das Fogueirinhas para quem quer participar activamente.
Por detrás deste mega-evento de novo a voluntariosa, esforçada e discreta actuação do PAC, Peniche Amigos Clube.
segunda-feira, junho 19, 2006
Vanguarda
sexta-feira, junho 16, 2006
Últimos cartuchos
Anunciado para meados do corrente mês, o IP6 não estava concluído ontem.Por isso lá tive de percorrer a velhinha EN114, tal como fiz com frequência nos 4 anos que atrasou a conclusão desta via.
Numa comovente acção de despedida, seis carros, seis, da Brigada de Trânsito, devidamente espaçados e coadjuvados por uma parafernália de radares, tentavam a todo o custo apanhar a meia dúzia de condutores da zona, que ainda não tinham sido multados neste troço.
Anti-jogo

Os trabalhadores da GM na Azambuja pararam hoje 24 horas em protesto contra a possibilidade de terem de parar daqui a uns meses.
Nesta linha, serão de esperar para breve mais manifestações.
Um mega-churrasco em favor do cumprimento do Protocolo de Quioto, um botéllon em apoio aos Alcoólicos Anónimos e até um baile de máscaras pelos Direitos das Mulheres nos países árabes.
quarta-feira, junho 14, 2006
A vitória do Futeboleno
Em 1984, na Universidade de Rice, nos Estados Unidos, foi feita uma descoberta química absolutamente inovadora, que valeu aos seus autores o Prémio Nobel da Química: a descoberta dos "Fulerenos". Estes compostos são constituídos apenas por carbono puro, como o diamante e a grafite e apresentam uma estrutura molecular surpreendente, desconhecida até então.Curiosamente, para entender a configuração espacial dessas moléculas, socorreram-se os autores do conhecimento que tinham das obras de um arquitecto famoso, Buckminster Fuller, e atribuiram-lhe o nome de Buckminsterfullereno.
Buckminster Fuller foi um famoso arquitecto, inventor, cientista, engenheiro, matemático, poeta e cosmógrafo, que segundo a revista Newsweek, logo em 1959, previa a vitória sobre a pobreza por volta do ano 2000.
Não só as previsões de Fuller não se cumpriram, como o nome Buckminsterfullereno não se afirmou, tendo sido adoptado um nome mais sugestivo para designar as moléculas em C60.
O que vingou foi o Futeboleno....
segunda-feira, junho 12, 2006
Soneto ao Ocaso
Hoje o reflexo do sol no mar,Já tremeluz e quase crepita.
Há uma bruma a pairar no ar,
O ensejo da noite ainda hesita.
Arde pleno de fogo o horizonte,
A calma duma brisa já se sente.
Como sede saciada pela fonte
O meu coração resta calmo e quente.
Puro se queda, apascentado,
Inerte, em repouso se conforma.
A aragem o embala docemente.
Mas se por centelha ele é tocado,
Ardente, vibrante se enforma,
O Sol põe-se sempre incandescente.
Joviano Perene
Ainda a abertura do IP6
Está prestes a ser anunciada a abertura do troço em falta do IP6.A ligação da A8 a Peniche ficará então constituída pelo novo troço de auto-estrada entre a A8 e Serra d'el Rei e um troço de via rápida entre esta localidade e Peniche.
Se considerarmos que dos utilizadores desta estrada, cerca de 95% o fazem no seu trajecto máximo, entre a A8 e Peniche, custa a entender como é que um decréscimo de 5% é suficiente para justificar a ausência das 4 faixas. Tanto mais que o troço prestes a abrir, grande parte em viaduto, é de construção mais onerosa.
Esta é mais uma das incongruências nacionais, cuja explicação ultrapassa qualquer análise científica e que como tal deve ser procurada nos meandros políticos.
Quando foi inaugurada a primeira parte deste troço, ouviu-se a voz dum movimento que se propunha lutar em prol das 4 faixas em toda a extensão desta ligação. Outras vozes contrapuseram que era mais sensato conseguir a estrada quanto antes, ainda que mais estreita, e depois se lutaria pelo alargamento.
Às duas correntes reconheci alguma razão.
Actualmente sem mais nada a aguardar ou a concluir, e sem quaisquer contras, parece chegado o momento ideal para se retomar a luta pelas 4 faixas.
Desde já este blogue se oferece para dar voz a esse movimento.
Quando foi inaugurada a primeira parte deste troço, ouviu-se a voz dum movimento que se propunha lutar em prol das 4 faixas em toda a extensão desta ligação. Outras vozes contrapuseram que era mais sensato conseguir a estrada quanto antes, ainda que mais estreita, e depois se lutaria pelo alargamento.
Às duas correntes reconheci alguma razão.
Actualmente sem mais nada a aguardar ou a concluir, e sem quaisquer contras, parece chegado o momento ideal para se retomar a luta pelas 4 faixas.
Desde já este blogue se oferece para dar voz a esse movimento.
Fola
Onda que enrola na areia,
Ruído de embate no chão,
Murmúrio que serpenteia

Na porosa lentidão.
No compasso das marés,
Em cada vaga errante,
Há amores, ódios e fés,
Volúvel astro distante.
Mas há ondas que não batem,
antes a rocha enfrentam,
riscos brancos de explosão.
E no ruído que fazem
Muitas pedras se fragmentam.
É nessas que eu sou leixão!
Joviano Perene
sexta-feira, junho 09, 2006
Finalmente.....
IP6 ligado à A8 até meados do mês. Será bom para o turismo, Peniche ficará mais perto de Madrid.
Eu prefiro que Madrid fique mais perto de Peniche.
A difícil tarefa de limpar as costas
O litoral de Peniche é uma criação única e inspirada de múltiplos recantos inolvidádeis.
No âmbito da Semana do Ambiente desenrola-se uma vasta operação de limpeza em toda a Costa da Península.
As situações de maior incúria ocorrem nos miradouros e pesqueiros, onde o comodismo, a estupidez e a imbecilidade comprometem a beleza de locais únicos.
É que é tão simples preservar!
Basta não tirar mais que fotografias e não deixar mais que pegadas.
quinta-feira, junho 08, 2006
quarta-feira, junho 07, 2006
Caldeirada de Arte (X)
O PEIXE DE NERUDA
"Neruda pôs um peixe na bandeira

que desfraldava em frente à sua casa.
Talvez quisesse assim, desta maneira,
dizer que um peixe voa sem ter asa.
Dizer que nós podemos transformar
as coisas pela força da vontade:
que o mar pode ser céu, o céu ser mar,
dependendo do olhar, da intensidade.
Talvez quisesse nos dizer que a vida
é o exercício de enganar a morte;
que depende de nós uma saída,
parar os dados, reverter a sorte.
Que toda coisa é muito mais que a coisa
em si; que um nome pode ser trocado:
tudo consiste em ser a mariposa
que se transforma num milagre alado.
.................................................................."
Ivo Barroso
Instinto geológico
Muito interessante o Colóquio de ontem à noite sobre a Geologia de Peniche, no Auditório da CMP, pelo Professor Francisco Félix. Excelente sessão de divulgação científica.
Melhor ainda para os penicheiros, que com frequência se deparam com as inúmeras e multifacetadas curiosidades da nossa costa, e que assim se inteiraram dos fenómenos por detrás de tão profícua variedade.
Sem qualquer dúvida, obra a pedir o prelo!
Entretanto o painel electrónico da CMP na praça central, destinado a publicitar as iniciativas culturais, e a evitar que iniciativas como esta tenham parca assistência, anunciava "Instinto Fatal II".
Entende-se a confusão, é que de facto a diferença não é muita entre vislumbrar os mistérios das pedras ou entrever os segredos das "Stones"...
terça-feira, junho 06, 2006
segunda-feira, junho 05, 2006
Animação Cultural em Caldas da Rainha
É por vezes com alguma brejeirice que os penicheiros se referem aos vizinhos caldenses com epítetos alusivos a algumas criações cerâmicas de cariz popular.Nada mais injusto.
A cidade das Caldas da Rainha há muito que é referenciada pelo seu dinamismo cultural e espírito de abertura a novas iniciativas.
Exemplo disso é o Pilocaldas.
Trata-se dum projecto dum grupo de 7 alunas de Animação Cultural da ESAD, que pretendem levar-nos a reflectir sobre a cultura sexual e do prazer. De entre as iniciativas desenvolvidas, salienta-se dia 8, quinta-feira, uma visita ao atelier do mais antigo ceramista de loiça erótica, uma mesa redonda sobre o tema e a apresentação duma peça de teatro com o título "Os dois Minetos".
Do projecto faz ainda parte um livro que se intitulará "Do Proscénio de Plauto ao Plateau da Playboy - De Ovídio ao Homevideo", e que em torno do tema sexualidade em geral e culto do prazer em particular, tudo compila.
Digam o que disserem, mas quando se pretende levar a cabo um evento cultural, logo as Caldas fá-lo!
domingo, junho 04, 2006
Os fiéis amigos...de Peniche.
O peixe é pescado a milhares de quilómetros, em terra tão distantes como o Alaska, Terra Nova, Islândia ou Noruega, e chega-nos cá depois de inflaccionado por uma intricada rede comercial, que normalmente apresenta entrepostos en terras com nomes terminados em "sund" ou "onsen", com pelos menos dois "os" com trema e outros tantos cortados por traço oblíquo.
Deveriam existir alternativas mais razoáveis, mais naturais, mais próximas.
Deveriam existir alternativas mais razoáveis, mais naturais, mais próximas.
É por isso que registei com agrado a presença dum Stand de venda de peixe seco, no Festival Sabores do Mar em Peniche.
Eram várias as espécies apresentadas, todas eles pescadas a escassos quilómetros da costa portuguesa, e todas conservadas por secagem ao sol de Peniche, técnica ancestral que se mantém enraizada na tradição da terra.
Eu por mim, aviei-me.
Na segunda começarei por experimentar umas lascas de carapau (seco) assado na brasa. Na terça avançarei para um cantaril (seco) à Zé do Pipo. Na quarta será a vez dum safio (seco) à Margarida da Praça. Na quinta degustarei uma garoupa (seca) à Gomes de Sá. E na sexta avantajar-me-ei com uns quelmes (secos) à Brás.
É que estou empenhado, com todo o gosto, na defesa do Património.
sexta-feira, junho 02, 2006
Amigos de Peniche nomeia representante no Brasil
Não sei quem é Rolando Boldrin.Contudo não ignoro que o Brasil tem mais de 180 milhões de falantes de português, e por isso impunha-se a nomeação de alguém que bem representasse o ideário dos Amigos de Peniche em terras de Vera Cruz.
Foi Rolando Boldrin o escolhido.
Parecem não subsistir dúvidas que no mínimo se trata dum grande Amigo da Onça.
quinta-feira, junho 01, 2006
Rascunho Pessoano
Grande é o safio, o cherne e a dourada...

Mas o melhor do mundo é a caldeirada.
.....não!
Grande é o cognac, o whisky, o absinto...
Mas o melhor do mundo é o vinho tinto.
...tss...tss...também não!
Grande é a amizade, a paixão, o amor bruto...
Mas o melhor do mundo é o sexo em grupo.
nã!...
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças.
Dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.












Grassa a polémica por causa do fecho das maternidades. 











