Peniche em 360º
Para quem ainda tinha dúvidas de que Peniche está repleto de "ângulos giros".Não ser hoje um ativo Amigo de Peniche, é sê-lo na aceção histórica.
Para quem ainda tinha dúvidas de que Peniche está repleto de "ângulos giros".Não há muito tempo publiquei neste blogue algumas perguntas, que apelidei de referendos, sobre questões que considerei pertinentes, relativas a Peniche.
Consultei com atenção o excelente acervo de dados estatísticos com que o Governo Civil de Leiria nos presenteia na rubrica Monitorização do Território.
São visíveis as Igrejas de S. Pedro (10), de N. Sra da Conceição (11), da Misericórdia (13), de Sta Bárbara(8), de S. António (9) e de S. Marcos (12). O número 17 refere-se a poços públicos e o círculo identificado por 16 é um moinho.
Na Fortaleza identificam-se a Casa do Governador(1), Quartéis (2), Cisternas (3), subterrâneos (7) e uma Porterna(?) para o mar (6).
Identificam-se ainda o Forte das Cabanas (D), o Porto da Investida (R) e o Porto de Revez (Q).
A legenda da letra N, refere uma comporta para inundar o fosso e a letra S refere-se ao fosso que serve de caldeira(?).
As restantes letras respeitam a elementos das fortificações da praça.
Há manhãs assim.
Vejo com alguma preocupação o futuro da indústria conserveira em Peniche.
Parece intencional mas não foi.
Excerto dum artigo assinado por L. Oliveira na “Voz do Mar” edição Nº 1197, com o título “Uma questão de Saúde Pública”, referindo-se ao bairro de barracas ocupado pela comunidade cigana, na denominada Zona Central da Cidade de Peniche
Saúdo três novas entradas na minha (já vasta) colecção de blogues autóctones.
São várias as vozes em Peniche que se vangloriam da reformulação da Feira Mensal com a passagem para o novo recinto à entrada da cidade, com melhoria da organização, apresentação e captura de receitas.
De 26 Janeiro a 24 Fevereiro irá estar patente em Torres Vedras a exposição "El Contemplador Activo" de Pablo Picasso. No âmbito do Protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara De Torres Vedras e a Fundação D. Luís I, e com o apoio da Fundación Bancaja de Valência, o Edifício dos Paços do Concelho acolhe um conjunto de 56 gravuras da autoria de Pablo Picasso, produzidas entre 1966 e 1968.
Decorre de 13 a 27 de Janeiro, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, uma exposição do pintor Luís Athouguia.
Conforme noticiado no site da autarquia, depois de amanhã dia 17 de Janeiro já poderá ter acesso ao novo portal do município.


Gosto de percorrer aos sábados de manhã o Mercado de Peniche.
É com planeamento a longo prazo, objectivos definidos e o envolvimento e participação de todos, que Peniche poderá progredir em termos nacionais, recuperando o avanço com que a natureza estrategicamente nos dotou.
Decorrem a bom ritmo as obras do neófito Parque Urbano da Avenida Monsenhor Bastos na entrada de Peniche.
Com critérios estabelecidos por técnicos credenciados e classificação dado por cinco jornalistas da casa, o Expresso publicou na edição do passado sábado uma listagem das melhores cidades portuguesas.
Os princípios do ano são propícios a cretinas vocações para a reflexão.